Questões trabalhistas...
por Alexandre César
.png)
![]() |
No prólogo, Nicolas Cage e Nicholas Hoult e são inseridos digitalmente sobre os personagens de Dwight Frye e Bela Lugosi no clássico de 1931 |
Cansado de ser forçado a encontrar as vítimas para seu mestre, e de fazer tudo o que ele lhe pede, não importa o grau de degradação da ordem recebida, o sofrido ajudante do Príncipe das Trevas está pronto para descobrir se há vida fora da servidão, da sombra do vampiro, dando fim à sua dependência dele...
![]() |
Nova Orleans, Tempo atual. A direção de arte cria um universo de casas noturnas e ambientes sem a luz do sol |
Dirigido por Chris McKay (A Guerra do Amanhã), Renfield - Dando Sangue pelo Chefe (2023) ressignifica o servo do mais famoso vampiro, criado por Bram Stocker e protagonizado inicialmente nas telas por Dwight Frye no filme Drácula (1931), de Todd Browning. O roteiro, escrito por Ryan Ridley (Rick & Morty), baseado no argumento original de Robert Kirkman (The Walking Dead, Invencível), lida de forma inspirada com a simbiose entre Drácula e Renfield. Enquanto o vampiro tira seu poder do sangue de gente jovem, saudável e pura, como freiras, casais distraídos e ônibus lotados de líderes de torcida, o pobre Renfield tem apenas uma fração deste poder ao se alimentar de insetos (aqui adquirindo força e agilidade dignas do Fera dos X-MEN, que Hoult viveu nas telas...).
![]() |
Robert Montagne Renfield (Nicholas Hoult) leva uma vida solitária servindo a seu chefe |
Renfield, procurando redenção, se encanta por Rebecca Quincy*3 (Awkwafina, de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, fazendo bem o papel dela mesma). Seu sobrenome é uma referência ao cowboy Quincey Morris, único personagem norte-americano no elenco principal e um dos responsáveis pela morte do Conde no romance original de Bram Stoker. Rebecca é uma guarda de trânsito incorruptível e mal-humorada, mas perenemente agressiva, à despeito dos toques de Chris (Adrian Martinez, de A Dama e o Vagabundo), seu parceiro. Rebecca prende Ted Lobo (Ben Schwartz, de Space Force), filho de Bellafrancesca (a eficiente Shohreh Aghdashloo, de The Expanse) a chefe do cartel Los Lobos, que mantém a maioria da polícia corrupta em seu bolso. Com isso, se desencadeia uma escalada de vingança em duas frentes: uma com o cartel atrás de Rebecca e a outra com Drácula, que não aceita a ousadia de seu servo em querer deixá-lo.
![]() |
Renfield frequenta um grupo de co-dependentes de relacionamentos abusivos |
Embora brinque com temas pesados de forma curiosa - como faz com uma família da máfia das drogas - enquanto fala da cultura musical do SKA (amado por uns, odiado por outros), o filme perde muito ao mesclar a ótima ideia de um relacionamento disfuncional tóxico entre o Senhor dos Vampiros e seu servo, com uma trama policial genérica, que dilui o impacto do produto final. Cage está mais do que à vontade com seus maneirismos e over action transmitido em seu tom passivo-agressivo, deixando claro ser ele alguém a se temer. Seu Drácula carrega elementos de outras caracterizações, como a finesse de Bela Lugosi, Frank Langella e Louis Jordan, a ironia de Richard Roxburg e a ferocidade de Christopher Lee, mas tem um perfil todo próprio. Hoult transmite verdade em seu tipo que encarna fofice e delicadeza no olhar com vitalidade na ação. O resto do elenco funciona, mas a necessidade de colocar um pé no convencional ao invés de apostar todas as suas fichas nesta dinâmica, impede o filme de atingir o seu pleno potencial.
![]() |
Drácula (Nicolas Cage) precisa se nutrir de sangue puro para atingir seu pleno poder |
A edição de Ryan Folsey (Família Addams 2 – Pé na Estrada), Giancarlo Ganziano (Ninja Assassino) e Mako Kamitsuna (Perry Mason) alterna cenas de ação com outros momentos mais contidos, marcando a tensão imanente da ameaça do vampiro, esteja ele presente ou não. O clima de tensão se complementa com a música de Marco Beltrami (Venom: Tempo de Carnificina), que alterna um tom teatral com passagens mais convencionais, inserindo trechos de temas clássicos da "Suíte de Carmen No.2" (“Il Habanera”) e hits contemporâneos, como “2 Be Loved (Am I Ready)” de Lizzo, “Happy Just to Be Alive”, de Christopher Blue, SKA (obviamente) e outros.
![]() |
Renfield conhece a incorruptível policial Rebecca Quincy (Awkwafina) e se encanta por sua coragem e determinação |
A fotografia de Mitchell Amundsen (Doze é Demais), o desenho de produção de Julie Berghoff (Army of the Dead: Invasão em Las Vegas) e Alec Hammond (Perdidos no Espaço), a direção de arte de Chris Craine (65 – Ameaça Pré-Histórica) e a decoração de sets de Gretchen Gattuso (O Menu) e Cynthia Anne Slagter (GLOW) recriam o ambiente boêmio da Nova Orleans moderna com seus bares e casas noturnas e trabalham a ameaça iminente do conde em ambientes pouco iluminados, ressaltando este mundo que vive à parte da luz natural do sol. Da mesma forma, os figurinos de Lisa Lovaas (Viúva Negra) compõem o visual extravagante do vampiro, com sua capa, cartola (citação à caracterização dandi de Gary Oldman no filme Drácua de Bram Socker de Francis Ford Copolla de 1992), casacos de cores fortes e tons pesados, destacando seu tom cartunesco.
![]() |
Drácula finalmente recupera seu poder total e se prepara para aloprar |
A supervisão de maquiagem de Robin Myriah Hatcher (Perry Mason) e Alexandra Beeler (Helena) recriam o Senhor dos vampiros, de forma única em suas várias fases - do decrépito à imponência total - apresentando sua pele branca com sombras esverdeadas e seus dentes de tubarão (servindo de veículo ao histrionismo de Cage). Os efeitos práticos de Weta Workshop suprem a sanguinolência necessária nas cenas de mutilação.
Os efeitos visuais de Crafty Apes, Industrial Light & Magic (ILM), Pixel Magic, Outpost VFX, Spectrum Effects e Proof, supervisionados por Andrew Byrne (Sombra e Ossos), Miranda Middlewood (Godzilla vs. Kong), Anthony Smith (Batman) e Ray McIntyre Jr. (Raised by Wolves), se fazem notar nas cenas do icônico Drácula (1931) da Universal Pictures, acrescentadas no filme para os momentos de flashback. Nicholas Hoult e Nicolas Cage são inseridos*4 digitalmente na filmagem sobre os personagens de Dwight Frye e Bela Lugosi.
![]() |
A dupla Reinfield e Rebecca encara as ações do cartel Los Lobos com muita sangreira |
Em que pesem suas limitações, Renfield - Dando Sangue pelo Chefe tinha o potencial para uma senhora franquia, caso conseguissem fazer uma sequência com foco em Cage e sua performance inspirada de Drácula. Até mesmo os créditos finais tem seu charme, com originalidade e homenagens. Mas a fraca performance nas bilheterias até agora parece condenar esta iniciativa. Uma pena. Quem sabe o streaming o salve, tornando-o cult...
![]() |
Na hora do aperto, só um besourinho bem energético resolve a situação... |
Notas:
*1: Capitão Nemo, Superman e Drácula eram os três papéis que Nicolas Cage sonhava em interpretar quando começou sua carreira de ator. Chegou a dublar o Superman em Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (2018), além de fazer testes para o papel no filme não feito com Tim Burton. Cage esteve envolvido em alguns filmes de Drácula que não foram feitos. Sua obsessão com o personagem é tanta que comprou vários castelos com ares mal-assombrados. Agora só lhe falta interpretar o Capitão Nemo.
*2: Como curiosidade, William Ragsdale, que interpreta o padre idoso no filme, é mais conhecido por interpretar o protagonista Charley Brewster nos filmes da franquia A Hora do Espanto.
![]() |
Billy Campbell como Quincey P. Morris em Drácula de Bram Stocker (1992) |
*3: Da mesma forma que Rebecca Quincy é um eco do personagem Quincey P. Morris do romance original de Drácula, o personagem capitão J. Browning (o superior de Rebecca, interpretado por James Moses Black) compartilha seu sobrenome com Tod Browning, o diretor de Drácula (1931), a primeira adaptação oficial do romance "Drácula" de Bram Stoker.
*4: Em entrevista ao Collider, o diretor Chris McKay admitiu que o filme pretende servir como uma sequência direta do Drácula de 1931. McKay também tentou fazer com que os trailers e o poster do filme se referissem a esse fato, mas no final das contas não deu certo.
![]() |
"Renfield, seu maldito! Por sua culpa, os mortais não estão vendo o filme, impedindo a consolidação de meu plano de dominação global!!!" |
0 comentários:
Postar um comentário