![]() |
Equipe insólita. De pé Spencer (Larry Storch)o "estiloso" e Tracy (Bob Burns) o gorila, e sentado, Kong (Forrest Tucker) o "líder natural" do grupo
|
Imaginemos uma série mequetrefe, feita com orçamento franciscano (digno de Chaves) onde três personagens enfrentam fantasmas, monstros e outras entidades sobrenaturais do outro mundo, na ÚNICA casa mal-assombrada da cidade em que vivem, tanto que num dos episódios um deles indaga: -”Para que procurar o esconderijo? Todos nós sabemos que só há uma casa mal-assombrada na cidade!”

Dr. Frankenstein (Bernie Kopell) e seu monstro (William Engesser) aparecem no episódio "Dr. Qualoseunome"

Pois é. Dentro dessas limitações, fora o reaproveitamento de sequências inteiras do grupo andando na sua charanga*1 e dos takes da mansão em ruínas, que era uma animação digna de Scooby-Doo, mas dentro do padrão das produções da Filmation de Lou Scheimer e Norm Prescot, Trio Calafrio (The Ghost Busters) era um seriado destinado ao público infantil, tendo os seus 15 episódios de 22 minutos cada veiculados em 1975 nas manhãs de sábado numa sessão de desenhos animados e seriados live-action do estúdio como SHAZAM! e a Poderosa Ísis.
![]() |
De pé, o Barão Vermelho (Howard Morris) e seu mecânico Sparks (Robert Easton) no episódio "Só os Fantasmas têm Asas"
|
A equipe era o melhor conceito do “qualquer coisa”: Kong (Forrest Tucker de Chisum Uma Lenda Americana), o líder mandão da equipe, Spencer (Larry Storch de F Troop), o meio tapado e Tracy (Bob Burns de Superman vs. the Gorilla Gang) o gorila*2 que silencioso, parecia ser o mais centrado do grupo, inclusive sendo o motorista.
![]() |
Tracy, com Eric, o Vermelho (Jim Backus) e Brunhilda (Lisa Todd) no episódio "Os Vikings Desembarcaram"
|
A estrutura narrativa era sempre a mesma, atestando os malabarismos da edição de Rod Stephens (Arquivo Confidencial) para condensar a narrativa em 22 minutos: Surgia num prólogo no cemitério, a “assombração da semana” e após os créditos, em geral no escritório do trio, Kong manda Spencer e Tracy ir receberem a missão designada pelo misterioso Zero, seu chefe, seguia-se uma cena rápida dos dois no carro, e ao chegar numa locação de cidade cenográfica (sempre vazia, para não pagar figurantes) eles encontravam algum adereço ou atendiam um telefone ou pegavam um pacote, que trazia a gravação com a ordem da missão, parodiando o seriado Missão: Impossível, com o tradicional: -“Esta mensagem se auto-destruirá em 5 segundos!” e Tracy segurava o artefato com a gravação, contando nos dedos a contagem regressiva, que explodia em suas mãos deixando-o esfumaçado. Após algumas sequências no escritório, no cemitério e um “esconde-esconde” no castelo/ mansão mal-assombrada, culminando no uso final do desmaterializador de fantasmas, geringonça que mandava as entidades de volta para a terra dos pés juntos. Após isto, uma piadinha final. Nada que quem se acostumou às ridículas estrepulias do Chapolin Colorado ou de Os Trapalhões não estranhasse...
![]() |
Até Morgana Le Fay (Ina Balim) deu seus pitacos por aquelas bandas, no episódio "Merlin, o Mágico"
|
O tom utilizado na série era o pastelão descarado, centrado nos estabanados personagens, sejam eles bons ou maus, parecendo às vezes ingênuo e meio estúpido, com velhas piadas dos velhos shows de vaudeville adaptados aos anos 1970. A série também fazia referência ao cinema clássico; os nomes "Spencer"e "Tracy" foram tomados do famoso ator Spencer Tracy, enquanto o nome Kong, não dado ao gorila, era uma clara homenagem a King Kong. A despeito do tom mambembe, os atores tinham boa química juntos, oriunda de uma amizade cultivada nos vários filmes e seriados que compartilharam, fora as afinidades etílicas*3 .
![]() |
No episódio "Quem tem Medo do grande Lobo Mau?" o lobisomen (Lennie Weinrib) dava as caras, ou o focinho
|
Nomes conhecidos da TV e cinema apareceram como “a assombração da semana”, e como trabalho é trabalho, deram a sua contribuição ao programa em participações deliciosamente farsescas como Ina Balim (Os Comancheros) como Morgana Le Fey; Severn Darden (A Batalha do Planeta dos Macacos) como Dr.Jekly ; Ted Knight (Mary Tyler Moore) como Simon de Canterville; Bernie Kopell (Agente 86) como o Dr.Frankenstein; Howard Morris (Alta Ansiedade) como o Barão Vermelho; Lisa Todd (Jake Grandão) como Brunhilda; Huntz Hall (a cinesérie Os Anjos da Cara Suja*4) como Gronk entre outros, como até participações de membros da família dos produtores*5.
![]() |
A feiticeira Salem (Leigh Christian) e o lacaio Gronk (Huntz Hall) no episódio "Which Whitch Which?"
|
O orçamento limitadíssimo era uma parte visível da série, refletindo-se na cenografia e nos figurinos de Robert Turturice (Gata e o Rato), que até sabia aproveitar bem roupas de outras produções, dando personalidade visual aos seus protagonistas e convidados especiais. A cenografia refletia essa identidade visual pois fora as cenas iniciais, eram usados exatamente três cenários em todo episódio. O primeiro era o escritório do Trio, o segundo era o cemitério e o terceiro era o interior do castelo/mansão mal-assombrada, levando a fotografia de George Spiro Dibie (Tudo em Família) a tentar valorizar as pequenas mudanças aplicadas no interior do castelo/ mansão dependendo do fantasma(s) usados, pois o cenário básico e seu mobiliário permaneciam os mesmos. Mas aind assim haviam sutilezas como as mensagens irônicas que podiam ser lidas em duas das grandes lápides presentes em algumas cenas do cemitério em alguns episódios: (1) "Em Memória de Lucy Moonlite, 1817-1847, Ela acendia as nossas noites." (2) "Aqui repousa K.S. Walker, 1781-1972, oremos ao Senhor que ele se mantenha enterrado finalmente." Esta última lápide aparece como uma piada com o diretor de arte da série Keaton S. Walker e provavelmente outros membros da equipe... a musica de Ray Ellis (Ark II) e Norm Prescott (Flash Gordon, a série animada) assumia o tom farsesco da coisa até porque como o público-alvo era o infantil não adiantava ter grandes pretensões, mas ainda sim tropeçavam num bom resultado.
Numa entrevista dada por Bob Burns (o gorila Tracy) em 2007, ele revelou que todos os 15 episódios foram gravados em 9 semanas dia sim dia não. Ele também revelou que o show estava bem cotado para uma segunda temporada, vindo como número 2 em audiência, vindo atrás da The Shazam! / ISIS Hour, mas a Filmation decidiu colocar mais dinheiro na sua atração de número 1 e assim, a tomada foi puxada, cancelando o programa.
A série não é relacionada com o filme de 1984 Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, de Ivan Reitman) fato pelo qual a Columbia Pictures ter pago à Filmation pelo licenciamento do uso do título. Como o filme, a série gerou a sua própria série animada em 1986. Dan Ackroyd e Harold Ramis não tinham conhecimento da série quando escreveram o roteiro do filme. Quando foi anunciado o título do filme, já em produção, foi que descobriram que o nome já era usado, levando-os a fazer um acordo quanto aos direitos de uso do nome, que em seus detalhes não impedia os direitos de fazer uma animação e a Filmation produziu a sua própria série animada em 1986, após o sucesso do filme da Columbia. A animação contava com os filhos de Kong e Spencer, Jake e Eddie Jr., herdando o negócio de seus pais (com Tracy o gorila) em The Real Ghostbusters. O primeiro nome de Kong nunca foi mencionado na série original. Spencer era chamado de Eddie no segundo episódio, "Dr. Qualoseunome". Mas a série original permanecia desaparecida. Aqui mesmo no Brasil só foi veiculada em 1975 no Show das Cinco da Rede Globo e a animação derivada de 1986 chegou a passar no SBT, mas nunca mais vimos o trio original, segundo alguns, devido a seu aspecto tosco...
Na entrevista de 2007, Burns lamentava, especulando que, segundo rumores, os tapes de todos os 15 episódios haviam sido destruídos após a firma haver mudado de mãos muitas vezes. Este rumor foi posto abaixo quando um set completo de tapes foi descoberto, e em sequência transposto para o DVD permitindo a uma nova geração conhecer esses bizarros aventureiros.
![]() |
Spencer, e seu sósia-fantasma do mal "Big All", com os mafiosos "Fat Man" (Johnny Brown) e "The Rabbit" (Billy Barty) no episódio "O Macaco Maltês", parodiando o clássico "Noir"
|
![]() |
A animação derivada de 1986, depois que o filme "Ghostbusters"
("Os Caça-Fantasmas" de 1984) reaqueceu o nome...
|
![]() |
" We're "The GHOOOOOST BUSTERRRRS"!!!
He's Spencer! He's Tracy! I'm Kong! YAAAAAHH!!!!"
|
0 comentários:
Postar um comentário