quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A necessidade da alternância - Crítica - Filmes: Dois Papas (2019)

 

Dois Improváveis amigos

 

por Ronald Lima 

(Originalmente postado em 30/ 12/ 2019)


 A necessidade do diálogo e da alternância do poder


Netflix e Fernando Meireles "bateram um bolão!!!"

 
Nos confrontamos atualmente um processo histórico já definido como "crise civilizatória", marcado por um recuo da democracia e retrocesso social em vários lugares, portanto todo esforço de aproximação entre povos, países, religiões e correntes políticas deve ser aplaudido e estimulado, esse é o ponto forte do roteiro de Anthony McCarten, de A Teoria de Tudo (2014), O Destino de Uma Nação (2017) e Bohemian Rhapsody. Mas poderia ir um pouco mais fundo em diversas controvérsias pela qual a Igreja passa ultimamente, explicaria melhor as razões e motivos que causaram tamanha diferença de opiniões entre os dois personagens. Uma antipatia mútua dá lugar a um respeito relutante e termina fortalecendo a amizade. A narrativa sobre o relacionamento entre Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Bento XVI, interpretado por Anthony Hopkins, o terrível Hannibal Lecter de Silêncio dos Inocentes ('991) de Jonathan Demme , e seu sucessor, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco I a cargo de Jonathan Pryce, o Alto Pardal da 5ª Temporada de Game of Thrones e só para salienta-lo em outro papel como argentino ele foi o Coronel Juan Perón de Evita (1996) de Alan Parker. Em Dois Papas (2019) da Netflix, personalidades diametralmente opostas que, independentemente dos sentimentos que você possa levar para o filme, não são pintados como bons ou maus. Os muitos questionamentos sobre o papel da Igreja hoje em dia e questões espinhosas são apenas pano de fundo, não é a intenção da direção, que esta a cargo de Fernando Meirelles de Cidade de Deus (2002). A enfase é o lado humano e os conflitos pessoais de dois senhores que passaram um pouco de tudo na vida, na vida eclesiástica inclusive e diria principalmente. Sobre essas controvérsias mencionarei mais a frente. Serão importantes.

Bento XVI (Anthony Hopkins no alto) e Jorge Mario Bergoglio (Jonathan Pryce, abaixo):
De um lado o "canibal", do outro, on"Alto Pardal"

 
 O que torna esses conflitos interessantes é que eles dependem do divino. Se você é uma pessoa que acredita em Deus, luta com a desumanidade do homem para com o homem e com o silêncio ao tentar falar com seu criador, uma situação difícil o suficiente para a maioria da humanidade, imagine então lidar com isso e com 1,2 bilhão de pessoas que depende de você. A Igreja Católica existe como uma entidade política e espiritual, e é importante para a vida de desse enorme nº de pessoas, onde isso deixa Bento e Bergoglio? O que significa liderar a Igreja Católica nos dias atuais? 

 
"Rei morto - Rei posto. Vida longa ao Rei". A sucessão de João PauloII começa a ser decidida

 
Bento é resistente a mudanças, enquanto Francisco as considera necessárias. Quando o filme começa, o ano é 2005, durante o conclave papal que elegerá Ratzinger, Ao encontrarem-se pela 1ª vez no Toilete, Joseph Ratzinger, pergunta a Bergoglio que hino ele está assobiando. "Dancing Queen" do ABBA é a resposta de Bergoglio, e dessa maneira divertida vemos a diferença grande entre os dois. O filme embala o início das votações ao som de “Dancing Queen”. Conforme os votos seguem, Francisco, então como cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, fica em segundo lugar, para a surpresa de alguns ali e principalmente de Ratzinger. Bergoglio faz amigos onde quer que vá, parando em bares para assistir a jogos de futebol e renunciando ao uniforme do cardeal por roupas menos formais e pregando aos pobres. Ratzinger em um dos poucos momentos em que consegue falar de si mesmo admite que poderia ter se dedicado mais a vida do que aos estudos e a solidão.
 

"Eu queria ter na vida simplesmente Um lugar de mato verde Pra plantar e pra colher"


 
Basicamente todo filme é ocupado por esses dois homens idosos lutando educadamente com a teologia, e isso é algo inesperadamente divertido por contarmos com dois grandes atores muito bem caracterizados fisicamente e precisamente imersos em suas personas, os pequenos gestos de cada causam sensação, Hopkins, dominou uma risada sem alegria mas que se torna hilária ao ser confrontada a um permanente gesto de impaciência no olhar de Pryce “- meu Deus, o que que eu estou fazendo aqui?”. Essa dinâmica avança à medida que os dois homens trabalham, ou pelo menos tentam trabalhar e entender suas posições opostas e o efeito que seus caminhos escolhidos tiveram sobre sua fé.
 
 

"You can dance, You can jive. Having the time of your life. 
See that girl. Watch that scene. Digging the Dancing Queen"

 
 
E agora chegamos nas posições opostas.
"- Você tem sido um dos meus críticos mais severos e há muita competição por esse título."
“- Nunca diretamente!", protesta o cardeal.
"- Você dá abertamente sacramentos para aqueles que não estão em comunhão - para os divorciados, por exemplo."
"- Acredito que dar comunhão não é uma recompensa para os virtuosos!", rebate Bergoglio, 
"- é alimento para os famintos."
"- Ah!", como se o cardeal estivesse preso em uma armadilha. 
"- Então, o que importa é o que você acredita e não o que a igreja ensina há centenas de anos."
“- Vim chamar pecadores”, ele observa,“- a igreja ensina isso há milhares de anos”.
 
 

"- Tem resposta para tudo não é Bergolio?"
  
 
Em determinado momento o filme passa a relatar em intercalados flashbacks, a vida do jovem Jorge Bergoglio (A Netflix tem fixação por flashbacks), porém pouca informação temos sobre Joseph Ratzinger, falha grande, pois a idéia, como foi comentado, não seria mostrar o lado humano de cada um? Principalmente seus erros? O relato da vida do jovem Bergoglio, interpretado pelo ator argentino Juan Minujín, fica entre a renúncia ao amor de sua vida e trabalho secular e aos primeiros anos de sua vida clerical, Bergoglio durante a ditadura militar Argentina procurou ajudar aos seus mas infelizmente de modo vacilante, tentando simplesmente afasta-los de tudo que poderia ser dado como suspeito, a dificuldade que Bergoglio jovem não percebia é que TUDO poderia ser suspeito naquela época. Há cenas fortes de tortura e execuções, para que saibamos que esse ocorrido na Argentina o foi em toda América do Sul a favor de um alinhamento pró norte americano, alinhamento que não nos trouxe nenhum benefício, não nos tornamos potência militar e tampouco econômica, a não ser aprofundar mais e mais nossas desigualdades sociais e políticas, a intenção norte americana era manter submissão. Bergoglio se culpa e reconhece sua falha. Bento XVI revela em tom de cumplicidade que costuma fazer "concessões" ao longo da vida. Bergoglio o corrige e se posiciona: "- Não! Eu mudei!", essa frase é consistente com o comportamento que iria assumir depois, comportamento esse que o levou ao Papado. Mas... E o que sabemos sobre Ratzinger no filme? Apenas uma leve insinuação em ter pertencido a Juventude Hitlerista, em uma cena ele não toca exatamente “Lili Marlene” ao piano mas ao relatar ser uma música dos anos 30 passa a deixa, mas é uma informação só para iniciados, fica muito de leve ( “Lili Marlene” foi uma canção usada pelas tropas alemãs durante a 2ª Guerra, e sob efeito “macunaíma” de assimilação cultural, se tornou famosa entre as tropas aliadas também)...


Eduardo Massera, Almirante da Marinha, é o que está presente no roteiro
 e intimida Bergoglio. Jorge Rafael Videla, General do Exército e Orlando
 Agosti, Brigadeiro da Aeronáutica fizeram parte da Junta militar que 
tomou o poder na Argentina.

 
 
Voltando a Bento XVI, sim, ele pertenceu a Juventude Hitlerista, porém o regime nazista obrigou muitos a ingressarem nas instituições do partido, e aos mais religiosos principalmente, para tentar expurgar suas “fraquezas” judaico/cristãs. Essa ausência se deveria ao fato de Bento XVI ter sido muito impopular? Mesmo o filme mostrando que teve algum apoio? É bonita e emocionante a cena próxima ao final em que ele sai ao povo em plena Capela Sistina sem segurança sem nada, estimulado pela conversa que teve com Bergoglio. A saber: - A Capela Sistina foi um capricho a parte da produção pois foi reconstituída em estúdio com direito a efeitos 3D e fundo verde e reprodução de algumas pinturas. Bento XVI se tornou inclusive meme recorrente por se parecer demais com o cruel Imperador Palpatine de Star Wars. Acreditaram que muitos ainda estariam a par de suas muitas falhas e omissões durante o Papado? Não creio... Tampouco tenho resposta para tão poucas referências sobre sua vida pregressa, talvez para incentivar o ponto principal do roteiro, a busca por redenção. Para muitos críticos essa falta é grave e imperdoável no filme. De fato é grave, mas como estamos sob o tema da conciliação.... Continuemos.
 
 

"Vor der Kaserne... Lili Marleen, Wie einst, Lili Marleen". Ele não a toca exatamente, mas...

 
 
. O início desse texto relata a dificuldade que temos hoje em conviver com diferentes opiniões sejam de que ordem for, como o filme tem como pano de fundo a Religião Cristã e essa o segmento Católico Romano, é necessário saber que parte dessa responsabilidade, origem e causa de divisões, é justamente a Igreja Católica, outras denominações cristãs também, é claro. Muito reveladora a reclamação de medo e repulsa que Bento XVI faz ao tentar culpar o “relativismo” por todas as mazelas que a Igreja passou lidar, culpar o “relativismo” . Na cabeça de conservadores “relativismo” é sinônimo de “fazer o que quiser” pois tudo sendo relativo, depende de cada ponto de vista, não há mais uma certeza. É assunto corriqueiro esse termo em igrejas protestantes também, e principalmente nas tradicionais, atinge um pouco mais leve as pentecostais e as neo-pentecostais nem um pouco, essa é movida apenas por preconceito e medo. A religião atualmente briga com a realidade e isso causa mais ódio que soluções. 
 
 

Juan Minujín interpreta o jovem Jorge Bergoglio.

 
 
Ratzinger fez parte de um grupo muito fechado e reacionário dentro da Igreja Católica. Muito antes de subir como Papa perseguiu lideranças consideradas “marxistas”. Numa época em que o Vaticano se alinhava com a política externa de Ronald Reagan, a diplomacia de João Paulo II na América Latina consistia em enfraquecer lideranças como a de dom Helder Câmara (1909-1999) e dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), empenhados em denunciar o regime militar no Brasil e em outros países do Continente e defender causas sociais. João Paulo II acreditava estar cumprindo a famosa 3ª profecia de Maria, profecia dada as 3 pequenas crianças pastorzinhas em Fátima, cidade de Portugal. Ratzinger fez parte da Cúria Romana durante décadas. Ele obrigou Frei Leonardo Boff a fazer “voto de silêncio”. Não aceitam que a esquerda reavaliou-se para incluir religião em seu processo. Também perseguiu aos outros dois acima mencionados. E isso para citar algo próximo a nós.
 
 

Os verdadeiros Bergoglio e Ratzinger

 
 
Esse é um relato rápido da vida de Ratzinger, afinal em Dois Papas revelou-se a fundo a vida do simpático Bergoglio, e nem um pouco a vida de Joseph Ratzinger, essas informações acima lhe ajudarão a situar-se melhor no enredo do filme, acredite... E nem foram aqui mencionados os escândalos sobre pedofilia que vieram a tona durante seu Papado e toda confusão sobre as finanças do Vaticano, essa última está mais ou menos presente no filme. É o pano de fundo dos noticiários. 
 
 

Não tem perdão. Católico bom é católico inculto.

 
 
Há um momento em que ambos revelam seus medos.... E aí ficamos a par das pretensões de Bento XVI, sim, ele errou, mas pretende se redimir, é incrível, mas parte dele a iniciativa de conciliação, reconhece que a Igreja necessita de mudanças, mesmo que essas sejam contrárias a seu modo de ver e viver. O futuro Papa Francisco I de fato está em uma posição “- Meu Deus, o que que eu estou fazendo aqui?”. Hopkins e Pryce demonstram muito tato ao encaixar um desconectado a entrar e a viver em mundo mais humano, reconhecer as músicas "Yellow Submarine" e "Eleanor Rigby" e dançar Tango. Qual o preço do perdão? A resposta é fácil, difícil é conceder e aceitar. O perdão quando de fato manifesto não faz aquele que se sente culpado recuar e sim além de reconhecer a falha também se dispor a caminhar na direção contrária ao caminho errado que seguia.
 
 
 
"All the lonely people Where do they all belong?" - "Todas as pessoas solitárias De onde todas elas são?" - Letra de Eleanor Rigby


 
 
Emblemático o final da Copa do Mundo de 2014 ter sido entre Alemanha e Argentina e realizada no Brasil, Maracanã. Poucos tempo depois um golpe cairia sobre nós, alimentado por esses medos plantados lá trás, desde os anos 60, onde temia-se hippies e comunistas. Hoje Francisco I sofre acusações tolas vindas dos E.U.A. Não exatamente preocupados com moral e bons costumes, isso é isca para enganar e arregimentar, os ataque é por temerem o discurso dele contra essa exploração do homem pelo homem em nome de um sistema financeiro excludente e escravizador. Esse filme vem em boa hora. Apesar de algumas faltas em relação a biografia pregressa de Ratzinger. A cena com os dois torcendo e bebendo cerveja é ótima. Que passemos a viver assim com os nossos diferentes. Há a inserção do encontro real entre Bergoglio e Ratzinger durante cena da partida de futebol.
 

"Aah, look at all the lonely people" - "Aah, olhe todas
 essas pessoas solitárias" - Letra de Eleanor Rigby

 

OBS: O Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, criticou duramente e descreveu como "muito injusta" a representação feita pelo filme da Netflix  tanto de Bento XVI como do Papa Francisco.

 

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