Civilização de passado conturbado
por Alexandre César
(Originalmente publicado em 19//03/2020)
Série do Sci-Fi Channel tinha potencial não atingido
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O desenho de produção e a direção de arte eram um uns dos trunfos da série, com soluções criativas
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Produzida pelo SyFy Channel e seguindo a linha de Gotham que acompanhou a juventude de Bruce Wayne antes de tornar-se o Batman, Krypton veio com a proposta de ser mais um prelúdio para a história de um herói que já conhecido - como ocorre, por exemplo, em Han Solo: Uma História Star Wars (2018, de Ron Howard). A série conta a jornada de Seg-El , avô do nosso conhecido Superman, em sua tentativa de salvar Krypton do ameaçador vilão chamado Brainiac. Em seus dez episódios a série provou ter força narrativa, não se preocupando apenas em contar a história dos antepassados do Superman. Ela
mostra bons personagens vivendo em uma sociedade rachada e frágil por
conta de um governo fraco e dominado pelos fundamentalistas religiosos.
Estamos em período após uma guerra civil, na qual se proibiu a
exploração do espaço - algo do que a Casa de El sempre foi partidária.
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Val-El (Ian McElhinney, de capa) bate de frente com Daron-Vex (Elliot Cowan) a "Eminência Parda" do governo
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A série foi descontinuada após duas temporadas. Apesar dos esforços do
produtor Cameron Welsh de prosseguir com a série em outros canais, até
agora nenhum canal se interessou em dar continuidade à trama.
Primeira temporada (2018) :
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Val-El apesar de seu aspecto indefeso, é cheio de recursos...
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Logo no primeiro episódio vemos o confronto “religião dogmática x ciência” com a condenação à morte de Val-El (Ian McElhinney, o “Obi-Wan-Kenobi” da série), avô do verdadeiro protagonista da série, que desafiou o governo da cidade de Kandor e os sacerdotes da Voz de Rao. Ao adicionar para nós novas informações sobre a organização social e política de Krypton, vemos que o mundo que será destruído no futuro já se encontrava numa situação-limite.
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Muitos espaços arquitetônicos, apesar da tecnologia, tem aspecto antigo, remontando à arenas, templos e castelos medievais...
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...além de elementos conhecidos como as paredes de superfícies inclinadas dos filmes do Superman com Christopher Reeve
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Dez anos mais tarde, o neto daquele condenado, Seg-El (Cameron Cuffe, razoável no início, mas melhora com o tempo) salva Daron-Vex (Elliot Cowan), o magistrado chefe de Kandor e defensor da oligarquia Kryptoniada, de um atentado do Zero Negro, uma organização dissidente.Como recompensa, Seg é “adotado” pela casa de Vex (a casa El havia caído em desgraça com a condenação de Val-El, impedindo seus membros de usar o seu brasão) e ganha a filha do magistrado Nyssa Vex (Wallis Day, ótima) como futura esposa numa cerimônia arranjada.Nyssa tem
muito mais presença em tela do que o protagonista, sendo astuta,
ardilosa, maquiavélica e interessante pela sua dualidade. Ela sempre
joga a seu favor, com atitudes imprevisíveis e intrigantes dignas de Game of Thrones.
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Casal
improvável: Seg-El (Cameron Cuffe), o rebelde neto de um dissidente e
Lyta-Zod (Georgina Campbel), a filha da Chefe da Guarda
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Seg mantém o arranjo com o
objetivo de futuramente reabilitar a sua própria casa e vingar-se de
Daron, que havia condenado o seu avô à morte. Em segredo ele mantém um
romance clandestino com a cadete Lyta Zod (Georgina Campbell), membro da Casa de Zod. Por causa desse relacionamento, Lyta tem sérios atritos com sua mãe Alura (Ann Ogbomo), Primus do Grêmio Militar Kryptoniano e fiel ao legado de suas tradições.
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Nyssa Vex (Wallis Day): Se existe um personagem que faz valer a pena assistir a série, é ela!
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Sua presença rouba a cena do casal principal muitas vezes... |
Embora tenham desenvolvido um bom arco no início,
Lyta rapidamente se torna uma personagem cansativa e desinteressante nos
últimos episódios desta temporada. Neste período surgem personagens
pouco aproveitados , como Adam Strange (Shaun Sipos), Kem (Rasmus Hardiker) - amigo de Seg das ruas de Kandor - e Dev-Em (Aaron
Pierre), cadete do Grêmio Militar e amigo de longa data de Lyta (por
quem é secretamente apaixonado). Quem tem destaque é Rhom (Alexis
Raben), uma mãe solteira kandoriana, e sua filhinha Ona (Tiper
Seifert-Cleveland). Ambas são bem desenvolvidas por serem personagens
simples e apenas necessárias para guiar a narrativa e produzir o impacto
na conclusão de seus arcos.
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Arranjo: Seg cai nas graças de Daron-Vex, e é "adotado" na casa deste, virando consorte de Nyssa, sua filha
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O relacionamento pai-e-filha não impede a ambos de lutarem entre si quando necessário
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Mais adiante, Seg descobre por meio de seus pais Ter-El (Rupert Graves) e Charys-El (Paula Malcomson) que seu avô lhe deixou uma chave que dá acesso ao seu laboratório secreto: a Fortaleza da Solidão. Ela contém todo o legado científico e um holograma com as memórias de seu avô que ajuda Seg a acessar um portal para a Zona Fantasma, para onde secretamente Val-El havia se transportado no momento da sua execução, simulando a própria morte. Adepto da exploração espacial, Val-El descobriu uma grande ameaça a Krypton: Brainiac (Blake Ritson, em boa performance que, sem a maquiagem, faz o papel do sumo sacerdote da Voz de Rao).
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Obscurantismo religioso: A "Voz de Rao" (Blake Ritson) o teocrata que domina o governo...
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... e a população de Kandor, impondo um regime obscurantista
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O vilão aparece pouco e quase não entra em ação,
mas, quando age, não deixa dúvidas do perigo que significa - embora não
tenha dado 100% do seu potencial (até porque, se isso acontecesse nenhum
personagem seria capaz de detê-lo...). Um grande mérito para esta
performance está na fotografia de Christopher Baffa, James Mather e
Simon Dennis, que retratam Brainiac como um vilão ameaçador, destacando sua imponência em meio ao caos reinante. Doomsday (Apocalypse nos
quadrinhos e animações) fez uma participação interessante,
desenvolvendo sua pro´ria mitologia. Destaca-se a fidelidade do visual
dos dois personagens, atestando a competência da equipe de maquiagem de
Clare Ramsey e Charlie Bluette e da computação gráfica e animação da Industrial Light and Magic, Ghost VFX, Rodeo FX e Important Looking Pirates (ILPvfx).
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Dupla dinâmica: Adam Stange (Shaun Sipos) e Seg-El na Fortaleza da Solidão secreta de seu avô
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A série conseguiu desenvolver a mitologia da Casa de Zod e
explorou as principais características do que é ser um membro quela
casa. O roteiro tomou uma liberdade poética interessante que
proporcionou momentos tensos, emocionantes e repletos de ação,
potencializados com o surgimento do próprio General Zod (Colin
Salmon, ótimo). O personagem, aliás, faz jus a tudo que os fãs conhecem
e sabem sobre ele. Este certamente vibraram ao ver os dois antagonistas
unirem forças contra um inimigo maior.
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Amigo de Fé e Irmão Camarada: Kem (Rasmus Hardiker) e Seg são "parças" de l onga data das "quebradas" nas ruelas de Kandor
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Heráldica Kryptoniana: Brasão híbrido da união das casas de El (de Seg) e de Zod (de Lyta)
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Como nada é perfeito, devemos observar algumas
decisões que a série toma para que eventos seguintes já bem
estabelecidos no universo DC aconteçam.
Isso prejudica a trama, fazendo-a tomar caminhos mais complexos do que o
necessário - às vezes acelerando, às vezes pisando no freio do
desenrolar dos acontecimentos -, prejudicando o foco do roteiro,
principalmente no que se refere a viagem no tempo.
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A ótima fotografia usa de várias influências, indo do expressionismo alemão...
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...ao naturalismo, usando filtros de cor ou, controlando o contraste para realçar texturas...
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... e detalhes dos cenários, fazendo o barato parecer caro
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Os figurinos de Bojana Nikitovic e Varvara Avdyushko
são eficientes. O desenho de produção de Ondrej Nekvasil e a direção de
arte conseguiram criar ambientes interessantíssimos, mesclando
brutalismo, expressionismo e o high-tech de
forma sutil e econômica. A fotografia se sai bem em caracterizar seus
núcleos pelo uso de cores em certos episódios, resultando em um visual
cuidadoso que destaca o vermelho e o amarelo, além de conseguir uma
atmosfera soturna quando mostra a cidade de Kandor. Isso dá à série uma bela identidade visual de acordo com os limites do orçamento, coisa que a música de Pinar Toprak (Capitã Marvel) sublinha, apesar de não ser uma trilha marcante.
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Inocência ultrajada: a meiga Ona (Tiper Seifert-Cleveland) é adotada pela "Voz de Rao"...
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... sendo então, utilizada para fins políticos e até, criminosos |
No cômputo final da temporada fica interessante ver
toda essa questão política sendo desenvolvida e como as reviravoltas
aproximam a série da história que conhecemos e da qual nos importamos
apenas devido ao seu resultado (o nascimento de Kal-El e
sua vinda para a Terra). O gancho final da temporada, afastando o
protagonista e dando a Zod a liderança, funciona satisfatoriamente no
estabelecimento de um Elseworld paralelo à mitologia oficial.
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Dois inimigos em um: Infectado por Brainiac, a "Voz de Rao" começa a por seus planos em andamento
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Segunda temporada (2019):
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Família: O General Zod (Colin Salmon) vem do futuro e revela um grau inesperado de parentesco com Seg-El
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Nesta temporada, a relação
entre protagonistas e vilões fica mais aprofundada neste universo
ampliado. A principal atração da série passa a ser os clássicos vilões
do Homem de Aço apresentados na primeira temporada: Zod, Brainiac e Doomsday. Após o desaparecimento de Brainiac,
Zod ganhou mais espaço como principal antagonista da série, apesar do
roteiro não dar a devida valorização que o personagem e seu intérprete
mereciam. Por outro lado, Brainiac mostrou que, mesmo agindo através de Seg-El
é um antagonista de peso, dando bastante trabalho e sendo o responsável
pelo gancho principal para aquela que deveria ser a terceira e
derradeira temporada...
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Terceiro Estado: Os "Rankless", setor da base da pirâmide social, e onde Seg-El passou a maior parte de sua juventude, vive sob intervenção policial
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Doomsday ganha
uma história de origem kryptoniana. No episódio 7 vemos, séculos atrás,
o seu surgimento como um voluntário para experimentos de guerra. Nos é
apresentado seu passado e histórico familiar e observamos a sua
transformação naquele que, no futuro, será um dos maiores antagonistas
do Superman.
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Alura Zod (Ann Ogbomo) resgata a sua difícil relação com sua filha Lyta
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Brainiac, quando mostra a que veio, não deixa dúvidas sobre "quem é o perigo!!!"
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Há varias tentativas de agregar
valor ao seriado adicionando mais elementos e rostos conhecidos dos fãs
dos quadrinhos. O mais estranho deles é a presença de Lobo (Emmert J Scanlan). Ele participa do segundo episódio perseguindo Seg-El e Adam Strange
em uma trama à parte, gerando poucas repercussões no futuro, e com com
pouca utilidade para o arco narrativo em desenvolvimento. Ficou a
impressão de que o SyFy Chanel não
quis incluir o insano personagem efetivamente na história, fazendo
apenas um teste, inclusive para uma alardeada possível produção solo -
que, pela péssima repercussão, não foi adiante...
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Jax-Ur (Hannah Waddingham) é um personagem ativa nas tramas políticas da série, conhecendo detalhes das origens de Nyssa
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Brainiac (Blake Ritson), apesarde não estar pleno, tem uma presença marcante e intimidadora
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As personagens femininas da série também tiveram bom espaço nessa temporada. A aparente morte de Lyta-Zod (Georgina
Campbell) foi uma grande reviravolta no meio da temporada e poderia ter
sido um bom final para uma personagem que em pouco tempo se tornou
desgastada, algo que não ocorreu com Alura, sua mãe e agora ex- Primus do
Grêmio Militar Kryptoniano. Ela abre mão de sua visão militarista,
aprendendo a ver o mundo à sua volta em termos menos maniqueístas e
compartilhando sua vida de renegada com Dev-Em. Já Nyssa-Vex - talvez
a personagem mais forte e promissora da série - continuou a roubar a
cena, sendo muito boa a sua química da atriz com Seg-El. É ela que tem
um dos melhores ganchos finais na temporada. Teria sido muito
interessante acompanhar a jornada pela qual Nyssa ainda teria pela frente.
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"Doomsday" tem a sua origem reformulada, dentro do contexto da história kryptoniana
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"Que qui é isso"? Lobo (Emmert J, Scanlan) tem participão sem sentido para a trama
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Para os fãs do Superman, há momentos interessantes e referências que dão um gostinho a mais, como por exemplo, quando Jor-El aparece em um dos episódios, ainda bebê, e recebe o nome da família; quando Adam Strange fala do futuro com o Homem de Aço, ou até mesmo Zod, com sua famosa frase “ - ajoelhe-se perante Zod!”. São acenos para aqueles que acompanham a longo tempo a história do Homem de Aço e gostam da mitologia de seu planeta natal.
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Trocas: Ao longo da temporada, Nyssa, Seg, Kem, Gen.Zod, Alura e Lyta formam alianças uns com os outros, que pouco depois se refazem de outra forma e vice-versa
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Outra referência adicional ao universo do Superman foi a planta parasita Clemência Negra, que
surpreendeu a todos ao ser revelada. A planta fez parte de uma arco
muito conhecido dos quadrinhos e foi também uma grata surpresa para esta
temporada, tendo um papel importante no final de um dos arcos
narrativos principais.
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Vemos as câmaras de gestação, mostrando a opção kryptoniana de reprodução...
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...pela manipulação genética de sua elite, coisa que tempos depois Jor-El irá questionar em sua validade real e ética
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Além das referências, Krypton também é interessante quando acena para questões políticas, envolvendo tanto lideranças totalitárias, como a de Zod, quanto a união daqueles que se intitulam “a resistência” e tentam abrir os olhos da população para quem realmente é a pessoa que está no comando. Na batalha em Wegtor (uma das luas de Krypton,
que ao ser destruída inicia o processo que futuramente levará à reação
em cadeia que condenará o planeta...), Jax-Ur (Hannah Waddingham) uma
das aliadas da Casa de El toma uma decisão difícil e assume o seu ato. Val-El a destitui por empregar de violência, enquanto as forças de Zod não têm nenhum escrúpulo e não hesita em testar os limites do adversário. Rogue One: Uma História Star Wars (2016, de Gareth Edwards) provou
ser válido contar uma boa história de guerra, ainda que fantasiosa,
mostrando que guerra é uma coisa naturalmente suja e que cedo ou tarde
borra os limites de certo e errado. Isso faz soar hipócrita personagens
que declaram que só o inimigo joga sujo, pois eles não sujam as mãos -
mas parceiros deles vão lá para fazer o que precisa ser feito. Ora, se
fosse aprofundada a questão das decisões difíceis, a temporada poderia
agregar muito valor narrativo ao seriado. Mas isso não é aprofundado,
surgindo apenas em alguns momentos aqui e ali que são rapidamente
ofuscados por uma piada fora de hora ou um efeito especial desnecessário
e artificial, na intenção de não “pesar demais o clima” ...
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A perda de Wegtor, uma das luas de Krypton, é mostrada num momento-chave para a história desse mundo
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O CGI de Doomsday é satisfatório para criar um monstro intimidatório, cuja presença é marcante, ainda que breve
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Krypton se
tornou uma grata surpresa, o que nos leva a lamentar a notícia de seu
cancelamento antes da sua conclusão. Da forma como ficou, a série
termina sua jornada na TV sem seguir o já citado caminho de sucesso de
outras produções televisivas da DC Comics, deixando em aberto grandes ganchos para o que viria a ser sua terceira e derradeira temporada: a jornada de Brainiac e do bebê Jor-El na Terra, o surgimento de Darkseid e
seus parademônios. A produção não teve o tempo necessário para encerrar
a história de forma digna. Resta agora aos fãs torcer para que a DC Universe resgate a série e construa uma terceira e última temporada para este prequel da história do Superman.
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O ótimo CGI das paisagens compensa outros de aspecto mais tosco...
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... criando ótimas ambientações, algumas até superando a cenografia do estúdio
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Esperemos que Rao conceda uma segunda chance ao seriado e Krypton acerte o seu tom, talvez em filmes para o streaming ou até animação, seguindo um caminho mais humano que o jovem Kal-El, o último da Casa de El, aprendeu na Terra, tornando-se assim, o mais humano dos alienígenas.
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"E la nave va..."
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