por Ronald Lima
Continuação segue atualizando a exótica família
Criados pelo cartunista Charles Addams, Gomez, Mortícia, Vandinha, Feioso, Tio Funéro, Vóvó Addams, Tropeço e Primo "It" se tornaram presenças marcantes no imaginário Pop graças ao popular seriado de TV dos anos 1964-66 com 64 episódios, popularizando John Astin (Gomez) e Carolyn Jones (Mortícia) e o gigante Ted Cassidy (Tropeço). Tempos depois veio a animação da Hanna-Barbera de 1973 com 16 episódios, um especial de Halloween em 1977 novamente com Astin, Jones e Cassidy revivendo seus papéis, ficando a série no ostracismo, até a a gloriosa repaginada de Barry Sonenfeld, que rendeu dois filmes (1991 e 1993), que imortalizaram Raul Julia como Gomez, Anjelica Huston como Mortícia, Christopher Loyd como Tio Funéreo, Christna Ricci como Vandinha Addams e Carel Struycken como Tropeço. Desde então, houve uma nova animação (1992-1993) com 21 episódios e, um especial animado em 1994; pouco depois, um filme para a TV em 1998, com Tim Curry (Gomez), Daryl Hannah (Mortícia) e de novo Carel Struycken (Tropeço), que originou uma nova série de TV (1998-1999) com Glenn Taranto (Gomez), Eellie Harvie (Mortícia) com 65 episódios, ficando a franquia dormente por um período até ser revivida em 2019 numa animação digital, que agora segue em procurando antenar seus personagens adoravelmente sinistros aos novos tempos.
Cartum original de Charles Adams |
Vamos a La Playa |
Gomez não percebe que sua filha esta crescendo e Vandinha começa a questionar sobre seu lugar no mundo e na família, a resposta de ambos para a situação são opostas, Gomez busca maior aproximação enquanto a sua filha, um pouco mais de privacidade. Por sinal Vandinha demonstra forte talento para a ciência e realiza uma experiência com Tio Chico que desencadeia toda a narrativa e demonstra o quanto ela anseia por mudanças.
Por outro lado o mesmo Tio Chico está mais atento que seu irmão Gomez, e percebe que seu sobrinho já demonstra atração pelo sexo oposto e passa a aconselhar Feioso em seus primeiros passos para conseguir uma namorada, logo quem! Gomez e Mortícia são informados de que sua filha pode não ser biologicamente um Addams, e agora, o que fazer? Todo esse conflito familiar coloca-os em uma excursão pelo Pais remetendo ao clássico desenho animado da Hanna-Barbera de 1973 onde circulam em uma mansão mal-assombrada sobre um trailer mas perderam a piada com o Monte Rushmore*1, com certeza seria um ótimo fan service. A vovó ficou cuidando da casa... Claro que vai cuidar.
George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln na abertura da animação da Hanna-Barbera |
A fórmula de grandes explosões, personagens em situações de risco, e todas essas gags se encontra muito gasta (Não tem como se espantar com o surgimento de uma barbatana de tubarão em uma praia de Miami e não saber que é o Tio Chico). Algumas cenas que apostam em uma abordagem nova colocando os Addams em desvantagem funcionam melhor, temos Vandinha em um concurso de beleza infantil de vestidinho rosa que vale o filme todo. O que poderia surgir de novidade daqui para frente? Vivemos um momento social onde o grotesco para causar mais aflição e impacto precisa atingir um nível bem alto. Uma cena muito boa que demonstra bem isso é quando Feioso procura impressionar duas garotas bem descoladas somente preocupadas com o seus smart phones... Elas não se assustam e consideram Feioso apenas isso mesmo, um garoto tosco e sem jeito. Um próximo filme poderia entrar mais nessa comparação entre o terror gótico típico dos Addams e o que de fato hoje em dia assusta e causa impacto. Vandinha também se depara com a opção entre a ciência de alta tecnologia clean Sci-Fi e sua "Ciência Frankenstein" e maletinha dark com poções, nuvens e raios.
Ainda bem que não foram os presidentes |
Algumas falhas no roteiro podem passar despercebidas um especialmente causa estranheza, Tio Chico menciona um evento ocorrido no passado... Puxa vida! Foi lembrar disso agora? E pior! O ocorrido não tem peso algum depois, apenas serviu de pretexto para uma conversa entre os pais e isso poderia ter sido feito de outro modo. As outras abririam demais o que ocorre no filme e não quero dar mais spoilers então vou tentar resumir mais ou menos assim: Como algo que ocorreu antes poderia ter acontecido se o que lhe resultou veio depois?
Dois momentos de inclusão que caíram muito bem, um grupo de motoqueiros Hell Angels gays e o Mãozinha tomando banho de álcool gel.
A animação continua fiel ao estilo visual dos desenhos animados originais dos Addams e aos cartuns originais, bem legal. A dublagem original conta a participação de Oscar Isaac (Gomez Addams), Nick Kroll (Tio Chico), Charlize Theron (Morticia Addams), Javon Walton (Feioso), Chloe Grace Moretz (Vandinha Addams), Bette Midler (Vovó), Conrad Vernon (Tropeço) e Snoop Dogg como primo It.
Em última análise, o filme promove o diálogo e o valor de um amor incondicional que toda família gostaria ter. Os Addams demonstram claramente que pessoas diferentes do senso comum são na verdade exatamente como você, seja nos defeitos, seja principalmente nas qualidades.
Os Addams vem aí e se pretendem continuar retornando (e espero que retornem) terão que se contextualizar muito mais do que nessa 2º animação 3D, mas os primeiros passos foram dados, um caminho próprio para Vandinha e Feioso seria uma boa pedida para um possível 3º episódio.
-"Até o próximo Halloween!!!" |
0 comentários:
Postar um comentário