quarta-feira, 3 de maio de 2023

Uma voz memorável - In Memorian: Bing Crosby

 


Melodia, charme, elegância... e algumas tragédias

por Alexandre César 
(Postado originalmente em 03/ 05/ 2018)

A encarnação clássica do católico irlandês, não-turrão...

Uma imagem que transbordava simpatia, mas que também tinha seus fantasmas

Uma figura cuja persona passava uma classe e elegância não esnobes, aliada à uma voz melodiosa, cujo estilo único o tornaria para sempre lembrado com carinho fosse por  suas canções. fosse pelos tipos que interpretou nas telas, sempre transbordando simpatia. Simpatia essa que atendia pelo nome artístico de Bing Crosby ( Tacoma, Washington, 3 de maio de 1903 - Madrid, Espanha, 14 de outubro de 1977) cantor e ator e norte-americano. Considerado um dos maiores cantores populares do século XX, tendo um estilo único que conquistou milhões de fãs. É recordista de bilheteria em shows e de vendagem de discos, além de ter feito mais de cem filmes; em 1980 ultrapassou a vendagem de 400 milhões de discos e gravou ao longo de sua carreira mais de 2.600 músicas. Se casou duas vezes e teve sete filhos, Quatro deles com a cantora Dixie Lee , sua primeira esposa e três deles com a também atriz Kathryn Grant, sua segunda esposa.


O início, no trio The Rhythm boys...


Nascido Harry Lillis Crosby, o apelido de Bing foi dado por ele mesmo inspirado no personagem Bingo (da tira de quadrinhos ”The Bingsville Bugle“). Abandonou a carreira de Direito para tocar bateria e cantar. Montou um trio e percorreu os Estados Unidos de uma costa a outra no final da década de 1920. Em 1925, ele e seu amigo pianista Al Rinker decidiram sair de Spokane rumo a Los Angeles. Juntos eles passaram a se apresentar em vários clubes e chegaram a gravar um disco independente, om a canção "I Surrender, Dear", que nem foi distribuído em lojas. Um irmão de Bing, Everett,  é quem teve a ideia de mandar o disco para o presidente da CBS.

 

Com Dorothy Lamour e Bob Hope,em "A Sedução do Marrocos" (1942). Amigo e parceiro de vários filmes.


Com o sucesso na música, o cinema foi decorrência natural, e em 1930 apareceu pela primeira vez no filme O Rei do Jazz de John Muray Anderson. Sua primeira gravação solo foi logo depois, em 1931 com "I Surrender, Dear". Daí, assinou contrato com rádios e gravou mais de 300 músicas até o final da década de 50, se transformando no cantor mais popular dos Estados Unidos nas décadas de 30 e 40.  

 

"O Bom Pastor" (1944). Oscar de melhor ator, que teve continuação...


No cinema, Bing Crosby formou famosa dupla cômica com Bob Hope nos anos 40. Brilhou em Fuzarca a Bordo (1936) de Lewis Millestone, A Sedução do Marrocos (1942) de David Butler, O Bom Pastor (1944) de Leo McCarey, que lhe deu o Oscar melhor ator, no qual faz o papel central de um pastor que consegue disciplinar uma gangue de rua usando a música como inspiração. Uma segunda indicação pela Academia veio no ano seguinte, com Os Sinos de Santa Maria (1945) de Leo McCarey (uma sequência de O Bom Pastor) onde repete o papel do Padre O'Malley, que é enviado para recuperar uma falida escola paroquial e se desentende com a Irmã Benedict (Ingrid Bergman), gerando entre eles enormes e engraçadas discussões. Destacam-se também A Caminho do Rio (1947) de Norman Z. McLeod, Anjos e Piratas (1951) de William Dear, Natal Branco (1954) de Michael Curtiz, cuja canção "White Christmas" imortalizou a sua voz, transformando-a em sinônimo de Natal, sendo a única canção a permanecer nas paradas por 20 anos – de 1942 a 1962 – vendendo nada mais, nada menos, do que 30 milhões de cópias.

 

Com Ingrid Bergman em "Os Sinos de Santa Maria" (1945). O padre O'Malley retorna para mais um round, agora, com a irmã Benedict...

Dentre outros tantos sucessos no cinema, destacam-se Amar é Sofrer (1954) de George Seaton, que lhe valeu outras indicações ao Oscar em 1954, Alta Sociedade (1956) de Charles Walters, Dizem que é Amor (1960) de Blake Edwards, Robin Hood de Chicago (1964) e A Última Diligência (1966) ambos dirigidos por Gordon Douglas.  

 

Com Dany Kaye e Rosemary Clooney em "Natal Branco" (1954). Música campeã de vendas por duas décadas.


Mas como nada é perfeito, apesar de todo o sucesso e da voz fabulosa, no seio familiar, segundo relatos, Bing não era fácil de lidar: pai carrasco, filhos problemáticos (segundo o escritor Ruy Castro, um pesquisador da vida do cantor, os fãs questionam o fato de que só os filhos do seu primeiro casamento tiveram uma vida tresloucada, pois a primeira esposa também seria uma mãe severa). Somente anos mais tarde o lado sinistro de Bing Crosby foi revelado. Sua ex-mulher, Dixie, quando agonizava de um câncer no ovário, dissera a amigos que Bing a negligenciava. Após sua morte, que o devastou, Bing tornou-se um pai solteiro e um disciplinador severo. Dois de seus filhos, Lindsay e Dennis, cometeram suicídio, anos após a sua morte, vítimas de depressão.

 

Com Grace Kelly e Frank Sinatra em "Alta Sociedade" (1956). Trindade icônica...


 

Bing Crosby morreu em 1977, aos 76 anos de idade em Madri, na Espanha, depois de ter feito um show na Inglaterra (no London Palladium) cujos ingressos se esgotaram em minutos. Bing morreu fazendo uma das coisas de que mais gostava na vida: jogar golfe. Os amigos próximos e familiares garantem que suas últimas palavras foram: "-Foi um maravilhoso jogo de golfe, companheiros."

 

Com Dean Martin, Sammy Davis Jr. e Frank Sinatra em "Robin Hood de Chicago" (1964)


Ao morrer, o crooner deixou para sua última esposa, a atriz Kathryn Grant e os sete filhos uma fortuna incalculável, obtida como artista e multiplicada pelos empreendimentos diversos: mineração, cavalos de corrida, ranchos, times de baseball e indústria de suco de laranja. Ele podia ser artista, mas tinha os pés bem no chão, sabendo administrar as suas finanças de forma competente.

 

Com a primeira esposa Dixie, e os filhos: Família disfuncional...


O corretor ortográfico do Word sublinha com uma ondinha vermelha o nome de Bing Crosby quando você escreve. Ou seja: para o World, Bing Crosby é um “erro”.Ruy Castro

Nós e você não concordamos com isso Ruy...
 

Sua neta Denise Crosby habita o imaginário nerd como a impulsiva Ten. Tasha Yar de "Star Trek: A Nova Geração"



0 comentários:

Postar um comentário