terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Força da Natureza - In Memorian: John Belushi

 


Tsunami humano

por Alexandre César
(Originalmente publicado em 03//06/2020)

O exército (e a fanfarra) de um homem só
 
 

Primórdios: Apenas um jovem amante da música...



Imaginemos um ator, músico e cômico que fosse como os terremotos, os vulcões, os tsunamis, e outras forças da Mãe Natureza, que tudo viram ao avesso tal é a força que carregam em seu bojo, e nisto, marcam aqueles que puderam apreciar o seu breve e intenso brilho, seguindo seu elétrico e popular astro, enquanto ia marcando seu tempo como um cometa.
 

Dan Aykroyd e John Belushi: Feitos um para o outro numa amizade sólida para o que desse e viesse...



Nascido John Adam Belushi ( Chicago, 24 de janeiro de 1949 – West Hollywood, 5 de março de 1982) John Belushi em sua breve estada neste planeta, foi um ator, músico e comediante americano, filho de imigrantes albaneses que marcou presença na primeira geração do programa humorístico Saturday Night Live, junto com o amigo Dan Aykroyd, Steve Martin, Chevy Chase, entre outros, além de ser irmão do ator James Belushi.

 

"Sathurday Night Live" na sua primeira geração, com os jovens Chevy Chase, Dan Aykroyd, John Belushi e o produtor Lorne Michaels...


Belushi sempre quis fazer música. Ele havia sido assim desde o Ensino Médio, quando ele foi baterista de uma banda de garagem chamada Os Corvos. Isso apesar da total rejeição de seus colegas de banda às habilidades de Belushi como cantor. “Ah, John, não sei…”, um deles diria. “Talvez você possa cantar uma música do Ringo.”


No "Sathurday Night Live" com Buck Henry, como "Samurai Futaba"...



John Belushi, o amigo Dan Aykroyd entre colegas do elenco de "Sathurday Night Live" e abaixo, de bigodinho, Bill Murray...


Belushi ingressou em 1971 no Second City, grupo de comediantes de Chicago, tendo passado dois anos produtivos com a trupe. Graças à sua performance imitando o cantor Joe Cocker no falso documentário National Lampoon Television Show: Lemmings Dead in Concert (1973) de Tony Hendra, Michael Keady e outros (uma paródia de Woodstock) foi para Nova York, dirigindo e estrelando um programa chamado The National Lampoon Radio Hour. Lá ficando de 1974 a 75. Neste período conhece na cidade de Toronto/ Canadá, Dan Aykroyd, que seria seu maior amigo, como ele diria numa entrevista: - “Nós já tínhamos ouvido um do outro”, lembra Aykroyd. “Nós olhamos um para o outro. Foi amor à primeira vista.”

 

"Sathurday Night Live" foi o berço onde Aykroyd e Belushi deram à luz a "The Blue Brothers", que brilharam nos shows e nos discos...



"Clube dos Cafajestes" (1978) seu primeiro grande filme...


 Na primavera de 1975, Belushi e Aykroyd se juntam ao elenco do Saturday Night Live, marcando os quatro anos seguintes com tipos memoráveis como ‘Samurai Futaba’, num esquete grande e brilhante com espadas de samurai e rosquinhas de chocolate; também criou e interpretou ‘Super Bass-o-Matic 76’, ‘Fred Garvin, o Homem Prostituta’, fora as imitações de personalidades como Henry Kissinger, Elvis Presley, Marlon Brando ou William Shatner no antológico quadro “A última viagem da nave estelar Enterprise” (veja aqui ), tendo sido neste período premiado com o  Emmy, e eleito o Melhor Roteirista em um Programa de Variedades ou Musical em 1977 e ainda indicado como Melhor Ator (coadjuvante/ secundário) em um Programa de Variedades ou Musical em 1977 e 1978.

 

Amigos da fuzarca: John Landis, no colo de Bruce McGill, junto com Belushi num intervalo das filmagens de "Clube dos Cafajestes" (1978).


"Os Irmãos Cara de Pau" (1980): Consagração da dupla Aykroyd-Belushi num pesadelo logístico...


Neste período, será uma das vozes do desenho Tarzoon: A Vergonha da Selva (1975) de Picha e Boris Szulzinger e o filme televisivo The Beach Boys: It´s OK (1976) de Gary Weis, Com A Corda no Pescoço de Jack Nicholson, The Rutles: All You Need is Cash (ambos de 1978) de Eric Idle e Gary Weis e logo depois estrearia o seu primeiro grande filme: Clube dos Cafajestes (National Lampoon’s Animal House, 1978) de John Landis. Belushi, que interpretou John “Bluto” Blutarsky, o patife guloso que reúne a Delta House rumo à glória, virando uma grande estrela do cinema. Viriam em seguida Amor em Dobro(1979) de Joan Tewkesbury, 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979) de Steven Spielberg, como o alucinado piloto Cap. Wild Bill Kelso e, Os Irmãos Cara de Pau (The Blue Brothers,1980) de John Landis, onde Belushi e Aykroyd reviviam os irmãos Joliet e Elwood “Blue”, surgidos no Saturday Night Live e que tiveram sucesso em shows e alcançando o topo daBillboard com seu disco Briefcase Full of Blues (1978).


"1941: Uma Guerra Muito Louca" (1979) O filme fracassou, mas Belushi roubava a cena como o alucinado Capitão Wild Bill Kelso...


O filme foi uma pesadelo logístico para a O filme foi uma pesadelo logístico para a Universal Pictures, por conta das diferenças de método dos executivos com a equipe criativa, que demorou a finalizar o roteiro, além de suas sequências de ação desvairadas e, pela postura alucinada de Belushi, que se tornou desastrosa, graças ao seu vício espiral (e, em última instância, letal) em cocaína, atrasando o cronograma e estourando o orçamento, mas ao final, a despeito de suas péssimas críticas iniciais e sua inicialmente péssima bilheteria, o filme foi ganhando status cult e tornou-se a mais lucrativa comédia da Universal.


Em "Estranhos Vizinhos" (1981) voltou a atuar com o amigo Aykroyd, fazendo dessa vez um tipo certinho, quadrado...


Vieram ainda Vieram ainda Brincou com Fogo... Acabou Fisgado! (1981) de Michael Apted  e Estranhos Vizinhos (1981) de John G.Avilsen, repetindo a parceria com o amigo Aykroyd onde desta vez Belushi faz um personagem certinho, careta e reprimido, bem o oposto de sua persona exuberante.


Dan Aykroyd, em pé no funeral do amigo, exibindo a dor da perda...


Pouco depois, como decorrência de seus apetites vorazes, em 5 de março de 1982 era encontrado morto, vítima e uma overdose de Speedball (uma combinação de heroína e cocaína) em seu bangalô no Chateau Marmont, um hotel de Los Angeles. Foi enterrado no Abel´s Hill Cemetery na ilha de Martha´s Vineyard, Massachusetts, além de uma pedra memorial feita pela família no cemitério Elmwood, River Groove, Illinois. John Belushi tinha 33 anos.

 

Pedra memorial no cemitério de Elmwood, na cidade de River Groove, no estado de Illinois...


Morto jovem, com todo um potencial não-realizado do que poderia ainda ter feito, John Belushi tornou-se um ícone da comédia moderna, sendo referencial das gerações posteriores, sendo homenageado em músicas dos conjuntos Greatful Dead e Anthrax, além de ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2004, e a sua performance de “Bluto” fantasiado de Nero em Clube dos Cafajestes permanece como uma das mais imitadas no Halloween e nas festas das fraternidades estudantis americanas, permanecendo ele como um dos pilares da comédia moderna, entre outras contribuições à arte no geral.

 

Homenagem a um filho célebre: Em 2008 o Serviço dos Correios da Albânia emitiu um selo comemorativo homenageando o ator, filho de emigrantes que venceu na “Terra do Tio Sam”...


 

- "ATACAAAARRRRRRR!!!!!!!"



0 comentários:

Postar um comentário