sábado, 9 de abril de 2022

Bons Mal-elementos... - Crítica - Filmes: Os Caras Malvados (2022)

 


Os caras são da pá-virada...

 
por Ronald Lima

Animação da Dreamworks brinca com os "heist movies"
 


 
Dreamworks lança o Lobo Mau, o Tubarão, a Cobra, a Tarântula e a Piranha!!! Ao público! A "fina-flor" da vilania das fábulas e de tantas narrativas estereotipadas desde os filmes pulp de selva passando por Tubarão de Spielberg no distante ano de 1975.
 
 
Sr. Lobo, ousado carteirista, Sr. Cobra, arrombador de cofres, Sr. Tubarão, descontraído mestre do disfarce, Sr. Piranha, ‘músculo’ com pavio curto e a Sra. Tarântula, hacker (também conhecida como “Webs”).

 

 

Todas as produções atuais fazem uso de inúmeras referências, as mais reconhecíveis são aquelas do próprio mundo do cinema e mídia streaming e televisiva. Assim temos o Sr. Snake trajado como Johnny Depp em Delírio em Las Vegas de Terry Gilliam gastando tempo num bate papo com o Sr. Lobo sobre festa de aniversário bem trivial dentro de uma lanchonete Pulp Fiction do Tarantino, após esse início calmo, pacato e até contra as expectativas entra vertiginosamente para uma perseguição de automóveis que facilmente lhe fará rever Bullit de Steve McQueen com visão de dentro do carro e tudo, o que muito influenciou os games inclusive, a medida que a perseguição se intensifica as trombadas e capotagens e empilhamentos de viaturas da polícia fariam os irmãos Jake e Elwood Blues dos Irmãos Cara de Pau sentirem-se honrados. 

https://www.3velhosnerds.com.br/2021/06/a-servico-do-senhor-classicos-os-irmaos.html

                     

Bullit de 1968 - Com Steve McQueen - A incrível cena de perseguição de carros através das Ruas de São Francisco se tornou uma das mais influentes na História do Mundo POP.



A profusão de carros de polícia empilhados e danificados em infinitas trombadas e capotagens no Filme dos Irmãos Cara de Pau de 1980 é um record ainda a ser superado.


Tudo segue em velocidade máxima dentro de um automóvel pau pra toda obra, tal qual ao adaptado e bombado novo Batmóvel Dodge Charger em The Batman, e ambos são na cor preta... Nesses minutos iniciais o espectador fica a par de quem é cada um dos 5 Malvados além do caráter e habilidades, reforça a química entre eles e estabelece uma cumplicidade com a audiência. A animação se move em bom ritmo com grande equilíbrio entre momentos de diálogo e as vertiginosas cenas de ação. Há espaço para o roteiro explicar o que ali ocorre (ou ocorreu) e criar as sequências seguintes.
 
 
"Vai Encarar? Qual é... ? Não temos nada contra ninguém não! A galera é que não gosta da gente nem de graça."


Os Caras Malvados em questão são aqueles animais sempre marcados como possuidores de má índole ou asquerosos. O lobo, a cobra, aranha, piranha e tubarão. O 1º é o personagem mau de tantos contos de fadas, a 2ª criatura está marcada pelo dogmatismo religioso, tubarões e piranhas foram manchados por uma enorme quantidade de Filmes B. Aranhas são vistas como venenosas, repulsivas e assustadoras. Todos relegados como animais maus, cruéis ou indesejáveis, em geral descritos em termos negativos. Então porque não assumir de fato serem os Malvados da História? Esse grupo é responsável por incríveis roubos deixando sua marca em desafio por onde passam e nunca foram capturados, além deles há um ladrão misterioso e solitário que se tornou lenda após o roubo de um anel super valioso, desapareceu e agora lhes serve de inspiração. Um roubo sensacional é o que lhes atrai... Nem tanto o objeto em si que vão roubar. Tudo para mostrar que são os melhores no que fazem.

 
 
"Conosco ninguém podosco mermão!"



The Bad Guys é baseado na série incrivelmente bem-sucedida de livros infantis de mesmo nome de autoria de Aaron Blabey, onde não como maus exatamente e sim incompreendidos. Eles não percebem que estão em um ciclo de reincidência. Forçados para sempre não serem maiores do que os rótulos que foram colocados sobre eles.


Até o momento 9 edições dos Caras Malvados



Tudo muda quando um milionário filantropo da cidade os desafia a provarem que para se tornarem boas pessoas é necessário uma orientação certa e o ambiente certo.

"Give Peace a Chance" - O Professor Marmelada não é igualzinho ao Topo Gigio?



Os indivíduos podem mudar? Somos todos apenas a soma total de como a sociedade nos percebe? Podemos crescer além disso e nos tornar algo melhor? Algo maior? O filme é uma metáfora para várias coisas, desde nossas noções de bondade (às vezes mal interpretadas como no Desenho) até o sistema prisional e a maneira como tratamos nossos ex-presidiários. E tudo isso é apresentado de uma forma perceptiva e pungente em algumas cenas.

viralizou...!


A animação é muito bacana, um CGI onde ninguém se parece com bonecos feitos de borracha ou vídeo game, o CGI combinado a um traço 2D de revista em quadrinhos, há uma sequência de luta dentro de um presídio realizada totalmente em 2D; temos cores fortes que não agridem, muito agradável de ver em tela grande, uma sequência de giros de câmera no resgate de um meteoro. Cada sequência de ação é dinâmica, cinética e empolgante de se ver. 


Perceba o traçado de "caneta" nas linhas de contorno do focinho e olhos, as linhas de ação vindo de trás, típica dos quadrinhos e o corpo em 3D... Gostei muito dessa combinação.


                                         Os Mestres dos Mil Disfarces

Cada personagem possui uma piada permanente que ressurge aqui e ali, o Sr. Tubarão é um mestre do disfarce, capaz de enganar convincentemente qualquer um com apenas um chapéu e bigode na mais perfeita referência ao cartoon da Hanna Barbera: O detetive Elefantástico, 1977, o Sr. Piranha é o cara forte do grupo, sempre pronto para a porrada e de uma inocência infantil em suas falas e atitudes, a Srta. Tarântula é dedicada ao extremo e muito perspicaz, tem enorme capacidade de improvisação quando o assunto é tecnologia geek, o Sr. Cobra é o sujeito amargo que não gosta de aniversário e não perde a chance de sacanear alguém, o Sr. Lobo é o canastrão que se aproveita da boa estampa e muita lábia para se dar bem. Bom roteiro para os personagens coadjuvantes, o milionário filantropo Professor Rupert Marmelada, um Porquinho da Índia possuidor de um comovente e açucarado discurso de superação e bondade, um pouco Walter Mercado e outro tanto desses milhares de  gurus de autoajuda para empresas... Seu visual e discurso meloso me remeteu ao Topo Gigio, a histriônica chefe de polícia Misty obcecada em prender os Malvados, sua força policial é completamente inepta, a Governadora, Srta. Raposina, Diane Raposina, que demonstra entender como é a mente de quem se dedica ao roubo para ter fama e para fechar temos a Tiffany, repórter de campo da grande mídia... Sensacionalista é evidente, a notícia é entregue em 1ª mão e nenhuma explicação muito profunda do por que aquilo está ocorrendo, a personagem faz uma boa ligação com o espectador causando realmente um impacto com a notícia... Ainda que não totalmente verdadeira. É interessante o cartoon mostrar os reais motivos do que está ali na explosiva notícia de última hora.

Como nos cartoons clássicos animais antropomorfizados convivem com humanos e esses
parecem terem sido desenhados pelo Estúdio Maurício de Souza


A excelente trilha sonora está a cargo de Daniel Pemberton vencedor do Oscar de melhor trilha com a animação Spider-Man Into The Spider-Verse. Você pode acompanhar a trilha sonora com uma incrível combinação de: eletrônica, jazz, ambient, blues e rock. The Bad Guys está no SPOTIFY, destaque para as faixas: 4 -"The Heist of Good" e a faixa 6 - "Meet The Bad Guys" e... Melhor dizendo, destaque em várias, pronto! A trilha é incrível! Digite no spotify: The Bad Guys soundtrack e deixa rolar. 
P.S. Na lista entra algumas outras músicas por conta da hastag ou link (ou sei lá o que mais) "bad guy", (maravilha!) só acrescenta ao clima.

Shake baby, shake shake shake, shake your booty!



Elogiar a dublagem nacional não é surpresa para mais ninguém, somos muito bons no que fazemos... Com certeza.
Sr. Lobo com Rômulo Estrela pegou fácil todo jeito Bom Malandro do Lobo Mau, a super sexy Governadora Diane Raposina de Agatha Moreira, que voz apaixonante... uau!! O amargo e acre Sr. Cobra de Sergio Guizé no tom certo rouco e áspero como o personagem pede, a voz doce porém firme da Tarântula com a dublagem de Nivy Estephan e toque de voz "coitadinho fala mansa" do Professor Marmelada com Sérgio Stern são os destaques, completando o elenco Sr. Tubarão com Babu Santana, Sr. Piranha na voz de Luis Lubianco, a chefe de polícia Misty é a Isabela Quadros, excelente também e Pâmela Rodrigues é a Tiffany

"A Ópera do Malandro" está apenas começando...


 

The Bad Guys sabe que são as crianças o público e o discurso está bem claro para que entendam todas essas questões colocadas, estão bem explicadas e definidas. Os Caras Malvados irão atender facilmente o público adulto com suas referências, bom roteiro e boa música para mover algo de redentor dentro de todos nós e quem sabe conseguirmos enxergar com melhores olhos quem for diferente.

"ai, ai se eu te pego!"



Os Caras Malvados é uma animação sobre uma quadrilha de assaltantes, uma aventura de ação e uma história de origem, afinal são 9 livros e pode gerar alguma continuação. Roteiro foi adaptado por ninguém mais ninguém menos que Ethan Cohen. É o encontro dos filmes e seriados policiais dos anos 70 com Guardiões da Galáxia. Tem personagens legais e ótima música (já disse isso né?). Portanto não perca a oportunidade de ver em tela grande.
 
                      
                          "- Valeu cara! Tu é bom!”
                     “- Você quer dizer mau?!?”
                     “- Não, tu é bom, ou melhor: Um Bom Mau..."

 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário