O rolo compressor do MCU
Por Vinicius Marins
Fases 5 e 6, Quarteto Fantástico, Demolidor Vingadores... Todas as novidades anunciadas no Painel da Marvel em um só lugar!
Encerrou no último domingo (24/07) mais uma edição da San Diego Comic-Con – a primeira presencial após o início da pandemia de Covid-19 do ainda mais popular evento de cultura pop do mundo. E não deve ser dúvida para quem assistiu ou soube por notícias e comentários nas redes sociais que a Marvel Studios e suas enxurrada de novidades apresentadas foi o grande destaque. Com menos gente circulando no Centro de Exposições e menos estandes grandiosos – a DC Comics, que sempre foi destaque nesse requisito, não montou estande este ano -, muita gente achou que a editora/estúdio também viria mais discreta, segurando boa parte das informações para o D23 Expo 2022, o megaevento da Disney (atual proprietária da Marvel) marcado para acontecer entre os dias 9 e 11 de setembro próximo em Anaheim, também na Califórnia. Mas a Marvel abriu as compotas e revelou muita coisa em San Diego – e nem tudo era esperado.
Creio que, antes de prosseguir, seja importante fazer um adendo aqui. Afinal, porque a DC Comics flopou tanto nessa edição da San Diego Comic Con? A verdade é que Warner, responsável pelas produções da DC, deu muito azar este ano. Ela já está querendo há algum tempo buscar uma nova direção para seus filmes, tentando fugir do controverso Snyderverso, o sombrio conceito do Universo DC elaborado para os cinemas a partir da visão do diretor Zack Snyder. Mas alguns atores chave de suas produções estão sendo cancelados pela Internet, prejudicando as produções que fazem parte.
O filme solo do Flash, pronto há tempos e tendo seu lançamento constantemente adiado, não tem novos trailers divulgados e Ezra Miller, seu protagonista, não dá as caras em eventos devido a todos os processos, histórias macabras e investigações em que está envolvido – brigas em bar, acusações de assédio, prisões... O novo filme de Aquaman também está na geladeira por causa do julgamento em que Amber Hart (a heroína Mera, par romântico do protagonista) perdeu o processo de difamação que tinha contra seu ex-marido, Johnny Depp. Temos o novo filme de Shazam e a estreia de Adão Negro, ambos ainda para este ano, mas o primeiro não é um filme para quebrar as estruturas e o segundo não é novidade – já teve trailer lançado antes que não difere muito do apresentado neste evento. A DC Comics está nas cordas, precisa se recuperar e refazer todos os seus projetos para o cinema mais uma vez.
![]() |
Shazam e Adão Negro: Muito pouco da DC Comics para competir com a Marvel |
Voltando a Marvel, algo que não era esperado era a revelação não apenas do que teremos na fase seguinte do seu Universo Cinematográfico (MCU), mas das próximas duas fases. E finalmente foi apresentado até onde irá a Fase 4, a que está rolando atualmente. Ela vai se concluir com “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, com lançamento previsto para 10 de novembro. A Fase 5 se iniciará em fevereiro de 2023, com o lançamento nos cinemas de “Quantumania”, o novo filme do Homem Formiga e da Vespa. E a Marvel apresentou a ordem e o nome de todas as produções dessa nova fase (alguns ainda sem nome definido em português):
“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” - 17 de fevereiro de 2023 (nos cinemas)
“Invasão Secreta” - Primavera de 2023 (no Disney+)
“Guardiões da Galáxia - Vol. 3” - 5 de maio de 2023 (nos cinemas)
“Loki – 2ª Temporada” - Verão de 2023 (no Disney+)
“Echo” - Verão de 2023 (no Disney+)
“The Marvels” - 28 de julho de 2023 (nos cinemas)
“Blade” - 3 de novembro de 2023 (nos cinemas)
“Coração de Ferro” - Outono de 2023 (no Disney+)
“Agatha: Coven of Chaos” - Inverno 2023/2024 (no Disney+)
“Capitão América: Nova Ordem Mundial” - 3 de maio de 2024 (nos cinemas)
“Demolidor: Born Again” - Primavera de 2024 (no Disney+)
“Thunderbolts” - 26 de julho de 2024 (nos cinemas)
A primeira imagem promocional de “Quantumania” foi apresentada no painel, onde vemos Kang, o Conquiatador (Jonathan Majors) – o grande vilão da vez – com um visual muito próximo ao original dos quadrinhos, bem diferente de sua primeira e rápida aparição no MCU, no final da 1ª temporada de Loki, na Disney+. Mas o destaque na imagem foi a presença de Cassie Lang (Kathryn Newton) - a filha do Homem Formiga, Scott Lang (Paul Rudd) – usando o uniforme de sua identidade heroica, Estatura. A versão do uniforme, porém difere dos quadrinhos, estando próxima à da Hope Van Dyne, a Vespa (Evangeline Lilly). Um teaser foi apresentado apenas para os presentes no Salão H, onde são revelados teasers e trailers exclusivos. Apesar de mostrar Kang, o teaser mostra que não será ele o grande antagonista do filme. Este cargo caberá a Bill Murray que vai viver o papel de... Modok!! Sim, vai estrear oficialmente no MCU o hilário e frustrado protagonista do seriado animado do Star+, o vilão problemático que lidera a organização maléfica Ideias Mecânicas Avançadas (IMA). Certamente ele vai ganhar um belo upgrade em sua vilania, mas, interpretado por Murray, deve permanecer com sua verve humorística.
![]() |
"Quantumania": Primeira imagem promocional do filme |
Da minissérie Invasão Secreta, a Marvel apresentou poucas novidades. Uma delas, inclusive, foi equivocada e o estúdio precisou se retratar. No Comic Con, a Marvel anunciou que Regé-Jean Page (astro da série “Bridgerton”, da Netflix) estaria presente na minissérie, mas posteriormente o estúdio lançou uma nota negando esta afirmação. De certo no elenco temos velhos conhecidos do MCU: Nick Fury (Samuel L. Jackson), o skrulll Tallos (Ben Mendelsohn), Maria Hill (Cobie Smulders) e Sharon Carter (Emilia Clarke). Também anunciado no elenco a presença da premiada atriz britânica Olivia Colman, de “A Filha Perdida”, e já começaram as especulações de qual será a sua personagem.
![]() |
Olivia Coleman: personagem em "Invasão Secreta" permanece em segredo |
Tudo indica que o próximo filme dos Guardiões da Galáxia, depois de sua participação especial em “Thor: Amor e Trovão” e no especial de Natal marcada para ser lançado no fim deste ano, marcará o fim de uma era para o grupo. Afinal, o diretor James Gunn confirmou que teremos morte entre os integrantes da equipe e o próprio Dave Bautista já havia anunciado em suas redes sociais que esta seria a última vez que interpretaria Drax, o Destruidor. Um teaser do próximo filme da equipe sideral foi apresentado com exclusividade para os que estavam presentes no Salão H, no qual alguns detalhes da trama foram mostrados: tem a primeira aparição de Will Poulter como o poderoso Adam Warlock e Chukwudi Iwuji como o Alto Evolucionário, que deverá ser o antagonista da equipe desta vez. Aliás, Iwuji apareceu no Salão H caracterizado como seu personagem e botando banca. Pelo teaser, além do possível confronto com o Alto Evolucionário, devemos ter mais informações sobe a origem de Rocket (voz de Bradley Cooper) e veremos o reencontro de Peter Quill (Chris Pratt) com Gamora (Zoe Saldana) – o que não será fácil para o Senhor das Estrelas. Afinal, esta Gamora não é aquela com quem ele viveu um tórrido romance e morreu em “Vingadores: Guerra Infinita”. Esta Gamora, vinda de um universo paralelo, decidiu seguir em frente após o confronto com Thanos e viver sua própria vida.
![]() |
Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji): encarando os fãs da Marvel |
Para a alegria dos fãs, foi confirmado o retorno de duas séries do MCU na Disney+ para uma segunda temporada: “Loki” e "What If...?”. Aliás, esta ultima teve também confirmada uma terceira temporada, além de uma série derivada - os heróis zumbis que foram destaque em um dos episódios já apresentados, terá sua própria série animada. A Viúva Negra original volta a dar as caras de novo após a sua morte em “Vingadores: Ultimato” e em mais de um episódio – um deles ao lado do grande destaque da primeira temporada: a Capitã Carter. Claro que serão versões da personagem em realidades paralelas, mas tá valendo. Aqueles que estavam no Salão H tiveram o privilégio de ver mais alguns dos personagens em realidades paralelas que estarão presentes na 2ª temporada: Feiticeira Escarlate, Shang-Chi, Senhor das Estrelas, Hela e muitos outros. De Loki, pouca coisa foi dita. Teremos a volta de Loki (Tom Hiddleston), Mobius (Owen Wilson), Ravona (Gugu Mbatha-Raw) e Sylvie (Sophia Di Martino) e, pelo gancho apresentado no final da primeira temporada, a trama deverá envolver Kang, apresentando melhor o vilão que dará trabalho para os heróis da Marvel nos próximos anos.
![]() |
"What If...?": Capitã Carter volta na 2ª Temporada |
Os fãs também se alegraram com outra confirmação: o seriado do Demolidor (Charlie Cox) no Disney+, agora sob a batuta da própria Marvel. Eles sabiam que era uma questão de tempo que o herói tivesse algum destaque após sua rápida passagem por “Homem-Aranha Sem Volta para Casa” e sua participação no seriado da Mulher-Hulk, confirmada no novo trailer da série divulgado na Comic Con. E ainda teve a aparição do seu arqui-inimigo, o Rei de Crime (Vincent D'Onofrio), no seriado do “Gavião Arqueiro”. Mas ainda não se sabia se seria um filme ou uma série, como foi apresentado na produção que antes estava no catálogo da Netflix e agora se encontra no Disney+ (e que ainda não é considerado canônico no MCU). Mas o título escolhido para a nova série - “Demolidor: Born Again” - pode ser enganoso. “Born Again” (em tradução literal, “Nascido de Novo”) é o nome de um dos mais aclamados arcos do herói nos quadrinhos, em que ele perde tudo – posses, honra, identidade e sanidade – como resultado de um maquiavélico plano do Rei do Crime, depois que este descobre qual é a sua identidade secreta. Talvez a Marvel tenha escolhido este título justamente para marcar o fato de que o personagem terá um novo recomeço, agora que faz parte do MCU. É esperar para ver.
![]() |
"Demolidor: Born Again": Charlie Cox retorna ao papel do herói |
O próximo filme do Capitão América – o primeiro com Sam Wilson (Anthony Mackie) deixando de lado a identidade do Falcão e assumindo o manto do Herói – é outra produção que pode ter um título enganoso. O nome do filme – “Capitão América: A Nova Ordem Mundial” – foi anunciado nesta edição da San Diego Comic Com. Nos quadrinhos ele se refere a um arco que não é protagonizado pelo Capitão América, mas pelo Hulk. Nas HQs, Nova Ordem Mundial era um grupo de vilões comandados pelo Caveira Vermelha com objetivo de conquistar o mundo e que procurou controlar o Hulk para usá-lo como principal arma no combate aos Vingadores e a qualquer outro super-herói que cruzasse o caminho deles. Bom, o Caveira Vermelha não parece estar disponível para algo assim após a sua última aparição no MCU em “Vingadores: Guerra Infinita”. Mas a aparição de um grupo de vilões – que seria um batismo de fogo e tanto para Sam Wilson enfrentar em sua estreia oficial como o novo Capitão – teria sentido se lembrarmos que, nos planos da Marvel, o próximo filme após este nos cinemas seria dos Thunderbolts, a última produção da Fase 5. Este grupo, nos quadrinhos, era formado por vilões que, usando novos uniformes e codinomes, fingiam ser super-heróis como parte de um plano complexo de conquista traçado por Zemo – visto pela última vez confrontando o mesmo Sam Wilson na minissérie “Falcão e o Soldado Invernal”. Outro caso em que precisaremos de mais informações.
![]() |
"Capitão América: Nova Ordem Mundial": Sam Wilson (Anthony Mackie) assume o manto |
Da fase seis, pouca coisa foi dita, mas cada informação liberada foi comemorada efusivamente. Para começar, o filme que abre a fase será o muito aguardado primeiro longa do Quarteto Fantástico feito pela Marvel Studios. Após a compra da Fox pela Disney, os fãs contavam os dias para saber quando afinal teríamos o filme da Primeira Família da Marvel dentro do MCU. Sobre o filme uma coisa já está clara: não vai ser uma história de origem – mesma opção escolhida pela Marvel Studios quando teve liberdade para fazer o seu primeiro filme do Homem-Aranha. Afinal, depois de tantos filmes pela Fox, boa parte do público já sabe quem são os personagens, as relações que eles têm entre si e como funcionam os poderes deles. Quanto aos atores do filme, nada se sabe. Nem o fato de John Krasinski ter interpretado Reed Richards, o Senhor Fantástico, em “Dr. Estranho no Multiverso da Loucura” é garantia de ele reprisará o papel no filme do Quarteto. Afinal, no filme do Dr. Estranho vimos o Reed Richards de uma realidade paralela.
![]() |
Quarteto Fantástico: John Krasinski pode não voltar ao papel de Reed Richards |
A outra revelação sobre a Fase 6 é que ela irá se encerrar com dois filmes seguidos dos Vingadores: “Dinastia Kang” e “Guerras Secretas”. Com a diversidade de produções da Marvel e a retirada de cena de vários membros originais da equipe, muitos chegaram a pensar que não teríamos ainda por muito tempo novos filmes dos Vingadores. Na realidade, o fato de cada fase anterior a atual terminar com um novo filme dos Vingadores, restringia as possibilidades de desenvolvimento de heróis avulsos em suas próprias produções. Essa orientação foi quebrada nesta fase 4 em que não tivemos novos filmes da equipe e o estúdio aproveitou para lançar personagens inéditos, renovando o elenco de heróis do MCU – para isso muito contribuiu os seriados lançados direto no sistema de streaming Disney+, que tem mais espaço que os filmes para desenvolver suas histórias, que podem ser centradas em aventuras de alcance mais restrito, sem necessariamente precisar salvar o universo a cada nova produção. A Marvel confirmou com o anúncio desses novos filmes dos Vingadores que a equipe deve estar reservada para o final de grandes sagas que envolvem diversas fases, como ocorreu na conclusão da Fase 3, encerrando a Saga do Infinito, iniciada em “Homem de Ferro”, primeiro filme do MCU. Aliás, a Marvel finalmente divulgou nesta Comic Com o nome da atual saga em desenvolvimento a partir do início da Fase 4 e que será concluída com o fim da Fase 6: A Saga do Multiverso.
![]() |
Vingadores: Dois filmes da equipe encerram a Fase 6 |
Os presentes, e quem acompanhava o evento ao redor do mundo, chegaram a achar que não teria trailer ou novidades anunciadas sobre "Pantera Negra: Wakanda: Para Sempre". Painel da Marvel acabando... e nada! Mas eles guardaram as emoções mais fortes para o final. O painel se encerrou com uma envolvente sessão sobre o último filme da Fase 4, com uma apresentação musical tradicional dos povos da África e falas dos principais atores da produção, destacando a importância e a ausência de Chadwick Boseman, o falecido ator que interpretou T’challa - o Pantera Negra original -, transformando o personagem em um ícone de representatividade. E tivemos mesmo um trailer onde vemos que T’challa também está morto no MCU e seu legado deverá ser assumido por outra pessoa. Quem será ainda é um grande segredo. E novamente precisamos tomar cuidado ao interpretar o que vemos em trailer da Marvel. Apesar de ter uma curta cena de um corpo aparentemente feminino trajando o uniforme do Pantera, nada indica que mulher estaria no traje – nem que essa pessoa será, de fato, a herdeira do traje de T’challa. Se for esse o caso, ela poderia ser Shuri (Letitia Wright), Nakia (Lupita Nyong’o) ou Okoye (Danai Gurira) – a preferida do público. De qualquer forma, o filme trás duas adições importantes ao MCU. Uma delas é Rory Willians (Dominique Throne), a futura Coração de Ferro, a possível sucessora do Homem de Ferro que também ganhará sua própria série na Fase 5. E a outra adição é Namor, o Príncipe Submarino (Tenock Huerta), o último super-herói clássico que faltava dar as caras nas telas e que, pelo trailer, deverá ter grande destaque no filme.
![]() |
"Wakanda Para Sempre": Lupita Nyong’o (Nakia), Letitia Wright (Shuri), Dominique Throne (Riri), Danai Gurira (Okoye) e Winston Duke (M'Baku) em homenagem a Chadwick Boseman |
Apesar de tantas coisas anunciadas da Marvel em San Diego, certamente muita novidade ainda vai pintar na D23 em setembro. Não se falou do especial de Halloween que vai rolar este ano, por exemplo. E quase tudo relacionado aos X-Men deve ter ficado para ser apresentado no megaevento da Disney. O único rumor circulando sobre eles, ainda não confirmado, é que o seu primeiro filme pela Marvel será chamado apenas de “Os Mutantes”. Podemos ter certeza de que, se nos surpreendemos com o tanto que a Marvel nos apresentou na San Diego Comic Com, deveremos ficar ainda mais boquiabertos quando chegar o D23.
Aguardemos...
![]() |
Kevin Feige: "- Veni, Vidi, Vici..."*1 |
*1: do latin: "Vim, Vi, Venci"