Não é a justiça que é uma ilusão...
O dolorido amadurecimento de um personagem
1933, Los Angeles. Já se passou um ano desde que Perry Mason (Matthew Rhys de O Urso do Pó Branco) auxiliado por Della Street (Juliet Rylance de Jill) sua sócia e braço-direito conseguiram livrar Emily Dodson (Gayle Rankin de GLOW) de uma condenação injusta e midiaticamente orquestrada, por “cidadãos de bem” que queriam condená-la à morte para desviar a atenção pública de suas falcatruas. Perry e Della no momento, para manter o escritório, se dedicam ao direito comercial, dando suporte jurídico à Sunny Gryce (Sean Astin da trilogia O Senhor dos Anéis) o dono de uma rede de mercados para expandir seu negócio, o que leva Mason a ganhar para ele uma ação, que no fundo era moralmente questionável. Mas negócios são negócios...
![]() |
De bem com a vida: Perry Mason (Matthew Rhys) inicia um romance com Ginny Aimes (Katherine Waterston) a professora de seu filho |
Agora mais estabilizado, Mason (um divorciado assumido) mostrando um lado mais humano, e do quanto está feliz com o rumo que sua vida está tomando, faz as pazes com sua ex-amante Lupe Gibbs (Veronica Falcón de A Rainha do Sul) e com a sua ex-esposa, e passa a resgatar a relação com Teddy (Jack Eyman) seu filho (em certa altura ele leva o garoto ao cinema para ver King Kong), além de iniciar um romance com Ginny Aimes (Katherine Waterston de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore) a professora do garoto. Já Della, reencontra sua mentora, Camilla Nygaard (Hope Davis de Succession) rica filantropa e patrona das artes, cujos saraus de música clássica são frequentados pela elite econômica, política e social de Los Angeles. Della conhece a socialite Anita St. Pierre (Jen Tullock de Ruptura) por quem se apaixona, terminando seu romance com Hazel Prystock (Molly Ephrain de O Favorito) que já havia amornado.
![]() |
Para dar estabilidade ao escritório Perry dá suporte jurídico a Sunny Gryce (Sean Astin), um comerciante em expansão |
A dupla é convocada por Luisa Gallardo (Onahoua Rodriguez de Estação 19) uma humilde mexicana, mãe dos acusados Mateo (Peter Mendoza de Vide Noir) e Rafael Gallardo (Fabrizio Guido de Negra Como a Noite) de executar Brooks McCutcheon (Tommy Dewey de Killing It) filho de Lydell McCutcheon (Paul Raci de O Som do Silêncio) empresário do ramo petrolífero, envolvido em vários empreendimentos nebulosos. À medida que vai montando o caso, Mason vai descobrindo que Brooks, embora fosse vendido como um grande filho da comunidade e de uma das mais poderosas famílias da região, pai de família e fomentador dos esportes, tinha um lado sombrio, e suas atividades entravam em conflito com as de grupos de interesses que preferiam removê-lo, culpando dois pés-rapados latinos para abafar a opinião pública.
![]() |
A rica filantropa Camilla Nygaard (Hope Davis) reencontra sua ex-pupila Della Street (Juliet Rylance) , |
Nos oito episódios de uma hora de sua segunda temporada, Perry Mason prossegue em sua escalada de nos mostrar a formação do superadvogado (imortalizado na série veiculada entre 1957 e 1966 com Raymond Burr pela rede CBS) aqui encarando um caso aparentemente básico de assassinato, mas que mascara uma cadeia de ações envolvendo chantagem, preconceito, tráfico de influência e, dinheiro, muito dinheiro, no conturbado mundo pré-Segunda Guerra Mundial.
![]() |
O playboy Brooks McCutcheon (Tommy Dewey) é executado à sangue frio, alavancando a trama |
A série, criada por Rolin Jones(Boardwalk Empire) Ron Fitzgerald (Weeds) para a HBO tendo entre os produtores Robert Downey Jr. (Doolittle) e sua esposa Susan Downey (Beijos e Tiros) e dirigida por Fernando Coimbra(Narcos), Nina Lopez-Corrado (Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.), Jessica Lowrey (Halo) e Marialy Rivas (La Jauría) traz de volta, repaginado o agora advogado (embora ainda bastante destoante, da imagem glamourosa a que o imaginário pop e o grande público está acostumado*1) numa trama mais próxima das que eram veiculadas no programa de TV.
![]() |
Os irmãos Mateo (Peter Mendoza) e Rafael Gallardo (Fabrizio Guido) são os mexicanos a serem sacrificados pelo sistema |
Percebemos a sinergia entre Perry e Della trabalhando juntos, e o quanto ele sabe que, sem ela, ele não seria tão bom quanto é. Ela, por sua vez, é a única que sabe que ele é um advogado melhor do que ele pensa que é. E no fundo, ele sabe disso.
Rostos conhecidos retornam, em novas etapas de suas vidas. Paul Drake (Chris Chalk de Godzilla vs. Kong) e sua esposa Clara (Diarra Kilpatrick de American Koko) passam por dificuldades, vivendo de favor com parentes, mas ao fazer um serviço para Pete Strickland (Shea Whigham de Velozes & Furiosos 9)
ex-parceiro de Mason nos seus tempos de investigador, acaba
prejudicando (para seu desgosto) uma liderança da comunidade negra;
Strickland, por sua vez, agora trabalha para o escritório do Promotor
Público Hamilton Burger (Justin Kirk de Succession) cujo assistente, Thomas Milligan (Mark O´Brien de Casamento Sangrento) quer ganhar o caso de qualquer jeito por razões políticas, levando-o a prejudicar o amigo.Outro que reaparece é o Detetive Holcomb (Eric Lange de Dupla Jornada)
que por fora de seu trabalho policial, gerencia um navio cassino ilegal
de propriedade de Brooks McCutcheon, que colecionava irregularidades,
levando Mason, sempre com seu chapéu fedora e com sua pequena máquina
fotográfica*2, a peneirar quais os interesses envolvidos no caso e, conseguir, se não uma vitória*3, pelo menos um acordo que convença o juiz Durkin (Tom Amandes de A Lista Terminal) a não condenar seus clientes à morte.
![]() |
Della Street (Juliet Rylance) conhece a socialite Anita St. Pierre (Jen Tullock ) por quem se apaixona |
A música de Terence Blanchard (A Mulher Rei) dá o tom intimista da série, auxiliada pela supervisão musical de Linda Cohen (Licorice Pizza) que inclui hits do período como “Are You Makin´ Any Money?” de Paul Whiteman por Mollie Weaver, refletindo poeticamente a luta de classes no batalhar incerto do “pão de cada dia”, desse universo marcado pela Grande Depressão, que a fotografia de Darran Tiernan (Westworld) Eliot Rockett (Pearl) registra, e a edição de Meg Reticker (American Rust), Blake Maniquis (Iluminadas), Martin Zaharinov (Servant), Lisa Bromwell (Bilions) e Howard Leder (This Is Us) complementa de forma paciente em seu tom narrativo, num suspense maduro, que intercala as diferentes histórias que estão mescladas na história principal, e definindo as nuances emocionais dos personagens.
![]() |
Amizade: Perry resgata o contato com seu filho Teddy (Jack Eyman) |
Eficientemente, o desenho de produção de Keith P. Cunningham (Mare of Easttow) junto com a direção de arte Ian Scroggins (Better Call Saul), Michael Manson (O Mandaloriano) Brittany Braford (Tico e Teco: Defensores da Lei) e a decoração de sets de Halina Siwolop (Legião) criam espaços que refletem tanto as posições socioeconômicas de seus personagens, como seus estados mentais e emocionais, como o apartamento de solteiro de Mason ou as simples casas dos bairros negros e as favelas dos latinos, em oposição às luxuosas mansões Art Decô dos bairros ricos, ou o ambiente brega novo rico do navio cassino de Holcomb. Da mesma forma, os figurinos de Catherine Adair e David J. Matwijkow (O Homem do Castelo Alto) recriam estas divisões sociais, nos trajes austeros e simples dos Gallardo e dos Drake, contrastando com a classe dos modelos delicados e luxuosos de Camilla Nygaard e na sofisticação dos modelos de Anita St. Pierre.
![]() |
Perry Mason, Paul Drake (Chris Chalk) e Della Street unem esforços para descobrir os meandros da conspiração |
Os efeitos visuais das empresas Pixomondo, Crafty Apes, Folks VFX, supervisionados por Marc Kolbe (Doutor Sono) continuam o bom trabalho da recriação da Los Angeles da depressão, e dos primeiros anos do New Deal*4 quando políticas públicas foram postas à cabo para gerenciar e reduzir a pobreza geral (que pouco atingiram as indústrias do cinema e do petróleo) e ainda seguem com as criativas soluções da integração do logo de abertura da série com a paisagem das cenas de início de cada episódio.
![]() |
O Promotor Público Hamilton Burger (Justin Kirk) é pressionado para dificultar o caso para Mason, embora prefira um acordo |
Ao final, a segunda temporada de Perry Mason termina novamente de forma agridoce, no melhor estilo noir com seu protagonista encarando uma punição judicial, para poder mais adiante seguir o rumo que bem adiante o levará se tornar o personagem criado por Erle Stanley Gardner em seus livros (mas não em suas encarnações televisivas e cinematográficas anteriores), transmitindo assim a mensagem de que devemos ter a força de questionar a versão oficial das coisas, e saber ouvir a voz que ecoa em nossa consciência, e neste fluxo de dúvidas e incertezas, conseguir esclarecer a verdade dos fatos, aceitando que nem sempre os culpados pressionam o gatilho, mas mandam alguém descartável fazê-lo, cabendo a quem procura por justiça, revelá-lo.
![]() |
A direção de arte e os efeitos visuais têm momentos criativos como o uso da titulagem da série no início de cada episódio |
Notas:
*1: Criado por Erle Stanley Gardner (1889 - 1970) em seus quase 80 livros (sendo muitos deles publicados postumamente) o advogado criminal Perry Mason foi lançado no livro O Caso das Garras de Veludo de 1933, caracterizando-se por ser dedicado a seus clientes (só aceitando defender indivíduos que ele saiba que são realmente inocentes) independente de suas origens e classe social. Nos livros, sabe-se pouco sobre a sua origem, família, idade e aparência, pois o autor deliberadamente sempre descreveu muito mais o espírito e atitude do personagem do que o seu aspecto exterior, dando-lhe um aspecto mítico, facilitando por uma lado a sua adaptação, como na série veiculada entre 1957 e 1966 com Raymond Burr pela rede CBS, mas que nunca explorou realmente, a sua personalidade.
*2: A série, foi a precursora do gênero “procedural” (aquele cuja narrativa de cada episódio se foca num caso que é investigado a cada semana, não tendo nenhuma conexão entre demais). além de aparecer em programas de rádio, filmes para o cinema e TV e até quadrinhos e jogos, sem contar de ter se tornado uma referência nos meios jurídicos.
*3: “Momento Perry Mason” é um termo que existe na advocacia americana quando o advogado revela (normalmente de maneira dramática) uma informação que causa uma grande reviravolta no julgamento, virando-o a seu favor.
*4: O New Deal (em português, novo acordo ou novo contrato) foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, além de auxiliar os prejudicados da Grande Depressão. Seu nome foi inspirado em Square Deal, nome dado por Theodore Roosevelt à sua política econômica. Essas políticas econômicas, até então inusitadas, foram adotadas quase simultaneamente por Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schacht na Alemanha, cerca de três anos mais tarde, foram racionalizadas pelo economista John Maynard Keynes em sua obra clássica Teoria geral do emprego, do juro e da moeda.
![]() |
"-Mertíssimo, eu peço que adiemos o julgamento até o final da próxima temporada..." |
0 comentários:
Postar um comentário