A despedida de Chadwick Boseman
por Ronald Lima
Série da Marvel prossegue em seu rumo
What If…? Retorna com um segundo episódio onde não é apresentado uma releitura do primeiro filme de Guardiões da Galáxia e tampouco de Pantera Negra. Este episódio mostra o bom potencial do título "What...If?" Porque a narrativa de vários personagens é totalmente outra, ainda que mantendo características dos mesmos, é um episódio cheio de coração, humor e referências a perder de vista e ação bastante envolvente, o que parece ser um ponto fixo nos dois roteiros até aqui. Acredito que irão manter porque as coreografias das lutas tem sido muito boas e nada gratuitas e apelativas... E que continuem assim.
![]() |
"- Seu destino é dominado pela sua natureza ou pela natureza de seu Mundo?" |
Um dos atrativos nesse episódio é ouvir (em inglês) o que seria a última atuação de Chadwick Boseman, ele havia gravado a voz do personagem antes de falecer em 2020.
As mudanças são inúmeras mas o início é literal a Guardiões da Galáxia, o que servirá para dar o pontapé inicial da partida. Tudo se coloca sobre uma perspectiva quase oposta aos conflitos entre as nações interplanetárias do MCU original vamos chama-lo assim. A realidade mostrada no episódio é literalmente outra sem a presença de Peter Quill, a própria forma de agir dos Saqueadores se torna mais digna ainda que mantendo assaltos e furtos. Esse grupo de fato pode ser chamado de Guardiões da Galáxia. T’Challa trás ao mercenário um propósito maior e ao mesmo tempo sua contida personalidade em Pantera Negra ganha o toque falastrão e a malandragem de Peter Quill. Fica evidente a comparação entre os dois personagens. É incrível como uma simples mudança de lugar no Mundo pode mudar tudo.
Um hilário Korath (Djimon Hounsou) confronta o Senhor das Estrelas e sente-se honrado por estar enfrentando alguém tão digno e aqui temos o tom do roteiro. Um dado interessante é que enquanto Peter Quill fazia um esforço enorme para ser reconhecido como "O Senhor das Estrelas" (e ninguém sabia quem se tratava), aqui T´Challa nem precisa disso, pois todos o reconhecem como tal, uma prova de que mais importante do que você se esforçar toda hora em dizer aos outros "quem" você é, o melhor é que os outros percebam quem você é de fato...
![]() |
" -Típico Senhor das Estrelas!!!" |
Como tudo começa? No 1º episódio de What... If? Temos uma decisão individual de Peggy Carter que fez toda a diferença mas no 2º episódio essa diferença coube a vários fatores: T'Challa é uma criança com personalidade inquieta, questionadora e com sede de aventuras, acha que viver em Wakanda é frustrante e assim durante uma inocente brincadeira, abre acidentalmente uma brecha no holograma que protege a cidade e sua curiosidade o expõe aos saqueadores Kraglin e Taserface cuja tarefa de captura da semente de Egon lhes foi incumbida por Youndu mas a incompetência dos dois empurra o pequeno T'Challa para outro destino. Estranhamente Youndu desiste de Peter Quill... A semente está ali na Terra não é? Seria uma brecha no roteiro como parece ou uma outra Aventura? Quem sabe...
![]() |
Yondu e T´Challa:" - Qual a tua garoto?" |
Junto a equipe de Saqueadores de Youndu há também vários rostos familiares de personagens do Cenário Espacial da MCU, todos possuem um bom texto e participações significativas na história o que é uma surpresa agradável, há um toque bem legal de humor para equilibrar cenas mais emociantes e comoventes (parece que estavam adivinhando que Chadwick Boseman realizaria um dos seus últimos trabalhos). Atores veteranos de MCU como Karen Gillian, Djimon Hounsou, Michael Rooker e alguns outros convidados estão presentes em tantos personagens. Inclusive Cosmos... Alguém sabe quem é esse? Há muitas surpresas bem bacanas que ganharão mais sabor quando assistir ao invés de lhe passar spoilers.
![]() |
"- Não preciso voar e nem soltar raios pelos olhos para acabar contigo meu 'amigo'!" |
É um texto criativo que se diferencia das aventuras anteriores dos Guardiões que vimos. Trazendo novos conflitos e adversários bem intimidadores. O Senhor das Estrelas de fato causa um grande impacto com suas palavras, provocando sentimentos e reações das mais diversas entre desconhecidos, entre os amigos, adversários e vilões.
A animação é capaz de transmitir uma boa dinâmica e a criação de elementos fantásticos e cenários de outros Mundos ganham muito na técnica Cell Shade, mas não somente lá no espaço porque Wakanda está muito bonita, aliás a vida de todos ali são igualmente impactadas pelo que ocorre com T'Challa, mas voltando a mencionar a sobre a técnica de animação, a nave Mandela do nosso heróis em 3D puro e simples ficou muito deslocada (uma pena), as cores estão mais vivas, o que ajuda a realçar ambientes alienígenas.
Para quem deseja caçar Easter Eggs é um capítulo a parte, terá que voltar a imagem e congelar diversas vezes e buscar as referências ou na memória (o que acho mais divertido) ou no Wiki Fandom.
![]() |
Star Wars??? |
É bem possível que What... If? vá desenhando uma linha de desenvolvimento que irá ensinando gradativamente ao espectador casual, esse que vê os filmes e séries mas não é o leitor de quadrinhos, o que é o conceito de um Multiverso, fazendo aqui uma curiosa "apropriação cultural", por parte da Marvel, do mesmo conceito da rival DC Comics, que também está apostando com força nisso.
![]() |
"Às vezes a melhor arma em seu arsenal é apenas um bom argumento." |
0 comentários:
Postar um comentário