sábado, 2 de outubro de 2021

O Rei da Festa!!! - What if...? - 7º episódio - 1ª Temporada

 


Hedonismo & Curtição

por Ronald Lima


Série se permite uma momento de curtição
 

Jane Foster (Natalie Portman) e Darcy (Kat Dennings) alertam a S.H.I.E.L.D. sobre uma possível invasão alienígena

 E What If...?, chega ao seu sétimo episódio no Disney+, aqui se permitindo uma história mais divertida, diferente das tramas mais darks anteriores, tentando sair do terreno seguro e das soluções fáceis; coisa que nas histórias em quadrinhos do título, costumava se dar ao luxo de não poupar seus protagonistas de finais às vezes trágicos, às vezes inusitados, coisa que a versão cartoon segue.

 

Jane Foster conhece Thor (Chris Hemsworth) o festeiro Deus do Trovão, e a química é automática

Desta vez optando por um aproach similar ao dos filmes teens de John Hughes ou do Disney Channel o episódio investe na zoação da comédia adolescente, tornando o Deus do Trovão (Chris Hemsworth) num similar de Ferris Bueler de Curtindo a Vida Adoidado (1986) ou de algum personagem de High Scholl Musical (2006) o que diverte pelo tom zoado, mas deve irritar o fã mais ortodoxo dos quadrinhos, apesar da galeria de easter-eggs presentes no episódio e a maneira como personagens conhecidos do UCM têm trajetórias diferenciadas...

 
"Curtindo a Vida Adoidado": Thor (Chris Hemsworth) e Jane Foster, tal qual no filme de John Hughes seguem no seu relacionamento, só que de forma digna de filmes teens

Temos que levar em conta que neste universo, Odin entregou Loki (Tom Hiddleston) à seu pai Laufey, rei dos Gigantes da Tempestade e conseguiu uma paz mais vantajosa, e Thor foi criado como filho único ( olhe como a presença de Loki é um elemento que provoca mudanças à sua volta, seja por ação ou por ausência...) se tornando ambos meninões mimados, e como o Deus do Trovão não provocou a guerra com os gigantes, Odin não colocou o encantamento no Mjolnir de que "apenas quem fosse digno poderia erguê-lo"...
 

"- Segura DJ!!!" Grão-Mestre (Jeff Goldblum) e Topaz (Rachel House) ajudam a dar o tom da balada

E por não ter de enfrentar essa lição para aprender a ser humilde, ele como tantos herdeiros, sai pela vida seguindo suas vontades, mas sem noção das consequências de seus atos para todos à sua volta ( não é à toa que um certo filho de um grande milionário, que atropelou um pobre trabalhador, se chama Thor...).

 
O Thor festeiro e os transmorfos skrulls...

..."- Não somos lindos???"

 

Ele, de forma um pouco diferenciada do filme Thor (2010) conhece a doutora Jane Foster (Natalie Portman) e sua assistente Darcy (Kat Dennings) e engata um romance, apesar das preocupações desta com as consequências do modo irresponsável deste de "viver la vida loca", pois na verdade como todo adolescente em modo American Pie (1999), ele dá uma "fugida" enquanto Odin teve de dar o seu descanso anual para recobrar as forças e Frigga (Josette Eales) sua mãe foi dar um saída com suas amigas, cabendo à ele  responsabilidade de cuidar do reino. E, sabemos que todo adolescente em modo American Pie vai dar uma festa de arromba na ausência dos pais e fazer a maior bagunça...



Loki (Tom Hidleston) aqui é assumidamente um Gigante do Gelo e tem com Thor...

...uma relação menos neurótica, como "Irmãos de pais diferentes!"
 

Temos participações de rostos conhecidos do UCM como Nick Fury (Samuel L. Jackson), Maria Hill (Cobie Smulders), Agente Coulson (Clark Gregg) e Brock Runlow (Frank Grillo) do lado humano  e do lado cósmico, temos Lady Sif (Jaimie Alexander), Hogun (David Chen), Nebula (Karen Gillan), Surtur (Clancy Brown),  Korg (Taika Waititi), Howard, o Pato (Seth Green), o Grão-Mestre (Jeff Goldblum), Topaz (Rachel House) e com a "estraga festas" do episódio, a Capitã Marvel (Alexandra Daniels), que mostra que é sem sombra de dúvidas uma das personagens mais poderosas do Universo Cinematográfico Marvel (se não for a mais poderosa).

 
Até Surtur (Clancy Brown) aqui tem um perfil mais amigável

É claro que esse curtir a vida sem pensar nas consequências traz um ônus para alguém.

Como filme adolescente, temos o confronto entre curtição X responsabilidade, cabendo à Capitã Marvel o papel de peitar o Deus do Trovão e, entre uma troca de tabefes de proporções cataclísmicas, lançando cada oponente de um continente a outro (com gags visuais dignas dos desenhos clássicos de Tom & Jerry), graças à técnica de captura de imagem Cell Shade acompanhamos nas expressões faciais com um clima cartunesco mais acentuado, e cores vivas mas de tons suaves, sendo divertido o momento que a Capitã ao ganhar a alcunha de "estraga-festas", chama Thor de "Whitesnake"*1 (devido ao seu visual) e quando é iminente a chegada de Frigga para ver a bagunça feita por seu rebento, o Deus do Trovão e seus amigos correm para limpar a bagunça feita no planeta (e evitar a bronca da mãe furiosa), corrigindo inclusive pontos turísticos que naturalmente já eram "tortos"*2.

 
Capitã Marvel (Alexandra Daniels) e Thor: "Vamos ver quem é o mais 'apelão'!!!"

 

Ao final, vemos um Ultron com todas as joias do infinito e com a joia da mente! Ou seja, ele deve ser de um universo em que ele venceu os Vingadores e tomou o corpo de vibranium para si (nunca surgindo o Visão) e provavelmente decidiu que dominar um universo é pouco. 

Agora a coisa começará a ficar séria...

Notas:
 
 


*1: Whitesnake - Banda de hard rock britânica formada em 1978 por David Coverdale. Ainda que seus primeiros discos tivessem um estilo blues rock herdado do Deep Purple, famosa banda qual Coverdale participou como vocalista no lugar de Ian Gillan. O Whitesnake, logo adotou uma sonoridade mais comercial e acessível de rock. No decorrer da década de oitenta lançaram álbuns que chegaram ao Top 10 das paradas inglesas, como Ready an´Willing (1980), Come an´Get it (1981), Saint & Sinners (1982) e Slide it in (1984), sendo que este último atingiu certificado de platina dupla nos EUA.
 
 

*2: Dentre os monumentos zoados pela galera no episódio podemos destacar a Estátua da Liberdadde, a London Eve - A grande roda-gigante londrina, a Torre de Pisa  e Stonehenge.


"- Como assim, a festa acabou?!?"


0 comentários:

Postar um comentário