quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

"Dexter" e a metalinguagem - Crítica - Filmes: Pânico (2022)


Regras são regras...

por Alexandre César


Quinta sequência é correta e divertida e só
 
 
Bem vindos a Woodsboro, de novo!!!


 
Escrito por Kevin Williamson (Dawson´s Creek) e dirigido por Wes Craven (A Hora do Pesadelo), Pânico (Scream 1996) trouxe um novo fôlego ao gênero Slasher Movie, que vinha fazendo água há bastante tempo em função do esgotamento da fórmula desde que os já longínquos O Massacre da Serra Elétrica (1974) de Tobe Hooper, Halloween: A Noite do Terror (1978) de John Carpenter e Sexta-Feira 13 (1980) de Sean S. Cunningham estabeleceram as regras dos filmes de assassinos psicopatas indestrutíveis em série que fatiavam adolescentes à rodo, gerando mais imitadores e sequências caça-níqueis do que baratas num esgoto intocado.
 
 

Como todo filme "Pânico" se inicia: Tara (Jenna Ortega) recebe um telefonema perguntando se ela gosta de filmes de terror


Partindo da inspiração num caso real *1, o filme investia pesadamente em metalinguagem tanto para homenagear o gênero Slasher, quanto o cinema de horror como um todo, e propunha subversões espertas e certeiras na narrativa, e trouxe como protagonistas, a doce mas corajosa Scream Queen Teen Sidney Prescott (Neve Campbell de Garotas Selvagens) bem como aos seus colegas Gale Weathers (Courteney Cox de Friends) a repórter destemida e a Dewey Riley (David Arquette de Nunca Fui Beijada) o policial “almofada de alfinetes”, que junto com a destemida Sidney tornaram-se os últimos sobreviventes do filme original, ao longo das quatro sequências da franquia.
 
 
Após errar uma das perguntas, Tara recebe a "visita" de Ghostface e sua faca


Ao longo dessas sequências, a série alternou altos e baixos, mantendo o mesmo elenco e diretor, (até a morte de Wes Craven em 2015) a trama foi da fictícia cidade de Woodsboro, Califórnia, passando por Ohio, Los Angeles, até retornar a seu ponto de origem, e desde então não saiu mais de lá.
 

Sam Carpenter (Melissa Barrera) e seu namorado Richie Kirsch (Jack Quaid) retornam à Woodsboro, após receber a notícia do ataque a Tara

 Dirigido por Matt Bertnelli-Olpin e Tyler Gillet (Casamento Sangrento) e escrito por James Vanderbilt (Zodíaco) e Guy Busik (Castle Rock) baseado nos personagens criados por Kevin Williamson (que se manteve na produção), Pânico (2022) se propõe a atualizar a franquia nesta época das redes sociais, da cultura das celebridades, e do culto doentio que certos fãs têm sobre seus filmes e séries. 
 
 

Sam procura Dewey Riley (David Arquette), que explica as regras de um "Filme Stab"

 Somos apresentados à jovem Sam Carpenter (Melissa Barrera de Em Um Bairro de Nova York) natural de Woodsboro, que Junto com seu namorado, Richie Kirsch (Jack Quaid de The Boys) retorna à cidade por conta de um brutal atentado sofrido por sua irmã Tara (Jenna Ortega de Dia do Sim) esfaqueada por um indivíduo vestido de Ghostface. 
 
 

Dewey previne Sidney Prescott (Neve Campbell) de que há um novo pirado vestido de "Ghostface" no circuito

A moça tem traumas decorrentes de fatos de seu passado, que a ligam indelevelmente aos eventos do primeiro filme de 1996. Como uma das sobreviventes do filme anterior temos a Delegada Judy Hicks (Marley Shelton de Rampage: Destruição Total) mãe superprotetora do jovem Wes (Dylan Minnette de 13 Reasons Why) que junto com a simpática Mindy Meeks-Martin (Jasmin Savoy Brown de Yellowjackets); o casal Liv McKenzie (Sonia Ammar de Petit Biscuit: Drivin Thru the Night), a patricinha, e Chad Meeks-Martin (Mason Gooding de Deixe a Neve Cair) o atleta irmão de Mindy*2; a esperta Amber Freeman (Mikey Madison de Era Uma Vez... em Hollywood!); Vince Schneider (Kyle Gallner de Horas Decisivas) o stalker que não “pega” ninguém, que entre outros, integra o novo núcleo de jovens que serão alvo de Ghostface e sua faca, que retorna com a marcante voz de Roger Jackson (Red Dead Redemption).

Novos rostos: Mindy Meeks-Martin (Jasmin Savoy Brow), Amber Freeman (Mikey Madison),Chad Meeks-Martin (Mason Gooding),Wes (Dylan Minnette) e Liv McKenzie (Sonia Ammar). Quem será o assassino???

Em vista do que está acontecendo os jovens recorrem ao sequelado Dewey Riley (David Arquette), que os alerta sobre as regras para sobreviverem neste caso (e que obviamente eles não obedecerão...). Dewey previne Sidney Prescott (Neve Campbell), já com família feita, e que avisa à Gale Weathers (Courteney Cox, bastante esticada pelas plásticas) que há um novo maníaco repetindo o padrão e... elas retornam a Woodsboro para ajudar a nova geração de alvos, numa trama que resgata elementos da trama original, com a trama da série Stab (Facada), o filme-dentro-do-filme da série (que já está no 8...) que ilustra as regras do gênero e a tendência à diluição e descaracterização que as contínuas sequências inpõem.
 
 

Sidney junta esforços com Gale Weathers (Courteney Cox) para enfrentar o novo maníaco

 
A fotografia de Brett Jutkiewicz (Casamento Sangrento) usa de closes em elementos cênicos e bom movimentos de câmera para aumentar a tensão, que a edição de Michael Aller (Shazam!) com cortes rápidos, mas não desorientantes, situando a ação de forma clara e definida, que a música de Brian Tyler (Velozes e Furiosos 9) inclui os típicos efeitos sonoros agudos para gerar tensão.
 
 
O design de produção e a direção de arte compõem Woodsboro como a típica cidade pequena americana de filme de terror

 
O desenho de produção de Chad Keith (O Tigre Branco), junto com a direção de arte de Jonathan Guggenheim (Reprisal) e a decoração de sets de Helen Britten (O Preço da Verdade) reconstitui ambientes icônicos da franquia, caracterizando Woodsboro como a típica cidade americana ordeira de filme slasher, e seguindo a mesma cartilha, os figurinos de Emily Gunshor (Stargirl) definem seus personagens dentro de seus estereótipos.
 
 
O sangue corre nas cenas de assassinato, mais comedidas do que nos filmes anteriores

 
Ao final Pânico faz de forma correta a passagem de bastão dos sobreviventes do núcleo original para os sobreviventes deste núcleo, respeitando o legado da franquia, discutindo os conceitos de reboot, remake, filme-legado e, incorporando elementos da série Dexter à trama, num resultado eficaz, mas morno. Se o público vai comprar a idéia e justificar uma nova série, só o tempo dirá...
 
 
A fotografia tem alguns bons usos de câmera, como quando Sam se dá conta de estar no ninho do inimigo, onde toda a trama se iniciou em 1996


 

Notas:
 
 

*1: Kevin Willianson se baseou no caso real do massacre ocorrido na cidade de Gainesville na Flórida em que o psicopata “Danny” Rolling matou 8 pessoas, entre elas, 5 estudantes entre 1989 e 1990por querer se tornar um “Superstar” como Ted Bundy. Ele cometia seus crimes usando uma máscara, e todo vestido de preto, além de usar uma faca de caça (uma Ka-bar),sendo detalhes que inspiraram Williansom.
 
 
*2: Tanto Mindy quanto Chad são filhos de Martha Meeks (Heather Matarazzo de Generation Wrecks) uma das poucas habitantes de Woodsboro não perseguidos por Ghostface.
 
 




 
Conheça as regras!!!

 

0 comentários:

Postar um comentário