segunda-feira, 14 de junho de 2021

Sonhando, cantando, vivendo - Crítica – Filmes: Um Bairro de Nova York (2021)

 


Gente simples, trabalhadora e vibrante!!!

por Alexandre César


  John M. Chu e Lin-Manuel Miranda criam o "West Side Story millennial"

 


Era uma vez o jovem, Usnavi (Anthony Ramos de Nasce Uma Estrela e “Hamilton” da Broadway), proprietário de uma bodega (mercadinho) que toca o negócio junto com seu primo Sonny (Gregory Diaz IV de “Matilda the Musical” da Broadway), ambos cuidando de Abuela Claudia (Olga Merediz de “In the Heights” da Broadway) a idosa “Tia” de todos, originária de Cuba (chegou em 1949). Nasvi suspira pela bela Vanessa (Melissa Barerra de Vida), aspirante à estilista de moda que trabalha como cabeleireira para Daniela (Daphne Rubin-Vega de“Rent” da Broadway) dona do Salão de Beleza da vizinhança, com suas espalhafatosas parceiras Carla (Stephanie Beatriz de Brooklyn Nine-Nine), e Cuca (Dascha Polanco de Orange is the New Black). Ainda na mesma vizinhança temos Kevin Rosario (Jimmy Smits da franquia Star Wars), dono de uma agência de táxis e Benny (Corey Hawkins de Infiltrado na Klan) seu funcionário de confiança.
 

     Origens: O musical da Broadway criado por Lin-Manuel Miranda

 
Centrado nesta variedade de personagens que vivem suas alegrias dramas nas vizinhanças do bairro de Washington Heights, no lado nordeste de Manhattan, que Usnavi, entre o sonho de ganhar na loteria e escapar para a costa de sua nativa República Dominicana e o sonho de ganhar o coração de Vanessa vive os seus dias, economizando cada centavo do seu dia de trabalho enquanto torce, imagina e canta sobre uma vida melhor... Enquanto isso, Nina (a cantora e compositora Leslie Grace), uma amiga de infância de Usnavi, retornou à vizinhança após o seu primeiro ano na faculdade com surpreendentes notícias para seu pai Kevin, que havia empenhado as economias da sua vida para construir uma vida melhor para a sua filha, pagando a universidade (coisa muito, mas muito cara por lá*1). Ao fim, entre o cheirinho de um cafecito caliente que paira no ar, e as entradas e saídas da estação de metrô da Rua 181, um caleidoscópio de sonhos mobiliza essa comunidade vibrante e muito unida, levando Usnavi e os moradores próximos de sua vizinhança à aprenderem o real significado do que é estar em casa.
 
 
Usnavi (Anthony Ramos) natural da República Dominicana, é o protagonista e narrador deste conto e crônica de costumes da comunidade latina de Washington Heights

 
Confesso que musical não é exatamente o meu gênero cinematográfico favorito, mas quando algo é realmente bom, ele atravessa as fronteiras dos gêneros, e Um Bairro de Nova York (In the Heights - 2021), dirigido por John M. Chu (Podres de Ricos) é exatamente este tipo de exemplo, entregando um espetáculo belíssimo e cativante, com ótimas atuações de um elenco afiado, e incríveis valores de produção e belas músicas, atestando todo o talento de Lin-Manuel Miranda (Hamilton, His Dark Materials) que faz um pequeno papel, o Piragüero, vendedor de “raspadinhas” que circula com a sua carrocinha pela vizinhança, enfrentando a concorrência desproporcional do carro do sorvete. E assim, a música e as letras cinematográficas de Miranda com olhar autêntico e vívido de Chu, contam as histórias deste mundo tão único, mas universal em sua própria experiência, atestando a latinidade pulsante da comunidade hispânica. Atuaram ainda como produtores musicais executivos, Alex Lacamoire (Fosse/Verdon) e Bill Sherman (Vila Sésamo).
 
 
Benny (Corey Hawkins), e sua amada Nina (Leslie Grace), filha de  Kevin Rosario (Jimmy Smits) têm uma relação extremamente cordial  

 
Dos personagens secundários, ainda se destacam Alejandro (Mateo Gómez de Joy: O Nome do Sucesso) advogado de Nasvi, encarregado de comprar o bar da família, na República Dominicana para que o jovem possa resgatar o local onde viveria “os melhores anos da sua vida”, onde a pequena Iris (Olivia Perez de Dash & Lily) tem importância direta. O roteiro de Quiara Alegría Hudes (My America), baseado no musical do teatro, com músicas e letras de Lin-Manuel Miranda, e livro de Quiara, Alegría Hudes, à partir do  conceito de Miranda, abordam de forma lírica o caleidoscópio das histórias desta comunidade que, embora residente nos Estados Unidos, não corta os seus lados emocionais e culturais com os seus países de origem, enfrentando cotidianamente a vida dura do perseguir o “sonho americano”, que se mostra sempre algo distante, permeado pela segregação, algo mencionado quando Nina conta ao pai que quando houve um roubo no dormitório de sua faculdade, ela foi acusada, tendo seu alojamento revistado.
 
 
Usnavi, "arrasta um caminhão" por Vanessa (Melissa Barerra) que tem sonhos de crescer profissionalmente como estilista de moda

 
 A direção de Wu, com muita delicadeza e humor acompanha a trajetória desses personagens, permitindo que com poucos takes e falas eles estejam definidos, sendo fácil nos importarmos com seus destinos, e o como suas visões de mundo são reveladas, graças à edição de Myron Kerstein (Podres de Ricos) que de forma elegante, usa de poucos cortes, e à fotografia de Alice Brooks (The Walking Dead) narra visualmente tudo com tons claros e cores quentes, de tom predominantemente solar.
 
 
Curtindo o calor: Sonny (Gregory Diaz IV),primo de Usnavi e Benny (os dois do centro) aproveitam com os amigos toda a oportunidade de dar uma fugida e pegar uma piscina no Centro Comunitário enquanto sonham com "ganhar na loteria"

 
O desenho de produção de Nelson Coates (Podres de Ricos), define este microcosmo, junto com a direção de arte de Brian Goodwin (Madam Secretary), Chris Shriver (John Wick 3 - Parabellum) e a decoração de sets de Andrew Baseman (Os 7 de Chicago) com os espaços pequenos e cheios de elementos como a bodega de Nasvi, a agência de Kevin Rosario, o quarto-atelier de Vanessa e o escritório de Alejandro, em contraste com o amplo Salão de Beleza de Daniela, kitsch ao extremo, ou o grande quintal de fundos em que a comunidade se reúne, no número "Carnaval Del Barrio" (com externas filmadas em Nova York, no local da comunidade de Washington Heights) em que ao fundo de vemos as várias bandeiras dos países da américa latina, perfiladas numa corda ao fundo entre os prédios (até vemos uma do Brasil) como bandeirolas de festa de São João.
 
Peruice & Curvas:Cuca (Dascha Polanco), Daniela (Daphne Rubin-Vega) e Carla (Stephanie Beatriz) são as estrelas do Salão de Beleza da comunidade, prestes a dar maiores vôos
 
 
Os figurinos de Mitchell Travers (Oitava Série) assinalam a identidade de seus personagens como os modelitos criados por Vanessa, ou os espalhafatosos trajes de Daniela, Carla e Cuca que acentuam suas curvas, ou os vestidos simples de Abuela Claudia que no número "Paciencia Y Fe", relembra sua infância na Cuba pré-Fidel de 1949. 
 
Benny e Nina reatam o seu relacionamento em função da descriminação que ela vivenciou por "ser latina" percebendo o outro da moeda do "sonho americano"
 
 
Os efeitos visuais das empresas MPC, Powerhouse VFX, Alkemy X, Phosphene, Branch VFX, supervisionados por Ed Mendez (A Estrada) criam um clima idílico como no balé de Nina e Benny entre os prédios, e outros coreografados por Christopher Scott (A Legião dos Dançarinos Extraordinários, que assina outros números de dança de grupo), ou o sonho de ser estilista Vanessa com bobinas colossais de tecido caindo dos céus ou os fogos de artifícios lançados por sobre a comunidade durante um apagão elétrico num período de calor, realçando o espírito onírico do filme. 
 
 
A idosa cubana Abuela Claudia (Olga Merediz) é a "Tia" de toda a comunidade, tendo "adotado" a todos durante a sua vida


No cômputo final Em Um Bairro de Nova York se mostra um grande acerto da Warner Bros. Pictures e de seus produtores executivos, que souberam trabalhar com o material que tinham em mãos, resultando num filme dinâmico, leve e de alcance universal por conta da força poética de seus valores humanos e musicais, que ao seu jeito, encontra o seu lugar ao lado dos grandes musicais do cinema como Amor, Sublime Amor ou La La Land, tendo ainda o apelo particular de falar do sentimento latino-americano, que irmana os povos, coisa rara entre o nosso Brasil, tão voltado para o mar e tão de costas para os seus vizinhos do continente.
 
 
A idosa, adotada por Nasvi e aqui dançando com Sonny, vivencia no número "Paciencia Y Fe" toda a existência de trabalho e sujeição aos quais os imigrantes são submetidos
 
 
 
 
Notas:
 
*1: A segunda maior causa de endividamento das famílias nos EUA, atrás apenas das hipotecas, configurando uma das grandes preocupações desta sociedade, sendo considerada uma verdadeira bomba-relógio, sendo comum casos de alunos que antes de se formarem já terem dívidas de US$ 34.000,00 a US$ 100.000,00 ou até mais.
  

 

Dando uma de Stan Lee: O "Piragüero" (Lin-Manuel Miranda) "-Olha a 'piragua' (raspadinha) gente! Só 1 dólar e 25 cents!!!"
 

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