sábado, 6 de maio de 2023

Muuito à frente de tudo e todos - In Memorian: Orson Welles

 

Genial & Maldito

por Alexandre César
(Originalmente postado em 06/ 05/ 2018)


O maior autor do cinema, só valorizado pós-mortem

 

“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.”

Orson Welles

 

Orson Welles: Mais fácil enumerar o que ele NÃO fazia bem...


No fundo,um grande garoto criativo que em suas brincadeiras queria contar histórias, e passou a sua vida tentando convencer o público de que elas eram boas histórias. Talvez essa fosse a melhor definição de George Orson Welles ( Kenosha,Wisconsin, 6 de maio de 1915 — Los, Angeles, Califórnia, 10 de outubro de 1985) cineasta, roteirista, produtor e ator norte-americano. Este corpulento "menino" é considerado (com muito mérito) um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, em que teve excelentes resultados. 

 

Orson Welles & H.G.Wells: Quando os titãs se encontram...

Jovem prodígio e órfão desde criança (aos 9 anos perdeu a mãe e aos quinze, morria o seu pai), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu. Adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar, apaixonando-se cedo pelo teatro e encontrou espaço na cena nova-iorquina em 1934, graças ao programa governamental Federal Theatre Project, com o qual produziu adaptações de Macbeth - com um elenco completamente negro - e - com um elenco completamente negro - e The Cradle Will Rock. Pouco depois e, após ser recomendado, entre outros, pelo romancista e dramaturgo Thornton Wilder, formou a sua própria companhia de teatro em 1937, a Mercury Theatre Company junto com John Houseman. Sua primeira obra foi Julius Caesar, adaptando a obra de Shakespeare aos tempos modernos como uma alegoria sobre o fascismo.

 

"Cidadão Kane" (1941): "11 entre cada 10" listas de maiores filmes o inclui...


Ele alcançou o sucesso aos vinte anos graças à obra radiofônica, A Guerra dos Mundos, baseada no livro de H. G. Wells, que causou comoção nos EUA quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena. Um “Exército” que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal "pegadinha". A fama do jovem Welles começava...


As inovações na fotografia, edição e direção de arte tornaram o filme um marco

 

Esta sensacional estreia lhe valeu um contrato de três filmes com o estúdio RKO, que lhe deu a liberdade absoluta em suas realizações. Apesar destes benefícios, apenas um dos projetos planejados conseguiu ver a luz do dia: Cidadão Kane (1941), o seu filme mais bem sucedido, onde foi diretor, co-roteirista, produtor e ator no filme e surpreendentemente, o acúmulo de funções não acabou influenciando de maneira negativa o resultado final, surgindo uma obra completamente à frente do seu tempo. Os elogios a Citizen Kane se originaram por três motivos: Welles inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas. Algumas delas são:

  • Ângulos de câmera (uso de plongéee contra-plongée).
  • Exploração do campo (campo e contra-campo).
  • (narrativa não linear).
  • Edição/Montagem (muito sofisticada para e época de sua realização, devido a não linearidade da narrativa).


"It´s All True". Filmagem no Brasil em projeto inacabado


 

Orson Welles retratou em Cidadão Kane a vida e a decadência de um magnata da comunicação norte-americana, baseado na história do milionário William Randolph Hearst, que tentou impedir o seu lançamento, mesmo estando pronto. Ganhou nove indicações para o Oscar, mas venceu apenas uma, a de melhor roteiro original. Contudo, sua coragem de realizar esta obra-prima acabou resultando no fechamento de muitas portas no futuro, beirando ao ostracismo no fim da vida.


"Soberba" (1942). Retrato de uma época e suas convenções sociais.


Logo após Cidadão Kane, Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia filmar o famoso carnaval carioca para acrescentar ao seguimento My Friend Bonito, do documentário It´s All True. Mas algo desastroso ocorreu. Sobre o fato, Welles comentou em entrevista ao crítico de cinema, André Basin: "Era co-dirigido por mim e Norman Foster. Era uma história entre um pobre menino e seu touro. Depois fizeram outra versão, modificando todas as idéias e refazendo tudo ao modo deles. Eu tinha rodado durante três meses, mas a RKO (estúdio) me despediu. Quando retomaram a ideia não queriam saber mais nada de mim. Tampouco me pagaram nenhum tipo de direitos e atuaram como se fosse uma história original". 


"O Estranho"(1946): Suspeito de passado nebuloso...

Esse tipo de problema iria ser uma constante na carreira de Welles, que logo após o fracasso de público de A Dama de Shangai (1948) raramente conseguiria realizar um filme à sua maneira, dirigindo quase sempre em condições precárias.

Para se ter um exemplo, as filmagens de Don Quijote de Orson Welles (1959 - 1972) duraram mais de dez anos, e mesmo assim somente a copia do filme pode ser vista (disponível em DVD).


Heresia: Uma Rita Hayworth loura em "A Dama de Shangai" (1948)...


Tentando continuar sua carreira, ele passou as décadas seguintes aceitando papéis de ator, (chegando a se definir como um “mendigo de luxo”...) no qual sua presença e voz marcante, mesmo quando as participações eram pequenas, nunca passavam sem chamar atenção. 

 

"Mackbeth - Reinado de Sangue" (1948): Visual expressionista.


 

Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, Welles atuaria em O Terceiro Homem (1949) de Carol Reed, faria o padre Mapple de Moby Dick (1956) de John Huston, e como um dos co-protagonistas do premiado O Mercador de Almas (1958) de Martin Ritt. No mesmo ano, dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, (a ideia originalmente seria só atuar, mas como o astro Charlton Heston ficou alegre pensando que ele iria dirigir, os produtores resolveram contratá-o...) famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante, e teria um de seus melhores desempenhos em cena no filme Estranha Compulsão (1959) de Richard Fleischer.


Como Harry Lime, o adorável escroque de "O Terceiro Homem" (1949)


Em 1962 realizou O Processo, filme baseado na obra de Frans Kafka. Welles considerou este um dos seus mais gratificantes filmes realizados.

John Huston apresentou o Oscar honorário a Welles em 1971 e o artista, que não esteve presente na cerimônia, o aceitou com um vídeo onde disse: "É mais divertido olhar adiante do que para o passado. 30 anos de carreira dão para muito, mas não posso esquecer que passei esse tempo sozinho”.


"Othelo" (1951): Edição à frente de seu tempo


Em 1975 recebeu a homenagem do American Cinema Institute e voltou a emocionar: "Esta honra só posso aceitar em nome de todos os inconformistas. Podem ser livres, mas não se consideram únicos nem se veem como os melhores".

Foi casado com a atriz e socialite Virginia Nicholson (1934-1940) com quem teve a filha Christopher Welles, a atriz Rita Hayworth (1943 - 1947) com quem teve a filha Rebecca Welles, a atriz italiana Paola Mori (1955 - 1985) com quem teve a caçula Beatrice Welles, além de relacionamentos com a atriz mexicana Dolores Del Rio (1938 - 1943) e a modelo croata Oja Kodar (1966- 1985). Ao todo, teve três filhas (uma com cada esposa), e um filho, Michael Lindsay Hogg, fora do casamento, com a atriz Geraldine Fitzgerald.


"A Marca da Maldade" (1958): De ator a diretor graças a Charlton Heston.


Em 1979 teve um pequeno papel no filme The Secret Life of Nikola Tesla de Krsto Papc.

Também emprestou a sua voz ao milionário Robin Masters no seriado Magnum. Seu último trabalho foi dublando a voz do planeta Unicron no desenho animado de longa metragem de 1986 The Transformers: The Movie.


"O Processo" (1962) : Anthony Perkins versus o mundo...

 

Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua casa no bairro de Hollywood, em Los Angeles, Califórnia em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, e, segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve."

Uma curiosidade: nesse mesmo dia também falecia o ator Yul Brynner.


Com Jean Moreau em "Falstaff - O Toque da Meia-Noite" (1966). Personagem adequado ao físico do ator.


As cinzas de Welles, fã da Espanha, especialmente da região de Andaluzia e de touradas, repousam em Ronda (Málaga), no sítio de propriedade do ex-matador de touros Antonio Ordóñez, depositadas ali pelo expresso desejo do cineasta em seu testamento.


O mockumentary "Verdades e Mentiras" (1973): Na arte, nada soa mais verdadeiro do que a mentira...


No cômputo geral, Welles acompanhou Cidadão Kane com filmes aclamados pela crítica, incluindo Soberba (1942) e A Marca da Maldade (1958). Embora estes três são seus filmes mais aclamados, os críticos têm argumentos que outras obras suas, como O Estranho (1946), A Dama de Shangai (1947), Macbeth - Reinado de Sangue (1948, cuja produção precária e o curto tempo de filmagem ainda sim, resultou num filme visualmente impactante),Othello (1951, cuja edição acelerada é considerada uma “ancestral” dos vídeoclips), Fastaff - O Toque da Meia-Noite (1966) ou Verdades e Mentiras (1973) foram subvalorizados na época de seus respectivos lançamentos.  

 

John Huston, Orson Welles e Peter Bogdanovich: Grandes amigos


Em 2002, foi eleito o maior diretor de cinema de todos os tempos em duas votações feitas pela British Film Institute entre os diretores e críticos, e uma ampla pesquisa de consenso crítico, listas de melhores e retrospectivas históricas o consideram como o diretor mais aclamado de todos os tempos. 

“Qualquer carreira no mundo artístico é uma montanha-russa, e muitos sucessos resultam da combinação de várias circunstâncias felizes. Mas deve existir algo mais também.”

                                                                                                              Orson Welles 


Nós te saudamos Orson! Obrigado por tudo!!!


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