Ícone desbravador por excelência
por Alexandre César
Indo do drama a comédia, foi referencial de gerações 
Sorriso luminoso: Durante décadas o farol de várias gerações
Denzel Washington, Morgan Freeman, Will Smith, Wesley Snipes. Estes, entre outros tantos astros, mostraram que o talento é capaz de ultrapassar as barreiras dos estereótipos e do preconceito racial. Profissionais impecáveis, que se firmaram sobre a trilha aberta por um Titã, pioneiro de sua área: Sidney Poitier ( ⭐ Miami, EUA, 20 de fevereiro de 1927 – ✝ Bahamas, 06 de janeiro de 2022). Sem ele, talvez por mais de uma década se demoraria a emergirem astros negros que fossem devidamente reconhecidos por seu mérito, devido ao racismo estrutural da sociedade norte-americana, que sempre tendeu a relegá-los a papéis bidimensionais, caricatos, na maioria das vezes resumidos a malfeitores ou, “bons negros de alma branca”, subservientes. Ele foi o primeiro referencial cinematográfico de sua etnia de fato, tendo o seu visual servido de inspiração para o personagem John Stewart, o segundo Lanterna Verde da DC Comics. Ele foi ao seu jeito, o ‘Shaft’, antes do Shaft...
Nascido prematuramente em alto-mar, a caminho de Miami, depois que os pais, naturais de Cat Island, nas Bahamas, resolveram atravessar o estreito da Flórida, em um veleiro, para vender tomates. O jovem Poitier cresceu nas Bahamas e teve uma infância marcada pela pobreza. Passou seus primeiros dez anos de vida próximo à natureza, pescando e trabalhando ao lado dos irmãos e irmãs, numa pequena propriedade da família.
Sidney no exército - Um modesto anúncio no jornal muda toda sua história |
Quando tinha onze anos, os pais se mudaram para Nassau, e a partir daí passou a ter maior contato com a cidade, deixando a escola aos 12 anos para ajudar financeiramente a família trabalhando como operário. Quando o seu melhor amigo foi enviado para um reformatório escolar, seu pai ficou com receio de que o filho também se envolvesse com atos de delinquência. Então pediu para que ele fosse tentar a sorte nos Estados Unidos. A partir daí foi viver com o irmão na Flórida, em 1941.
Com John Cassavetes em "Um Homem Tem Três Metros de Altura" (1957) de Martin Ritt, produção para a TV |
Trabalhou na Flórida, mas não conseguiu se adaptar ao preconceito racial existente na época, e após um verão passando roupas e lavando pratos em um resort nas montanhas da Geórgia, partiu para Nova York. Após ter sido roubado ao longo do caminho, chegou ao bairro de Harlem, com 16 anos de idade e apenas alguns dólares no bolso. Sem conhecer ninguém passou a dormir em estações de ônibus até juntar dinheiro o suficiente para alugar um quarto. Despreparado para o rigoroso um inverno de Nova York e incapaz de pagar roupas quentes, mentiu sobre sua idade e se juntou ao exército para escapar do frio. Sendo locado em um hospital para veteranos, onde realizava trabalhos domésticos. Decidido a entrar para o teatro conseguiu uma pequena ponta numa produção da Broadway, "Lysistrata", recebendo excelentes críticas dos profissionais da imprensa.
No final de 1949, teve um convite de Darryl F. Zanuck, para atuar no filme de Joseph L. Mankiewicz, O Ódio é Cego, onde protagonizou um médico negro que tratava de brancos racistas. Sete anos depois, começou a receber convites para atuar em outros papéis.
Com Tony Curtis em "Acorrentados" - "The Defiant Ones" - 1958 e "Porgy e Bess" - "Porgy & Bees" - 1959. |
Após vários filmes e participações na TV, entre eles, Um Homem Tem Três Metros de Altura (1957) de Martin Ritt, com John Cassavetes; Acorrentados (1958) de Stanley Kramer, com Tony Curtis, lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Sua participação no musical Porgy & Bess (1959) de Otto Preminger e Rouben Mamoulian, com Dorothy Dandridge e Sammy Davis Jr. e os dramas O Sol Tornará a Brilhar (1961) de Daniel Petrie, com Claudia McNeil e Paris Vive à Noite (1961) de Martin Ritt com Paul Newman e Joanne Woodward, foram preparando o caminho da consagração que viria em 1964, tanto com o Oscar *1 quanto com o Globo de Ouro de melhor ator, por sua atuação em Uma Voz nas Sombras, de Ralph Nelson, firmando a sua boa estrela.
Depois vieram, entre vários filmes, a divertida aventura Os Legendários Vikings (1964) de Jack Cardiff, com Richard Widmark; o trilher psicológico Uma Vida em Suspense (1965) de Sydney Pollack, com Anne Bancroft; fêz parte do elenco estelar do épico bíblico A Maior História de Todos os Tempos (1965) de George Stevens, David Lean e Jean Negulesco; o drama interracial Quando Só o Coração Vê (1965) de Guy Green; a comédia Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967, de Stanley Kramer com Spencer Tracy e Katherine Hepburn); o tenso Com os Minutos Contados (1969) de Robert Alan Arthur com Joanna Shimkus (sua futura esposa) o existencial O Estranho John Kane (1971) de James Goldstone; o filme de ação Conspiração Violenta (1975) de Ralph Nelson com Michael Caine.
Com Richard Widmark em "Os Legendários Vikings" (1964) de Jack Cardiff: Divertida aventura "histórica" |
- "Senhor Tibbs" - "Senhor Gillespie" - Com Rod Steiger no instigante "No Calor da Noite" "In the Heat of the Night" (1966) de Norman Jewison |
Também teve grande sucesso em No Calor da Noite (1966) de Norman Jewison, protagonizando uma cena emblemática, em que seu personagem, o Detetive Virgil Tibbs, é esbofeteado na cara por um político local, e responde igualmente com um tapa na cara, ganhando o respeito do chefe de polícia Gillespie (Rod Steiger). Ele repetiria o personagem Tibbs em Noite Sem Fim (1970) de Gordon Douglas e, A Organização (1971) de Don Medford, sendo o primeiro policial negro de destaque das telas, antecipando Shaft, que só surgiria em 1971, na onda da blacksploitation*2. Sendo Virgil Tibbs ranqueado pela Premiere Magazine no 20° lugar entre os 100 maiores personagens cinematográficos de todos os tempos e no 19° lugar do ranking entre os maiores Heróis e Vilões do American Film Institute.
Sidney em cena com Katharine Houghton no filme "Adivinhe quem vem para Jantar" (1967) de Stanley Kramer |
"Ao Mestre com Carinho" - "To Sir, with Love" (1967) de James Clavell, o filme mais conhecido de sua carreira. |
Poitier conseguiu seu maior sucesso no cinema com o drama Ao Mestre com Carinho (1967) de James Clavell, onde como o professor Mark Trackeray, enfrenta, em meio a todos os métodos pedagógicos e problemas juvenis na década de 60, o desafio de socializar jovens desajustados. popularizado pela canção de Lulu, o filme teve uma continuação feita para a TV em 1996, dirigida por Peter Bogdanovich, atualizando os desafios de Trackeray lidando com jovens envolvidos com gangs e falta de oportunidades.
Após uma ausência de quase dez anos, retornou às telas com os filmes de ação Atirando para Matar (1988) de Roger Spottiswode, com Tom Berenger, Espiões sem Rosto (1988) de Richard Benjamin com River Phoenix, Quebra de Sigilo (1992) de Phil Alden Robinson com Robert Redford; O Chacal (1997) de Michael Catton-Jones, com Bruce Willis e Richard Gere, filmes em que viveu um agente do FBI (que apesar das semelhanças, não era o mesmo personagem Virgil Tibbs).
A TV, foi um veículo em que marcou presença como nas mini-séries Separados, Mas Iguais (1991); Caçada Brutal (1995) e filmes como Mandela e De Klerk (1997) de Joseph Sargent, com Michael Caine; Rumo à Liberdade (1998) de Leon Ichaso, com sua filha Sydney Tamiia Poitier; David e Lisa (1998) de Lloyd Kramer, com Lukas Hass; Noah (1999) de Gregg Champion, com Dianne Wiest, e seu último filme Construindo um Sonho (2001) de Gregg Champion, com Cody Newton.
Foi casado duas vezes, primeiro com a dançarina Juanita Hardy, com quem permaneceu de 1950 a 1965 e teve quatro filhos. Teve um relacionamento com a atriz Diahann Carroll com quem viveu entre 1959 e 1968, e depois se casou em 1976 com a atriz canadense Joanna Shimkus, permanecendo até a sua morte, tendo com ela mais duas crianças, entre elas, a também atriz Sydney Tamiia Poitier.
Em 2009 em cerimônia para receber a Medalha Presidencial da Liberdade junto a ex- presidenta da Irlanda (1990/ 1997) Mary Robinson e o Bispo sul-africano Desmond Tutu.
Foi nomeado Cavaleiro Comandante do Império Britânico em 1974, o que lhe conferiu o direito de usar o título de "Sir". Serviu como embaixador não-residente das Bahamas para o Japão e para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (cargo que ocupou até 2007) e sendo simultaneamente embaixador das Bahamas na UNESCO entre 2002 e 2007. Fluente em russo, foi agraciado com o grau de doutorado honorífico pela Universidade Shippensburg da Pennsylvania.
Notas:
*1: Somente em 2002, um negro ganhou o Oscar de melhor ator: Denzel Washington por Dia de Treinamento de Antoine Fuqua. Apesar do pioneirismo de Poitier e a atuação desde então de grandes atores, atrizes e diretores não tem sido um caminho fácil para vencer um persistente (e escondido) preconceito de Hollywood para com os negros.
*2: Blaxploitation ou Blacksploitation foi um movimento cinematográfico
norte-americano surgido na década de 70 protagonizado por atores e diretores negros.
Todos os gêneros foram explorados por essa tendência, do faroeste ao terror. Os
de temática policial foram os de maior sucesso tendo o detetive particular SHAFT
(Richard Roundtree) como grande expoente.
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