segunda-feira, 10 de abril de 2023

Verticalmente culto e refinado - In Memorian: Max Von Sydow

 


Cavaleiro Sueco

por Alexandre César 
(Originalmente postado em 08/ 03/ 2020)

Ele dava classe aos filmes, de qualquer tipo e gênero
 

- Aos atores que tiveram algum sucesso, sempre são oferecidos o mesmo tipo de papéis, e eu sofri com isso.”


(Max Von Sydow numa entrevista ao jornal sueco “Aftonbladet” sobre o pouco reconhecimento de seu valor mesmo com uma carreira tão longeva)

 

A partida entre o cavaleiro e a morte de "O Sétimo Selo" (1957) de Ingmar Bergman. Aqui o mundo conheceu realmente o grande astro

Como O proscrito mágico Vogler de "O Rosto" (1958). Bergman e Sydow tornaram-se indissociáveis

 

Max Carl Adolf Von Sydow era uma figura vertical, como que saída de uma igreja gótica, cujo perfil hierático e fala poderosa e pausada evocava um outro tempo, uma outra visão de mundo, mais culta e refinada. Mesmo quando emprestava a sua figura a fazer tipos vilanescos ou urbanos, sua persona passava a ideia de ser a encarnação de algo oriundo de um outro tempo, um outro mundo. Isto para mim era o que definia Max Von Sydow (  Lund, no condado de Skane, Suécia, 10 de abril de 1929 —  Paris, França, 8 de março de 2020)  este ator franco-sueco, mais conhecido pela sua parceria com o cineasta Ingmar Bergman, tendo atuado no teatro, cinema e TV numa gama de papéis que foram do drama existencial pesado aos filmes de gênero, sempre deixando a marca de classe e elegância culta, não importando o personagem que interpretasse.

 

Como o caponês Töre em "A Fonte da Donzela" (1960) mais uma fábula medieval sob a batuta de Bergman


Com Liv Ullmann em "A Hora do Lobo" (1968). Bergman e o peso dos relacionamentos


Criado no seio de uma família de classe média-alta. O seu pai, Carl Wilhelm von Sydow, era um etnólogo e professor de folclore irlandês, escandinavo e folclore comparado na Universidade de Lund. Sua mãe, Friherrinnan (baronesa) Greta Rappe, era uma professora de escola. Pouca coisa se sabe sobre sua infância, exceto que ele era aparentemente uma criança sem irmãos, tímida e quieta.

 

"Vergonha" (1968) Sydow, Ullmann e Bergman discorrendo sobre um casamento tempestuoso durante a guerra civil


"Os Emigrantes" (1971) Sydow e Ullmann dirigidos por Jan Troell discorrem sobre a vida numa pequena vila rural sueca


Na Escola Secundária de Lund aprendeu alemão e inglês aos nove anos e com alguns colegas na escola fundou um clube de teatro, indo posteriormente a frequentar a Escola Real de Drama (Dramatens elevskola), em Estocolmo. Entre 1948 e 1951, após completar o Serviço Militar, conhecendo talentos como o ator Lars Ekborg, e as atrizes Margaretha Krook e Ingrid Thulin. Neste período, estreou nos filmes a mãe (1949) e Miss Julie (1951) de Alf Sjöberg.

 

Na comédia "Appelkrieget" (1971) de Tage Danielsson como um picareta, de um trio de picaretas...


"O Exorcista" (1973) de William Friedkin. Sua segunda indicação ao Golden Globe como o Padre Merrin


Após a sua graduação, von Sydow trabalhou em teatros em Norrköping e Malmö, para onde se mudou em 1955, onde conheceu seu mentor Ingmar Bergman. o reconhecimento da crítica veio em 1954 com o prêmio da Royal Foundation Cultura Award. Seu primeiro trabalho com Bergman aconteceu no Teatro Municipal de Malmö. Von Sydow trabalhou com Bergman em filmes como O Sétimo Selo, Morangos Silvestres (ambos de1957) e O Jardim do Prazer (1959). Sua performance em em em O Sétimo Selo, como o cavaleiro que joga xadrez com a morte para ganhar tempo com a sua família, numa trama ambientada no fim da época das Cruzadas, enquanto a peste negra e a inquisição ceifam a vida de muitos europeus, encarando a sua própria finitude, tornou-o um ídolo internacional.

 

Para tornar o ator quarentão em um padre com mais de 80, o maquiador Dick Smith usou basicamente manchas de tons variados para lhe dar à pele um ar cansado e não prejudicar os seus movimentos faciais, além de óculos de lentes redondas...

Em "Três Dias do Condor" (1975) de Sydney Pollack, como o assassino "Alsaciano"


A sua colaboração com Bergman estendeu-se a treze filmes, ganhando projeção internacional e ele começa a receber ofertas de trabalho no estrangeiro, as quais resiste enquanto trabalha intensamente tanto no teatro quanto nas telas da Escandinávia, só indo para Hollywood após ver Bergman receber o Oscar e ter sido a primeira escolha pelo papel em Dr. No, primeiro filme de James Bond. Participa então de filmes como A Maior História de Todos os Tempos de George Stevens (1965), onde interpretou Jesus Cristo e Havaí (1966) que lhe deu uma indicação ao Golden Globe, sendo logo o seu talento muito demandado em outras produções norte-americanas, fazendo-o mudar-se com sua família para Los Angeles, e atuando numa frequência bastante regular em filmes norte americanos (embora talvez estigmatizado como vilão) enquanto continuava presente na Suécia. Em meados dos anos 70, mudou-se para Roma, atuando em alguns filmes italianos, tornando-se amigo de outra lenda das telas, Marcello Mastroianni.

 

Com Ornela Muti em "Flash Gordon" (1980) de Mike Rodges, impagável como o Imperador Ming, o Impiedoso

Como o diretor de campo de concentração e fã de futebol em "Fuga para a Vitória" (1981) de John Huston


Entre os filmes de que participou a sua galeria de tipos incluíram papéis tão diversos como o cavaleiro Antonius Block de O Sétimo Selo  (1957) que joga xadrez com a Morte (Seu mais icônico papel), Jesus Cristo no épico A Maior História de Todos os Tempos (1965), o Reverendo Abner Hale em Havaí (1966), o padre Lankester Merrin em O Exorcista (1973 que lhe deu uma indicação ao Golden Globe), o assassino Joubert em Três Dias do Condor  (1975), o imperador Ming em Flash Gordon (1980), o Dr. Lyet Kynes em Duna (1984), o artista Frederick em Hannah e suas irmãs (1986), o pai idoso de um menino temporão em Pelle, o Conquistador (1987 - indicado para o Oscar de melhor ator), o diabólico Leland Gaunt de Trocas Macabras (1993), o Juiz Fargo de O Juiz (1995), o rastreador de Amor Além da Vida (1998), o diretor Lamar Burgess de Minority Report: A Nova Lei (2002), o castelão Josiah Kane em Solomon Kane – O Caçador de Demônios (2009), Sir Wlalter Loxley em Robin Hood e o psiquiatra Dr. Naehring de Ilha do Medo (2010), o locatário de Tão Forte, Tão Perto (2011 - indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante) e Lor San Tekka em em Star Wars: O Despertar da Força (2015) ou o almirante russo de Kursk: - A Última Missão (2018). além de participações em filmes para a TV e vídeo e séries como O Jovem Indiana Jones (1993) como Sigmund Freud, o camponês Eywind de  A Maldição do Anel (2004), o Cardeal Von Walburg de The Tudors (2009) ou o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones da da HBO, que lhe rendeu uma nomeação ao , que lhe rendeu uma nomeação ao Primetime Emmy Awards.

 

Como o Dr.Kynes, com Patrick Stewart, Kyle MacLaclan e Jürgen Prochnow em "Duna" (1984) de David Linch


Trocando de Lado: Como o diabólico Leland Gaunt em "Trocas Macabras" (1993) de Fraser C. Heston


Em 1951, von Sydow casou-se com a atriz Kerstin Olin com quem teve dois filhos, Claes e Henrik. Seus filhos apareceram no filme Hawaii, atuando como seu filho em diferentes idades. Von Sydow se divorciou em 1996 e, logo após, casou-se com Catherina Brelet em abril de 1997 em Providence, França. Ele teve mais dois filhos com sua segunda esposa, Yvan e Cedric. Ultimamente, von Sydow morava em Paris.

 

Como Lassefar, o pai idoso do garoto em "Pelle, o Conquistador" (1987) de Billie August. Sua primeira indicação ao Oscar.


Com Robin Williams e Cuba Gooding Jr. em "Amor Além da Vida" (1998)

Morreu no dia 8 de março de 2020, aos 90 anos de causas não divulgadas.

 

Como o "Corvo de Três Olhos" na sexta temporada de "Game of Thrones" (2016)

Com Russel Crowe em "Robin Hood" (2010) de Ridley Scott


Seu legado permanecerá enquanto existirem a arte e o cinema, em todas as suas variações, com a sua presença forte e imponente mas carregada de reflexão das nuances da natureza humana, produto de uma intensa reflexão.


"- Parto agora para o grande mistério, tão infinito como as estrelas no céu, ou os grãos de areia no fundo dos oceanos..."



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