Primeira-Dama símia
por Alexandre César
(Originalmente postado em 06/ 08/ 2018)
Personagens marcantes numa carreira sólida e discreta
#PlanetaDosMacacos55Anos
![]() |
A bela humana cujos olhos não foram mascarados por lentes de contato castanhas, como seus outros colegas de filme |
Kim Hunter, pseudônimo de Janet Cole (⭐ Detroid, Michigan, 12 de novembro de 1922 – ✝ Cidade de Nova York, Nova York, 11 de setembro de 2002), foi uma atriz norte-americana de cinema, teatro e televisão, sendo mais conhecida do grande público por interpretar a Dra. Zira nos três primeiros filmes da franquia O Planeta dos Macacos (mais sobre os filmes da franquia que ela participou veja aqui).
![]() |
Com David Niven em "Neste Mundo e No Outro" (1946). Drama de guerra |
Obteve grande destaque ao interpretar Stella Kowalski na produção original da Broadway de 1947 de Uma rua chamada Pecado e repetir o papel na versão cinematográfica (1951) de Elia Kazan, pela qual receberia o Oscar e o e o Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante. A cena em que o rude Kowalski (Marlon Brando)
entra na casa, alucinado e de camisa rasgada gritando por ela que,
hipnotizada, desce as escadas para se jogar em seus braços é antológica,
considerada uma das mais sexys da história do cinema. Posteriormente Hunter faria em 1952 A Hora da Vingança, de Richard Brooks com Humphrey Bogarth e Um Começo de Vida, de George Seaton.
![]() |
Com Marlon Brando em "Uma Rua Chamada Pecado" (1951). Erotismo à flor da pele... |
Tudo ia bem, até sua carreira ser abalada quando foi incluída na lista negra de Hollywood por toda a década de 1950, o período do Macartismo, sob acusação de pertencer ao Partido Comunista dos Estados Unidos da América. Em 1956 ela estrelou ao lado de Bette Davis no filme no filme Storm Center de Daniel Taradash, que tratava desse assunto, e, no mesmo ano, a comédia Bermuda Affair, de A. Edward Sutherland.
![]() |
Com Humphrey Bogarth no Noir "A Hora da Vingança" (1952) |
Em 1957, apareceu com Mickey Rooney na transmissão ao vivo da peça dramática The Comedian, escrita por Rod Serling (de Além da Imaginação) e dirigida por John Franknheimer, que, no mesmo ano, a dirigiria em No Labirinto do Vício. Faria ainda Falta Um Para Vingar (1958, de Richard Bartlett).
![]() |
Com Jock Mahoney no western "Falta Um Para Vingar" (1958) |
Ao iniciar a década de 1960, Hunter passaria para a TV e ficaria conhecida com suas participações especiais em seriados médicos, como Dr. Kildare. Participou também de . Participou também de Give Us Barabbas! (1961, de George Schaefer) e, em 1962, participou de Réquiem Para Um Lutador, de Ralph Nelson.
![]() |
Com Charlton Heston em "Planeta dos Macacos" (1968). Erotismo entre espécies |
Em 1964 participou de Em 1964 participou de Lilith, de Robert Rossen. Em 1968 integrou o elenco de The Young Loner, de Michael O´Herlihy, e Enigma de Uma Vida, de Sydney Pollack e Frank Perry, antes de retornar a um grande papel, quando deu vida a Doutora Zira, a chimpanzé cientista de Planeta dos Macacos (1968, de Franklin J. Schaffner). Ela retoma a personagem em De Volta ao Planeta dos Macacos (1970, de Ted Post) e Fuga do Planeta dos Macacos (1971, de Don Taylor). Foi a única intérprete símia que não usou lentes de contato castanhas, pois o diretor queria que Zira tivesse um olhar mais vívido e humano do que os outros macacos. Atuou ainda na mesma época no teatro na peça The Swimmer, ao lado de Burt Reynolds.
![]() |
Com Roddy McDowall em "Fuga do Planeta dos Macacos" (1971). Os dois estudaram a forma de olhar e de se movimentar dos chimpanzés para compor seus personagens |
Em 1973, Hunter interpretou o papel de uma médica presa por oferecer aborto a suas pacientes no seriado da ABC Griff. Na época, a questão ainda estava sendo analisada pela Suprema Corte. Em 1974, Hunter participou de Inocência Ultrajada, o controverso filme da NBC. Ela era a mãe da personagem principal, vivida por Linda Blair. A cena mais relembrada do filme é a que a personagem de Blair é estuprada pelas colegas enquanto toma banho na escola. O filme acabou sendo responsabilizado por um estupro semelhante nos E.U.A. de uma menina de nove anos, mas o caso foi arquivado pela Suprema Corte da Califórnia.
Kim
Hunter no processo de maquiagem para Zira. Charlton Heston, ao
encontrá-la na rua, levou um tempo para reconhecer a colega de cena,
pois só a viu caracterizada durante as filmagens
Na década de 1980, Hunter apareceu em várias telenovelas. A mais famosa delas foi The Edge of Night, pela qual recebeu uma indicação ao Emmy de melhor atriz. Um de seus últimos papéis de destaque foi em Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal, filme dirigido por Clint Eastwood em 1997 e estrelado por John Cusack, Jude Law e Kevin Spacey.
![]() |
Com Vincent Price na entrega do Oscar de 1982, entregando a Rick Baker a sua primeira estatueta |
Kim Hunter morreu de ataque cardíaco em Nova Iorque aos 79 anos de idade. Por sua contribuição ao cinema, ela possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood: uma na Vine Street, no número 1617, e outra localizada na mesma rua, no número 1715.
![]() |
Com John Cusack em "Meia-Noite no Jardin do Bem e do Mal" (1997) |
0 comentários:
Postar um comentário