sexta-feira, 7 de abril de 2023

Doutor Frankenstein Cyberpunk - In Memorian: Stan Winston

 

Fazedor de Monstros

por Alexandre César 
(Originalmente postado em 07/ 04/ 2018)

Ele trazia à vida qualquer criatura imaginada

 

Stan Winston. Inicialmente comediante de stand-up e aspirante a ator

No seu auge, quase nove entre dez criaturas dos principais blockbusters hollywoodianos eram desenvolvidos por sua equipe, ou a equipe responsável, tinha profissionais que começaram nela. O norte-americano Stanley Winston ( Condado de Arlington, 7 de abril de 1946 – ✝ Malibu, 15 de junho de 2008) foi um dos maiores supervisores de efeitos visuais, além de maquiador, produtor, roteirista e diretor de filmes. Era proprietário de vários estúdios de efeitos especiais - entre eles o Stan Winston Studio - e sua família criou, após sua morte, a Stan Winston School of Character Arts, para preservar seu legado e fomentar o surgimento de novos artistas nos gêneros que o consagrou. 
 
 
O jovem Stan Winston trabalhando na Walt Disney Productions n departamento de maquiagem

Um destaque no seu trabalho são seus animatrônicos (marionetes mecanizados), no que era um especialista respeitado e inspirador. Seus animatrônicos estão presentes em vários filmes, como Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) e A.I.: Inteligência Artificial (2001), ambos de Steven Spielberg. 
 
 
Bernie Casey antes e depois de virar um gárgula em "Os Demônios de Seis Séculos (Gargoyles - 1972) de Bill L. Norton

 
Seus trabalhos estão presentes em outros filmes consagrados, como na trilogia Jurassic Park, Aliens: O Resgate (1986, de James Cameron), O Predador (1987, de John McTiernan), Edward Mãos de Tesoura (1990, de Tim Burton) e Homem de Ferro (2008, de Jon Favreau), entre outros.
 
 
Caracterizando Cicely Tyson como uma anciã em  "The Autobiography of Miss Jane Pittman" (1974) de John Korthy, que legou à ele e à Rick Baker, o Emmy



Esteve a frente da maquiagem dos clássicos de terror Sexta-Feira 13 Parte 2 & Parte 3 e dos efeitos visuais da maioria dos filmes da série Exterminador do Futuro. Ele faleceu durante as filmagens em 2008 do quarto filme da franquia (Exterminador do Futuro: a Salvação, de McGee) , tornando este o último longa-metragem com sua participação creditada. Mas ainda há trabalhos seus não creditados em dois filmes póstumos: Avatar (2009, de James Cameron) e Ilha do Medo (2009, de Martin Scorcese). Ganhador de quatro Oscars, Winston era um frequente colaborador de James Cameron  - três desses prêmios foram em dois filmes do diretor: Exterminador o Futuro 2: O Julgamento Final (Efeitos Visuais e Maquiagem) e Aliens, o Resgate (Efeitos Visuais).

 
As cabeças animatrônicas do seriado "Manimal", um dos primeiros trabalhos que lhe deu visibilidade
 
 
Winston estudou pintura e escultura na Universidade de Virginia em Charlottesville, formado-se em 1968. Mudou-se em 1969 para Hollywood para tentar ser ator. Com a dificuldade de encontrar trabalho na área, tentou primeiro a carreira de comediante de stand up nos palcos, depois se tornou maquiador aprendiz nos Estúdios Disney por três anos, tendo trabalhado (não-creditado) em Se Minha Cama Voasse (1971 de Robert Stevenson) . Fundou sua primeira empresa, o Stan Winston Studio, em 1972, já ganhando naquele ano seu primeiro prêmio: um Emmy por seu trabalho de maquiagem no telefilme por seu trabalho de maquiagem no telefilme Gargoyles*1 de Bill L. Norton. Ele criou também as fantasias do Wookiee para o polêmico Especial de Natal de Star Wars de 1978.
 
 
Sua primeira indicação ao Oscar foi em Heartbeeps (1981) de Allan Arkush


Seu grande salto para o sucesso no cinema foi em 1984, quando trabalhou com James Cameron em O Exterminador do Futuro. O filme surpreendeu o mundo e o robô assassino que viaja no tempo criado por ele catapultou o seu trabalho e de sua equipe. 
 
 
Modelos animatrônicos da cabeça de Arnold Schwarzenegger como o Exterminador do Futuro

 
Estreou na direção com o filme de terror Pumpkinhead (1988), que lhe deu o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Paris Film Festival. Dirigiu outros filmes e clipes mas o seu talento maior era mesmo na caracterização e efeitos animatrônicos.
 
 
Dando um trato na Rainha de "Aliens: O Resgate" (1986) de James Cameron:Trabalho elogiado pelo criador original do alienígena, H.R.Giger
 
Em 1992 retomou em Batman o Retorno a parceria com Tim Burton, iniciada em Edward Mãos de Tesoura (1990). Seu trabalho em maquiagem nos personagens Pinguim (Danny De Vito) e Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) o tornou reconhecido por sua versatilidade, pois conseguiu seguir o trabalho de design de personagens definido por Anton Furst (que falecera pouco antes) e ainda assim recriá-lo de forma convincente para o que Burton queria para o filme. 
 
 
O Exterminador do Futuro II: O Julgamento Final (1981). Sua carreira se divide em antes e depois de sua associação com o personagem

Os efeitos visuais realizados em sua primeira parceria com Steven Spielberg em Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, em 1993, estão entre os mais marcantes de sua carreira. O filme se tornou um dos maiores blockbusters de todos os temos e boa parte de seu marketing estava em esconder do público a caracterização dos dinossauros no filme, atiçando a curiosidade dos espectadores - que foi plenamente correspondida pelos que o viram, na ocasião, pela primeira vez nos cinemas.
 
 
Punpkinhead (1988). Debut na direção, num cult do gênero


Em 1996, Winston fincou seus pés na música pop ao co-produzir e dirigir o mais longo e caro videoclip de todos os tempos: Ghosts, com Michael Jackson. Baseado em ideias do cantor e do escritor Stephen King, ele apresenta um clip com número nunca visto de efeitos visuais, promovendo dois álbuns de Jackson de uma vez: HIStory e e Blood on the Dance Floor: HISory in The Mix. Juntos, eles formam o Box set/duplo de remix mais vendido de todos os tempos (mais de 13 milhões de cópias).
 
 
"O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas" (2003) de Jonathan Mostow. Criador e criaturas

 
Em 2004 ele expressou sua grande decepção quando o diretor Paul W. Anderson não lhe convidou*2 para fazer os efeitos de Aliens X Predador, pois fora ele que criara o visual do Predador e a rainha Alien. "Eles são como minhas crianças para mim", ele declarou. 

 
Jurassic Park: Preparando a miniatura esquemática da escultura do T-Rex, antes de fazer em tamanho real

 
Quando de sua morte, além de Exterminador do Futuro – A Salvação, de McGee, Winston concluía com seu estúdio as armaduras de Homem de Ferro,de John Favreau, naquele que seria o início da Era Marvel nos cinemas. De acordo com seus registros, seu próximo trabalho seria a renovação da franquia Jurassic Park com o início da nova trilogia. Winston também foi responsável pelos desenhos originais dos monstros que aparecem no game The Suffering e em sua sequência, e em sua sequência, The Suffering: Ties Tat Bind.
“Eu comecei como ator. Eu sou um pintor, um escultor, um artista. Tudo sobre mim é criar personagens que contam histórias em filmes”. 
 
 
Um dos últimos trabalhos de Winston foram as armaduras do Homem de Ferro, um dos seus personagens favoritos
 
 
Notas:
 
 

*1: No Brasil veiculado com o título O Demônio dos Seis Séculos, sendo estrelado por Cornel Wilde, Jennifer Salt, Bernie Casey como o líder gárgula e um estreante Scott Glenn como o chefe de um grupo de motoqueiros.

 

*2: Desde Alien³, de David Fincher, até Aliens X Predador 2: Réquiem dos irmãos Colin e Greg Strause, os monstros foram executados pela Amalgamated Dynamics, Inc. (ADI) empresa de Alec Gilis e Tom Wodruf Jr., ambos originalmente assistentes de Winston em Aliens: O Resgate (ou seja, ainda sim estava em “familia”...). A dupla retornou em O Predador: A Caçada (2022) de Dan Trachtenberg a lidar (de forma não-creditada) com os caçadores alienígenas.
 
 
Hall das criações do Stan Winston Studio, hoje Legacy Studios. O legado de uma vida dedicada à criação.

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