domingo, 2 de abril de 2023

Jedi em sua essência - In Memorian: Alec Guinness

 


O velho homem sábio

por Alexandre César 
(Postado originalmente em 02/04/2018)

O ator versátil que se tornou arquétipo

 

O menino Alec: Graças à um bom padrinho, o teatro  e o cinema inglês ganhou um de seus grandes intérpretes

 

 Alto, magro, careca (isso lhe facilitava muito na caracterização de qualquer personagem) de boas maneiras e uma voz bem modulada, cuja doçura mansa do olhar revelava uma intensidade inesperada, o que lhe permitia impor sua presença, fosse como personagens divertidos e picaretas (como na sua fase inicial de carreira) fosse mais tarde como monarcas, sacerdotes ou mentores de jovens destinados a mudar os rumos de uma galáxia convulsionada. Não tinha jeito. Ele passava a serenidade necessária para atravessar um furacão, e ninguém duvidava de que ele sabia o que estava fazendo (mesmo que ele realmente não soubesse...).


Como Lady Agatha em "As 8 vítimas" (1949) de Robert Hamer, onde ele interpretou todos os membros de uma mesma família (as vítimas do título)

Alec Guinness ( Londres, 2 de abril de 1914 West Sussex, 5 de agosto de 2000) foi um ator britânico, conhecido por suas seis colaborações com David Lean: Herbert Pocket em Grandes Esperanças (1946), Fagin em Oliver Twist (1948), Coronel Nicholson em A Ponte do Rio Kwai (1957), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator), Prince Faisal em Lawrence da Arábia (1962), General Yevgraf Zhivago em Doutor Jivago (1965), e Professor Godbole em Passagem para a Índia (1984).
 
171: Com Glynis Johns na comédia "Às Voltas com 3 Mulheres" (1952) de Ronald Neame
 
 
Mas para o grande público, e o público nerd em especial, ele é mais conhecido do grande público por sua performance do Mestre Jedi Obi-Wan-Kenobi em Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), de George Lucas, pelo qual foi indicado ao Oscar de 1978 de melhor ator coadjuvante, e nos outros dois filmes da trilogia clássica da franquia.
 
 
Sentado, em "Quinteto da Morte" (1955) de Alexander Mackendrick com Herbert Lom, o grandão Danny Green e Peter Selers

 
Filho de mãe solteira (nunca conheceu o pai) teve a sorte de ter um bom padrinho que lhe custeou a educação, que além de fazer eclodir o seu grande talento, o permitiu ser um dos três atores britânicos, junto com Laurence Olivier e John Gielgud, que fizeram a transição do teatro shakespeariano na Inglaterra para os blockbusters de Hollywood imediatamente após a Segunda Guerra Mundial.
 
 
Oscar: Como o Coronel Nicholson em "A Ponte do Rio Kwai" (1957), de David Lean

 
Entre as vária premiações de sua carreira, ganhou o prêmio Tony da Broadway em 1964 como Melhor Ator (Dramático) por "Dylan", no qual interpretou o personagem-título, o poeta Dylan Thomas.
 
 
Como Marcus Aurelius com James Mason em "A Queda do Império Romano" (1964) de Anthony Mann


Recebeu ao longo de sua carreira mais duas indicações como ator ao Oscar. Uma por O Mistério da Torre (1953) de Charles Crichton, e outra por Little Dorrit (1989), de Christine Edzard. Teve uma indicação pelo roteiro adaptado de Maluco Genial (The Horse´s Mouth, 1959), de Ronald Neame, onde também atuou como ator. Sua consagração foi quando ganhou o Oscar de melhor ator por A Ponte do Rio Kwai (1957), de David Lean. Em 1980, levou um “Oscar Honorário” pelo conjunto da sua obra.
 
 
Como Yevgraf, o irmão bolshevique de Jivago (Omar Sharif) em "Doutor Jivago" (1965) de David Lean

 
 Em 1959, ele foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II por serviços às artes. Na década de 1970, Guinness fez aparições regulares na televisão na Grã-Bretanha, incluindo o papel de George Smiley nas serializações de dois romances de John le Carré: Tinker Tailor Soldier Spy (1979) e Smiley's People (1982).  
 
 
Prestes a perder a cabeça como o Rei Charles Stuart I em "Cromwell O Homem de Ferro" (1970) de Ken Hughes


 Originalmente criado como Anglicano, converteu-se ao catolicismo junto com sua esposa Merula Salaman em 1950, após ter acreditado no poder da oração que teria levado à cura milagrosa do seu filho Mateo
 
 
Como o Papa Inocêncio III em "Irmão Sol, Irmã Lua" (1972) de Franco Zeffirelli

 
Apesar da fama e do dinheiro que ganhou com sua participação na saga de George Lucas, se ressentia de o grande público não se interessar pelo resto de sua extensa filmografia, que inclui personagens como o rei Faissal em Lawrence da Arábia (1962) e o Professor indiano Godbole de Passagem para a Índia (1984), ambos de David Lean, além do hilário mordomo cego Bensonmum de Assassinato por Morte (1978), de Robert Moore.
 

Na Tunísia com Mark Hammil nas locações de "Star Wars" (1977). George Lucas recorda que a presença de Guiness induzia o resto do elenco à trabalhar mais seriamente

 
Dentre as várias homenagens que recebeu, ele recebeu um diploma honorário de D.Litt da Universidade de Oxford (1977) e um diploma honorário de D.Litt da Universidade de Cambridge (1991). 
 
Ele fez sua última aparição no Comedy Theatre em Londres em 30 de maio de 1989, em uma produção chamada "A Walk in the Woods", onde interpretou um diplomata russo.
 
Como o mordomo cego em "Assassinato por Morte" (1978) de Robert Moore, com Maggie Smith e David Niven

 
Faleceu em 5 de agosto de 2000, vítima de um câncer no fígado, Foi enterrado no Cemitério Mill Road no Reino Unido. Sua viúva Merula Salaman, faleceu cerca de dois meses depois, em 17 de outubro de 2000.

 
O próprio autor John Le Carré convenceu Guiness a interpretar George Smiley nas duas adaptações da BBC para a TV por enxergar nele as mesmas características do personagem

 
 
Ewan McGregor ao interpretar Obi-Wan Kenobi na trilogia prequel estudou afinco a técnica interpretativa de Guiness, vendo toda a sua filmografia para poder emular o jeito de ser do ator, numa versão mais nova do icônico personagem, para poder então fazer a transição para o perfil apresentado por Guiness na trilogia clássica.
 
Alec Guiness foi eleito o terceiro na pesquisa Orange Film 2001 dos maiores atores do cinema britânico, ficando enfatizadas as qualidades que ele afirmava mais admirar em um ator: "- Simplicidade, pureza, clareza de linha". Ele era no fundo mais Jedi do que acreditava...

Faisal, Obi-Wan Kenobi, Yevgraf. Escolha o seu Guiness


 

0 comentários:

Postar um comentário