![]() |
"Marujo intrépido" (1937), de Victor Fleming. Seu primeiro Oscar numa aventura baseada no livro de Rudyard Kipling |
Após estrear nos palcos em 1921, com a peça The Truth, do Ripon College, decidiu seguir a carreira de ator. “-Ajudou a desenvolver minha memória para as falas, o que tem sido uma dádiva divina desde que comecei no ofício; ganhei alguma presença de palco; e ajudou a espantar minha inibição. Também consegui gradualmente a habilidade de falar de improviso”, disse mais tarde. Numa das turnês, fez teste e foi aceito na American Academy of Dramatic Arts, em Nova York. Seu primeiro papel na Broadway foi o de um robô estranho, na peça "Karel Capek’s R.UR." Durante os anos 1920, excursionou por diversos palcos dos Estados Unidos.
![]() |
"A Mulher do Dia" (1942), de George Stevens. Tracy & Hepburn. O início do romance de uma vida inteira |
![]() |
Conspiração do Silêncio (1955) de John Sturges. Premiado em Cannes como o misterioso "homem de um braço só"... |
Em 1935, o ator foi contratado pela MGM, onde fez filmes como Ladra Encantadora (1935) e Casado com Minha Noiva (1936). Tracy seguiu atuando até o fim da vida e seu currículo conta com trabalhos como Fruto Proibido (1940) e em 1941 durante as filmagens de A Mulher do Dia, conheceu a atriz Katherine Hepburn, com ela teve um longo e complexo relacionamento, não assumido publicamente, até a morte do ator. Embora não tivesse nenhum envolvimento mais com sua esposa, ele nunca se divorciou, porque era um católico praticante.
![]() |
"O Último Hurra" (1958), de John Ford. Politico populista enfrentando um novo tipo de adversário: o midiático |
Da sua vasta filmografia se destacam Marujo Intrépido (1938, de Victor Fleming) e Com os Braços Abertos (1939, de Norman Taurog), que lhe deram o (1939, de Norman Taurog), que lhe deram o Oscar de melhor ator. Papai Não Quer (1953, de George Cukor), que lhe deu um Globo de Ouro. Com Conspiração do Silêncio (1955, de John Sturges) ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.
![]() |
"O Velho e o Mar" (1958) de John Sturges. Como Santiago, o personagem do romance de Ernerst Heminguay |
Fora as que lhe renderam prêmios, Tracy possui outras performances inesquecíveis, como em O Médico e o Monstro (1941, de Victor Fleming), (1941, de Victor Fleming), O Velho e o Mar (1958, de John Sturges), O Último Hurra (1958, de John Ford), O Vento Será Tua Herança (1960, de Stanley Kramer) e Deu a Louca no Mundo (1963, de Stanley Kramer).
No final dos anos 1940, Tracy foi diagnosticado com diabetes, agravada pelo seu alcoolismo, e em 1963 sofreu um ataque cardíaco, que acabou por afastá-lo do cinema.
![]() |
"Julgamento em Nuremberg" (1961), de Stanley Kramer. Tracy aqui faz um juiz que preside um tribunal de crimes de guerra |
Retornou aos filmes em 1967, já com a saúde debilitada, para filmar Adivinhe Quem vem para Jantar, novamente dirigido por Kramer e voltando a fazer par com Katherine Hepburn. Três semanas após a conclusão das filmagens, ela encontrou o ator morto na cozinha de sua casa devido a um ataque cardíaco. Seu último filme lhe rendeu um Bafta póstumo de melhor ator.
![]() |
No final cartunesco do hilário "Deu a Louca no Mundo" (1963), de Stanley Kramer. Aqui os dois deixaram drama de lado numa comédia alucinada |
Tracy é descrito como um dos maiores atores da história do cinema dos Estados Unidos. Participou em mais de setenta filmes em três décadas. Juntamente com Laurence Olivier possui o recorde de indicações a Oscar de melhor ator.
Sua figura seviu de inspiração para a criação do personagem Carl Fredericksen da animação da Pixar UP - Altas Aventuras (2009) cujo perfil turrão condizia com o do ator que dentre sua frases costumava dizer: “-Por que os atores pensam que são tão importantes? Eles não são. Atuar não é um trabalho importante no esquema das coisas. O de encanador é.”
![]() |
A arte imita a vida: O velho turrão Carl Fredericksen de "UP - Altas Aventuras" teve o seu visual inspirado no do velho Spencer, como o "arquétipo dos nossos avós" |
0 comentários:
Postar um comentário