![]() |
Fosse cowboy, fosse policial, ou detetive, etc... sempre Glenn Ford. |
Um cara normal e boa pinta, mas nada chamativo, mas que irradiava a força necessária para encarar os grandes desafios que surgiam para bagunçar a sua rotina pacata de vida, fosse como professor, policial ou rancheiro. Normalmente esta era trama comum nos filmes protagonizados por Glenn Ford, nome artístico de Gwyllyn Samuel Newton Ford (⭐ Québec, 1º de Maio de 1916 — Los Angeles, ✝ 30 de Agosto de 2006). Nascido no Canadá, ele apareceu em mais de 200 filmes, tornando-se uma das estrelas mais constantes no cinema. Tendo nascido canadense, filho de um operário ferroviário de origem galesa, mudou-se ainda criança para Santa Monica, Califórnia onde em 1935 entrou para uma companhia teatral itinerante Infâmia de Lillian Helman, e se tornou cidadão americano em 1939 aos 23 anos.
![]() |
"Sementes da Violência" (1955) Como o obstinado Professor de um problemático Sidney Poitier. |
Ford é mais conhecido por seus papéis como cowboy em far wests e alguns filmes policiais como um homem normal em circunstâncias incomuns. Sua carreira de ator começou no palco,e depois da estréia em Heaven With a Barbed Wire Fence (1939) de Ricardo Cortez, ao lado de Jean Rogers.
![]() |
"Gilda" (1946). Nunca houve uma mulher como Rita Hayworth... |
Trabalhou em Náufragos de John Cromwell e Gloriosa Vingança de George Marshall (1941) e em As Aventuras de Martin Eden de Sidney Salkow e Os Desesperados de Charles Vidor (1942). Seu início na Columbia Pictures se caracterizou por papéis de cowboy. Ford deixou o cinema para se alistar na Marinha americana em dezembro de 1942, a quem serviu por dois anos e meio. Em outubro de 1943, casou-se pela primeira vez, com a dançarina Eleanor Powell (de quem se divorciou em 1959) Com ela teve seu único filho, Peter.
![]() |
"Os Corruptos" (1953) de Fritz Lang: Film Noir em que enfrenta Lee Marvin. |
Pode-se dizer que Ford saltou para a fama após receber uma sonora bofetada de Rita Hayworth em Gilda (1946) de Charles Vidor, em cuja cena de strip-tease, vemos o seu semblante arrebatado diante do corpo de Rita Hayworth; seqüência esta que, segundo muitos, supera a famosa cruzada de pernas de Sharon Stone no primeiro Instinto Selvagem (1991) de Paul Verhoeven. Tempos em que sutilezas visuais para induzir a imaginação do espectador faziam maravilhas...
![]() |
Nos anos 1950 com Eleanor Powell (se divorciaram em 1959) e seu único filho, Peter. |
Seguiram-se Os Amores de Carmem (1948) de Charles Vidor, Sementes da Violência (1955) de Richard Brooks, um dos primeiros filmes a mostrar a árdua luta de um professor para inspirar seus alunos, um grupo de delinqüentes juvenis. "Era um ator notável. Tinha qualidades mágicas e intangíveis, que causavam impacto na tela", disse Sydney Poitier, que atingiu a fama precisamente neste filme como um aluno problemático.
![]() |
"Como Nasce Um Bravo" (1958): Até dentro d´água |
A Casa de Chá do Luar de Agosto (1956) de Daniel Mann, com Marlon Brando (como um japonês!) e Galante e Sanguinário de Delmer Daves, e Não Caia n´Água Marujo de Charles Walters (ambos de 1957) , Como Nasce Um Bravo (1958) de Delmer Daves, Dama por Um Dia (1961) o último filme de Frank Capra.
![]() |
"Cimarron" (1960). Ele faz... o que tem de ser feito. |
Ford chegou a alcançar até mais popularidade que Gary Cooper e Cary Grant, como mostram as revistas de época. Em 1958, foi eleito o maior galã hollywoodiano, com mais de 100 filmes no currículo e atuações consagradas no teatro e na TV, destacando-se bons far wests como como Cimarron (1960) de Anthony Mann , O Pistoleiro do Rio Vermelho (1967) e A Pistola do Mal (1968) ambos de Jerry Thorpe .
![]() |
Como um fazendeiro vingativo em "A Pistola do Mal" (1968) de Jerry Thorpe |
Na TV, entre vários filmes que protagonizou, destaca-se a série Glenn Ford é a Lei (Cade´s County), que misturava ação, crime e drama, em que fazia o Xerife Sam Cade da fictícia cidade de Madrid County,
localizada numa vasta região semi-desértica que aparentemente ficava ao
sudoeste do continente norte-americano. A série durou de 1971 a 72, num
total de 24 episódios (que aqui foi veiculada na extinta TV Tupi) fazendo um personagem complexo, casando bem com a sua persona do caubói de olhar triste, Ford também participou de comédias e filmes românticos. Sua filmografia ainda inclui Superman (1978) de Richard Donner, onde fez bonito como Jonathan Kent, o fazendeiro que adotou o bebê kryptoniano.
![]() |
Como o Sherife Sam Cade em "Glenn Ford é a Lei " (Cade´s County) série de curta duração |
De acordo com uma entrevista, a atuação não era um problema para ele, pois só se preocupava em ser fiel à sua personalidade. "Tenho que interpretar a mim mesmo. Não sou um ator capaz de interpretar outra pessoa, como Laurence Olivier. A pior coisa que eu poderia fazer seria atuar numa obra de Shakespeare", confessou.
![]() |
"Superman - O Filme" (1978): Imagem icônica |
Sofria
de problemas cardíacos desde os primeiros anos da década de 90. Sua
saúde debilitada o impediu de assistir, no dia 1º de maio de 2006, a um
ato no Egyptian Theatre de Hollywood, que prestou tributo a sua trajetória. Ford desculpou-se por não poder comparecer e agradeceu pela homenagem. "Queria estar de pé e em atividade. Estou fazendo o que posso. É muito o que tenho que agradecer",
assinalou. Voltou a casar-se em 1965, com a atriz Kathryn Hays, mas o
novo casamento durou pouco. Em 1977, casou-se com a modelo Cynthia
Hayward, da qual se separou em 1984. Morreu na aos 90 anos, em sua casa,
em Berverly Hills (Califórnia).
![]() |
Em 1998, já adoentado. A vida tende à entropia... |
0 comentários:
Postar um comentário