quarta-feira, 1 de setembro de 2021

E surge o Multiverso Marvel!!! - Crítica - Séries: Loki - 1ª Temporada

 


Mais do que o "Lúcifer da Marvel"
 

por Alexandre César


 Série da Marvel /Disney + se revela grande surpresa

 

Origens: Desde outubro de 1962 Loki atazana a vida de Thor


Trapaceiro, narcisista, megalômano obsecado em fazer planos de dominação, sempre trajado de verde, fadado ao fracasso, filho adotado e, sexualmente fluido. Loki Laufeyson (Tom Hiddleston de Thor: Ragnarok) surgiu nos quadrinhos no n°85 de Journey in to the Mistery, de outubro de 1962, na então Timely Comics,(atual Marvel) e desde então sempre enfernizou a vida do Deus do Trovão, sendo o responsável pela união de outros heróis, formando Os Vingadores, em setembro de 1963, fato seguido pelo filme de 2012 de Joss Whedon, firmando, graças ao carisma do ator, sua posição de destaque no Universo Cinematográfico Marvel, como um dos melhores vilões desse rico universo ficcional. Tanto que, quando o personagem morreu em Vingadores: Guerra Infinita (2019), causou comoção no fandon, ocasionando sua “ressurreição” durante a viagem no tempo de Vingadores: Ultimato (2020), causando uma mudança na linha temporal estabelecida nos filmes desde a Fase 1, vindo daí a trama da série.

 

Good Cop / Bad Cop: O Agente Mobius M. Mobius (Owen Wilson) propoe a Loki Laufeyson (Tom Hiddleston) que trabalhe para a AVT como consultor em troca de dimiuição de sua pena

Confesso que ao ver os trailers em que o “Deus da Trapaça” trabalharia como consultor de um grupo (no caso a Autoridade de Variância Temporal *1 ) trabalhando em dupla com o Agente Mobius M. Mobius (Owen Wilson de Starsky e Hutch, Justiça em Dobro) no estilo das séries Good Cop – Bad Cop me causou a preocupação de que tentassem fazer algo semelhante à série Lúcifer, que a despeito de seus sucesso, repete a velha premissa de fazer uma série policial com personagens de quadrinhos, solução barata que vem desde os tempos dos seriados das matinês dos anos 30-40, que a televisão abraçou e recicla desde então.

 
Quem não se enquadra com a AVT, é "resetado"...

A juíza temporal Ravona Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) concorda com a tática de Mobius, apesar de não confiar no "Deus da Trapaça"

 
Felizmente esse temor se mostrou injustificado, mostrando muito mais potencial e desdobramentos para o futuro do UCM do que o previsto.

 

Em Pompéia, às vésperas da erupção do vulcão, Loki prova a Mobius uma teoria sobre o seu adversário misterioso

Criada por Michael Waldron (Rick e Morty), escrita por Waldron e Elissa Karasik (Frat Boy Genius) dirigida por  Kate Herron (Sex Education) Loki, a série da Marvel, veiculada pela Disney + diverte, surpreende e aposta na nova vertente (apontada em Wandavision) a ser explorada pela Fase 4 da Marvel: O Multiverso.

 

Para sua surpresa, o adversário é na verdade, Lady Loki (Sophia Di Martino) uma variante feminina dele mesmo


 A trama, em seus 6 episódios, gira em torno da aliança relutante de Loki com Mobius e a AVT, para capturar um misterioso indivíduo que está eliminando agentes da organização e ameaçando a integridade da chamada Linha do Tempo Sagrada, a evolução considerada natural e correta pela organização. Após alguns “choques de realidade”, onde se dá conta de que aquilo que considerava o maior poder do universo (as Jóias do Infinito) não são nada comparadas com a fonte agora revelada, e que sua função no universo tem sido a de "servir de escada", para que outros atinjam o seu pleno potencial (afinal a grandeza de m herói é definida pela força de seus inimigos). Tendo lambido suas feridas, ele rastreia o adversário, embora sua atuação seja questionada pela juíza temporal Ravona Renslayer (Gugu Mbatha-Raw de Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe) interesse romântico de Mobius.

      

A sede da AVT tem estátuas dos três Guardiões do Tempo, fundadores da organização
 
Lady Sif (Jaimie Alexander) é uma das surpresas da série, dando uma "lição" a Loki

 
 
Durante as investigações Loki vai descobrindo idiossincrasias de funcionários da AVT, como Casey (Eugene Cordero de A Mula) funcionário que não sabe o que é um peixe, ou nas oficiais Hunter B-15 (Wunmi Mosaku de Lovecraft Country), e Hunter C-20 (Sasha Lane de Utopia) e do próprio Mobius, revelando lembranças fragmentadas e comportamentos recorrentes, destoando com o que é propagado por Miss Minutos (voz de Tara Strong de My Litttle Pony: A Amizade é Mágica) Inteligência Artificial da AVT que é a voz oficial da instituição.
 
 
Fugindo da AVT, os dois "trapaceiros" tem um singelo momento de afinidade no planeta condenado Lamentis

 
Ao final, Loki consegue confrontar seu adversário, que se revela ser a Variante*2 Lady Loki (Sophia Di Martino de Yesterday) uma versão alternativa dele próprio, que apresenta poderes similares aos da Encantor, feiticeira asgardiana. Ela lhe revela fatos sobre a verdadeira natureza da AVT, levando-os a trabalharem juntos, tendo Mobius no seu encalço.
 
 
Em certa altura, a verdadeira natureza dos Guardiões do Tempo é revelada
 
 
Ao longo dessa perseguição, vão surgindo variações do prório Deus da Trapaça, como Loki Prime (o genial Richard E. Grant de Poderia me Perdoar?), Kid Loki (Jack Veal de Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos) sua versão criança, o Loki Orgulhoso (Deobia Oparei de Sex Education), uma versão afro-descendente, o Loki Presidente, o Loki Crocodilo, etc... refletindo cada qual uma faceta da personalidade (normalmente mentirosa e trapaceira), que vai crescendo, e aprendendo um outro modo de ser, deixando o seu perfil narcisista. Afinal, este é o Loki de Os Vingadores de 2012, que ainda não havia percorrido a trajetória que vimos de lá até Thor: Ragnarok.
 
Presos pela AVT, a dula planeja uma fuga audaciosa...

... que desemboca no "Final dos Tempos", um construto feito de partes de linhas do tempo resetadas
 
 Ao final, após descobrir a realidade sobre a AVT e seus líderes, o trio vai ao Final dos Tempos, que seria um limbo, composto de fragmentos deletados de realidades paralelas, protegido pelo Alyoth, aqui, um mero cão de guarda (bem diferente de sua versão dos quadrinhos). Neste andamento, o “casal” improvável confronta Aquele que permanece (Jonathan Majors de Lovecraft Country) personagem que é um mix deste personagem dos quadrinhos, com uma variante de Nathaniel Richards, a identidade de Kang, o Conquistador e, Imortus, a sua versão mais velha e que aponta as várias direções que a série, e o próprio Universo Cinematográfico Marvel poderá tomar futuramente.
 

Variantes: O Loki Orgulhoso (Deobia Oparei), Loki Prime (Richard E. Grant), Kid Loki (Jack Veal) e o Loki Crocodilo, são outras versões do mesmo personagem, exilados no "Final dosTempos"

Além de criar essas possibilidades vários easter-eggs vemos ao longo da temporada, citações a fatos bizarros e teorias conspiratórias, ao revelar que Loki foi o misterioso D.B.Cooper*3, e no episódio 5 vemos no final dos tempos, quando fogem do Alioth (aqui um guardião da ), entre os fragmentos de universos aparece o lendário U.S.S. Eldridge*4 entre outros mais bizarros.

Ainda conhecemos o traiçoeiro Loki Presidente, dentre uma legião de variantes do "Deus da Trapaça", que lutam entre si pelo poder

 
A fotografia de Autumn Durald (Mainstream) ora assume um tom expressionista, ora surreal, com variada palheta de cores, evidenciando a sua herança quadrinística de forma eficiente, conectada com a edição de Paul Zucker (Descompensada) que mantém o ritmo narrativo constante, acelerando e pisando no freio de acordo com a necessidade do roteiro, acompanhada pela música de Natalie Holt (Herself) sublinha o tom kafkaniano da trajetória do anti-herói relutante, mesclando uma playlist com hits de época como Holding out for a hero por Bonnie Tyler, Demons por Hayley Kiyoko, Deep Blue por Ladytron, If you love me (really love me) por Brenda Lee , Wonderwall por The Mike Flowers Pops, It´s been a long, long time por Harry James e Orquestra, alternados com clássicos como Quarteto de cordas N° 13 de Franz Schubert, ”Berceuse” Opus 72- N° 2 de Tchaikovsky, Suíte N°3 em dó maior de Johan Sebastian Bach além de um arranjo inspirado, em cima da Cavalgada das Valkyrias de Richard Wagner quando Loki Prime encara seu “glorioso propósito”.
 
Na série, o "Alyoth" é apenas uma besta poderosa e descerebrada, servindo de cão de guarda para o verdadeiro senhor do reino

Num momento crucial Loki Prime tem um momento de redenção "wagneriano", atingindo o seu "Propósito Glorioso"
 
Visualmente rico, o seriado se apoia nos efeitos visuais da Industrial Light & Magic, Method Sudios, Rodeo FX, Lola Visual Effects, Luma Pictures, Crafty Apes, Fuse Fx, Rise Visual Effects Studios, The Third Floor, Trixter e Digital Domain, que cria mundos surreais, high-techs e brutalistas que remetem à Brazil (1985) de Terry Gilliam, eles expandem o desenho de produção de Kasra Farahani (Bliss: Em Busca da Felicidade) e, amparado na esperta direção de arte de Natasha Gerasimova (Godzilla II: Rei dos Monstros), Lauren Abiouness (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Marlie Arnold (Frirst in Flight), Laurel Bergman (O Regresso), David Best (Waco), Drew Monahan (Rampage: Destruição Total), Brian Baker (Reprisal), Darshankumar Joshi (Mortal Kombat), Jason T. Clark (Thor: Ragnarok) e Kino Scialabba nos presenteia várias referências aos quadrinhos, e à períodos históricos, graças à decoração de sets de Claudia Bonfe (Zumbilândia: Atire Duas Vezes). Outro fator são os figurinos de Christine Wada (Zumbilândia: Atire Duas Vezes) permite, achados, como o traje “cosplay” do Loki Prime, ou a caracterização das demais variantes do protagonista
.
 

Kang??? "Aquele que permanece" (Jonathan Majors) é um amalgama de vários personagens


Ao final de sua primeira temporada, Loki, deixa um final aberto, que aponta para os rumos que deverão ser fechados (ou não) na próxima (e já renovada) temporada, e que deverão reverberar, mesmo que de forma tangencial nos próximos filmes do UCM. Nada mal para um projeto que perigava ser apenas “o Lúcifer da Marvel...
 
Ao final tudo volta a ser como antes na AVT... ou não???

 
 
Notas:
 
Mobius e a AVT no traço de Walt Simonson

 
*1: Autoridade de Variância Temporal, organização que protege a Linha do Tempo Sagrada, determinada pelos Guardiões do Tempo há eras atrás, podando qualquer quebra no que fugir ao andamento planejado. A organização foi criada por Walt Simonson em Fantastic Four n° 353 de junho de 1991, onde surgiu também o personagem Mobius M. Mobius, aqui um clone, como todos os funcionários da AVT.
 
 
A "Linha do Tempo Sagrada" é representada como um "tronco", e as linhas temporais divergentes, como "ramos", que a AVT "poda" sistematicamente 
 
*2: Variante seria quando algum indivíduo toma um rumo fora do planejado pela AVT, gerando uma nova linha temporal, que no seu decorrer, vai divergindo cada vez mais da linha oficial, criando uma nova realidade, correndo paralelo à aquela realidade.
 
 
Loki, como "D.B. Cooper", pagando uma aposta com Thor e Heindal

*3: D.B.Cooper, (provavelmente um nome fictício) sequestrou um avião (o vôo Northwest Orient Airlines 305, Seattle-) exigindo U$ 200.000,00 de resgate e 4 pára-quedas, que pulou em pleno vôo e desapareceu sem deixar vestígios, sendo único caso de pirataria aérea arquivado na história dos EUA.
 
 
O U.S.S. Eldridge em ação, contra o Alyoty

*4: O U.S.S. Eldridge (DE-173) teria sido um navio e guerra (um destóier de escolta) adaptado para um experimento realizado entre 22 de julho e 28 de outubro de1943 pelo governo americano chamado “O Projeto Philadelphia” que, baseado na teoria e Einstein sobre os campos unificados, que visava criar através dos equipamentos instalados no navio, criar um campo energético em torno do mesmo que o tornando-o “invisível” e assim revolucionar a camuflagem. Reza a lenda que o navio teria desaparecido durante alguns minutos e retornado com seus tripulantes afetados mental e fisicamente, tendo muitos morrido, ficado mutilados ou enlouquecido. Ficando o Eldridge mesmo após o seu equipamento (entre outras coisas várias bobinas de Teslla para gerar o campo) ter sido desmontado, com um “efeito residual” que incomoda a maioria das pessoas que permaneciam muito tempo à bordo.

 

Momento Planeta dos Macacos: "-Epa! A coisa mudou!!!"

 

0 comentários:

Postar um comentário